A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jaime Augusto Chaves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jaime Augusto Chaves"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jaime Augusto Chaves
Aula 1 Prof. Jaime Augusto Chaves

2 Nota Adicional por Participação

3 Pontualidade + 2 x Participação 3

4 Pontuação 02 pontos 1,5 pontos 1,0 ponto 0,5 ponto Pontualidade O aluno não se atrasou em nenhuma entrada e ficou até o final das sessões O aluno não se atrasou em nenhuma das entradas e ficou até o final em mais da metade das sessões O aluno se atrasou em metade das entradas e ficou até o final da metade das sessões O aluno se atrasou mais da metade das entradas e ficou até o final em menos da metade das sessões O aluno se atrasou em todas as entradas e saiu antes do final de todas as sessões Critério

5 NÃO ATRAPALHAR é critério de inclusão
Pontuação 02 pontos 1,5 pontos 1,0 ponto 0,5 Participação O aluno prestou atenção à projeção e realizou todas as atividades em sala de forma satisfatória O aluno prestou atenção à projeção e realizou a maioria das atividades em sala de forma satisfatória O aluno prestou atenção à projeção e realizou apenas algumas atividades em sala de forma satisfatória O aluno não prestou atenção à projeção e realizou apenas algumas atividades em sala de forma satisfatória O aluno não prestou atenção à projeção e não realizou as atividades em sala Critério

6

7 Exemplos de empresas “Dedicação Total a Você”
"Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável." Trabalhamos para e com os nossos clientes visando fornecer as melhores soluções em processamento e embalagens para alimentos. "Fazer coisas diferentes, inovadoras e estar sempre um passo à frente dos outros"

8 Competências Essenciais
Casas Bahia McDonalds Tetra Pack Sony WalMart Itaú Gestão de risco de crédito Gestão de localização e padronização Tecnologia de produção Miniaturização eletrônica Gestão de compras e logística Gestão de volumes de dados

9

10 Danone Ambiente de Negócios.
Plano real - crescimento vertiginoso, o que sustentou várias aquisições no período. Aumento da concorrência e subseqüente guerra de preço Processo global de fusões e aquisições Principais concorrentes da Danone, líder no Brasil, a Nestlé (vice-lider) e a Batavo. Activia trouxe uma grande diferenciação estratégica para a Danone, e a empresa detém 90% do mercado de iogurtes funcionais.

11 Danone Recursos Financeiros: recursos da matriz, bom desempenho no mercado brasileiro Tecnológicos: pesquisa e desenvolvimento de ponta em produtos lácteos e de nutrição médica e infantil. Físicos: equipamentos e instalações Inovação: desenvolvimento de alimentos funcionais Reputação: imagem de empresa voltada para as saúde, histórico de produtos saudáveis, nutritivos e funcionais (Danoninho, Activia)

12 Danone Competências Competência essencial - Inovação no desenvolvimento de alimentos saudáveis e funcionais. Competências distintivas - Qualidade, nutrição (‘danoninho vale por um bifinho”. Competências organizacionais – Inovação Competências de suporte - Marketing, comunicação com o mercado

13

14 Missão, visão e valores

15 Visão O que a empresa quer ser, o seu projeto de futuro
Direcionamento a longo prazo Articulação das aspirações que uma empresa tem para o seu futuro Enquanto a missão está relacionada ao que a empresa é, para o que ela existe, a visão é o seu projeto de futuro. Uma questão freqüente é se a missão e a visão mudam. A visão muda com mais freqüência do que a missão, porém, tanto uma quanto outra devem ser de médio prazo, no mínimo.

16 Exemplos de Visão Ser a maior e mais lucrativa empresa de transportes aéreos “A CBD almeja ampliar a liderança no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.” Ser uma empresa global de marcas desejadas em artigos esportivos, calçados e têxteis industriais. A primeira é da TAM... A segunda da CDB e a terceira da Alpargatas A visão da CDB é longa... Acaba não servindo de direcionadora dos colaboradores/funcionários pois envolve muitos fatores. Quando isso acontece, geralmente a cultura é que vai evidenciar o que é mais importante. No caso da CDB, o que pesa mais, rentabilidade, eficiência, inovação ou desenvolvimento do Brasil? SÃO PAULO ALPARGATAS

17 Estabelece a individualidade da empresa
Missão A razão de existência da empresa, considerando seu mercado e seus valores Estabelece a individualidade da empresa A missão pode ser comparada com aquilo que a empresa é, para que ela foi criada.

18 Missão Quem somos, o que fazemos, para quem fazemos e de que modo nos propomos a fazer. Produto – Serviço Mercado Percepção Desejada Fonte: Fundação CERTI, 1999.

19 Missão A declaração da missão pode ter os seguintes componentes, ou uma combinação deles: Mercado consumidor Produto e serviço Domínio geográfico Tecnologia Preocupação com a sobrevivência Filosofia Conceito próprio Preocupação com a imagem pública

20 Exemplos de missão Com trabalho e “espírito de servir”, fazer as pessoas felizes “Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.” Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade classe mundial e criação de valor para os acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental. Nesse slide, geralmente incentivo a participação dos alunos pedindo que eles adivinhem quais são as empresas. A primeira missão é da TAM, a segunda, do CBD (Companhia Brasileira de Distribuição, controladora do Pão de Açúcar, Extra, Sendas, Compre Bem) e a terceira da São Paulo Alpargatas (Alpargatas, Rainha Topper) No caso do CBD, gosto de trabalhar como essa missão do grupo se desdobra nos diversos negócio “na CBD, é traduzida pelas Unidades de Negócio de acordo com seu posicionamento, de maneira a colocar o cliente como o centro de todo o trabalho. O objetivo da Companhia é despertar o interesse do cliente e encantá-lo para que ele fique satisfeito e retorne sempre.” sugiro dar uma olhada no site: SÃO PAULO ALPARGATAS

21 Valores Estratégicos Atitudes que são necessárias para melhor alcançar a visão Uma declaração do que é esperado Devem ser coerentes com os valores culturais É importante lembrar que valores culturais podem ser diferentes dos valores estratégicos. Quando isso acontece é necessário um processo de mudança, visando alinhar os valores culturais aos valores estratégicos.

22 Exemplo de valores Nada substitui o lucro
Em busca do ótimo não se faz o bom Mais importante que o cliente é a segurança A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder Pense muito antes de agir A humildade é fundamental Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar Valores da TAM. Os valores estratégicos refletem, muitas vezes, as características e os valores pessoais do fundador da empresa, como no caso da TAM – os valores refletem a forma de pensar o negócio do comandante Rolim.

23 Missão, visão e valores Missão
Com trabalho e “espírito de servir” fazer as pessoas felizes Visão Ser a maior e mais lucrativa empresa de transportes aéreos Valores Nada substitui o lucro Em busca do ótimo não se faz o bom Mais importante que o cliente é a segurança A maneira mais fácil de ganhar dinheiro é parar de perder Pense muito antes de agir A humildade é fundamental Quem não tem inteligência para criar tem que ter coragem para copiar

24 Missão, visão e valores Missão
“Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.” Visão “A CBD almeja ampliar a liderança no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.”

25 Missão, visão e valores Valores

26 Cliente: nossa razão de ser "A CBD está voltada para os seus clientes, cuidando que todo contato que ele tiver com as suas marcas se traduza na melhor experiência e alimente uma longa relação de fidelidade.“ Nossa gente "Pessoas tecnicamente melhores que o mercado, bem-preparadas e motivadas para assumir desafios, riscos e atitudes inovadoras. Pessoas que gostem de servir, que valorizem o respeito em suas relações internas com o cliente, fornecedores e parceiros, e que se posicionem com garra, independente das circunstâncias". Domínio da tecnologia "Atenção a tudo o que acontece no mundo, avaliando sua utilidade e seu retorno para o nosso negócio, para extrair dessas tecnologias disponíveis o máximo aproveitamento." Sólida estrutura de capital "Uma estrutura de capital que permita investimentos em nossa empresa, em nossa gente e em nosso País, operando com eficiência para proporcionar retorno aos acionistas e um crescimento sustentável em longo prazo

27 Missão, visão e valores SÃO PAULO ALPARGATAS Visão Ser uma empresa global de marcas desejadas em artigos esportivos, calçados e têxteis industriais. Missão Desenvolver e comercializar produtos inovadores, de alto valor percebido, com qualidade e rentabilidade classe mundial e criação de valor para os acionistas, funcionários, fornecedores e clientes, atuando com responsabilidade social e ambiental.

28 Missão, visão e valores SÃO PAULO ALPARGATAS Valores Ética: Integridade, honestidade, transparência e atitude positiva na aplicação das políticas internas e no cumprimento das leis. Respeito às Pessoas: Compreende desde a qualidade dos relacionamentos, o investimento no desenvolvimento das pessoas, o reconhecimento pelo desempenho profissional até o respeito ao meio ambiente. Inovação: Antecipação de tendências e aplicação de tecnologias na gestão de pessoas, processos, produtos e serviços, focados em modernidade gerando alta competitividade e ganho de market share. Satisfação dos Consumidores: Obtenção da fidelidade dos nossos consumidores às nossas marcas, por meio da aplicação do valor “inovação”, garantia de qualidade dos produtos e serviços e entendimentos dos seus desejos. Comprometimento: Compromisso com os objetivos e formas de trabalhar da empresa, responsabilidade com o controle das despesas e custos e determinação na obtenção de resultados.

29

30 Administrar um negócio é ...
Gerenciar a competitividade da empresa para obter performance superior de forma sustentável

31 Gerenciar competitividade ...
Financeira Recursos Humanos Produção Marketing aspecto negocial posicionamento mercadológico valor ofertado aos consumidores concorrência

32 Complexidade da Gestão
empresa UN 1 UN 2 UN 3 UN n Produtos Linha 1 Linha n Linha 2 Prod 1 ... Prod 2 Prod n Embalagem A, B, ... N mercados segmentos

33 Boa Noite e até Quarta que vem


Carregar ppt "Prof. Jaime Augusto Chaves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google