A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prevenção Contra Choques Elétricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prevenção Contra Choques Elétricos"— Transcrição da apresentação:

1 Prevenção Contra Choques Elétricos
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde Prevenção Contra Choques Elétricos

2 WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde OBJETIVO Consolidar os conhecimentos, reforçando os conceitos sobre os aspectos de segurança determinados na NR-10.

3 Histórico Eletricidade Estática Dinâmica Gregos 600 A.C.
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde Eletricidade Estática Dinâmica Gregos 600 A.C. Benjamin Franklin Michael Faraday(Obs.) Maxwell vs Newton

4 Histórico q2 Fe = k . q1.q2 q2 2 r Fg = G . m1.m2 q1 2 q1 r E = Fe / q
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde Histórico Charles Augustin Coulomb mede as atrações e repulsões elétricas quantitativamente e define a Lei de Coulomb: q2 q1 Fe = k . q1.q2 q1 q2 2 r Fg = G . m1.m2 r 2 E = Fe / q

5 ÁTOMO

6 Energia

7                                                                                  

8 MAGNETISMO O magnetismo está intimamente ligado ao movimento dos elétrons nos átomos, pois uma carga em movimento gera um campo magnético. O número e a maneira como os elétrons estão organizados nos átomos constituintes dos diversos materiais é que vai explicar o comportamento das substâncias quando sobre influência de um campo magnético de uma segunda substância No estudo da Física, o eletromagnetismo é o nome da teoria unificada desenvolvida por James Maxwell para explicar a relação entre a electricidade e o magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo electromagnético.

9 O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs. A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). Semelhantemente, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido sentido falar em uma única entidade chamada campo electromagnético

10 Indução Elétrica O processo de indução eletrostática ocorre quando um corpo eletrizado redistribui cargas de um condutor neutro. O corpo eletrizado, o indutor, é colocado próximo ao corpo neutro, o induzido, e isso permite que as cargas do indutor atraiam ou repilam as cargas negativas do corpo neutro, devido a Lei de Atração e Repulsão entre as cargas elétricas. A distribuição de cargas no corpo induzido mantêm-se apenas na presença do corpo indutor. Para eletrizar o induzido deve-se colocá-lo em contato com outro corpo neutro e de dimensões maiores, antes de afastá-lo do indutor. A indução eletrostática é o processo de carregar eletricamente um objeto colocando-o no campo elétrico de outro objeto carregado, às vezes também é chamada de indução elétrica.

11 Classificação dos Materiais
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde Classificação dos Materiais Materiais Condutores Isolantes Semicondutores 23 12 10 10 10 10 10 (elétrons por cm3)

12 CHOQUE ELÉTRICO WRJ.SMS
Segurança, Meio Ambiente e Saúde O choque elétrico é a passagem de uma corrente elétrica através do corpo, utilizando-o como um condutor. Esta passagem de corrente pode não causar nenhuma consqüência mais grave além de um susto, porém também pode causar queimaduras, fibrilação cardíaca ou até mesmo a morte. PERTURBAÇÕES DO CHOQUE ELÉTRICO FORMIGAMENTO AQUECIMENTO CONTRAÇÕES MUSCULARES INIBIÇÃO DOS CENTROS NERVOSOS ALTERAÇÕES DO RITMO CARDÍACO QUEIMADURAS AMPUTAÇÃO DE MEMBROS ALTERAÇÕES NO SANGUE MORTE. OS EFEITOS DAS PERTURBAÇÕES VARIAM COM: O PERCURSO DA CORRENTE ESPÉCIE DA CORRENTE INTENSIDADE DA CORRENTE FREQUÊNCIA DA CORRENTE CONDIÇÕES ORGÂNICAS DO INDIVÍDUO. TEMPO DE DURAÇÃO

13 V = R I ( < R => > I)
PERCURSO DA CORRENTE PERIGOS EM FUNÇÃO DOS TIPOS DE CONTATO: A - M.S.D. / M.I.E. - 7,9 % B - M.S.D. / M.S.E. - 2,9 % C - M.I. / M.I. - 0 % D - CABEÇA / M.I.D. - 9,7 % E - CABEÇA / M.S.E. - 1,8 % ESPÉCIE DA CORRENTE A - CORRENTE CONTÍNUA - LIMIAR 5 mA B - CORRENTE ALTERNADA - LIMIAR 1 mA WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde TENSÃO ELÉTRICA A RUPTURA DIELÉTRICA DA PELE, SEGUNDO ESPECIALISTAS, SE DÁ POR VOLTA DE 1500 V, QUANDO ENTÃO A RESISTÊNCIA DO CORPO SE REDUZ AO MEIO INTERNO, NA ORDEM DE 500 OHMS. V = R I ( < R => > I)

14 INTENSIDADE DA CORRENTE - CA
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde INTENSIDADE DA CORRENTE - CA LIMITES DE CORRENTE NO CORPO HUMANO: 1 mA LIMIAR DE SENSAÇÃO 9 mA CONTRAÇÕES MUSCULARES 20 mA SENSAÇÃO DOLOROSA -CONTRAÇÕES VIOLENTAS - ASFIXIA - ANOXIA - ANOXEMIA - PERTURBAÇÕES CIRCULATÓRIAS 100 mA - SENSAÇÃO INSUPORTÁVEL - CONTRAÇÕES VIOLENTAS - ANOXEMIA - FIBRILAÇÃO VENTRICULAR ACIMA DE 100 mA - AS ANTERIORES - QUEIMADURAS VÁRIOS AMPERES - QUEIMADURAS GRAVES -ASFIXIA IMEDIATA

15 O LIMIAR DE SENSAÇÃO CRESCE COM A FREQUÊNCIA.
FREQUÊNCIA DA CORRENTE O LIMIAR DE SENSAÇÃO CRESCE COM A FREQUÊNCIA. WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde CONDIÇÕES ORGÂNICAS HUMANAS RESISTÊNCIA ÔHMICA DO CORPO HUMANO - RESISTÊNCIA CUTÂNEA VARIA DE OHMS A OHMS. - RESISTÊNCIA INTERNA VARIA DE 200 A 500 OHMS. - RESISTÊNCIA GLOBAL É A SOMA DA RESISTÊNCIA CUTÂNEA MAIS A RESISTÊNCIA DO MEIO INTERNO.

16 CONTATO COM TENSÕES PERIGOSAS
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde CONTATOS COM CONDUTORES REGULARMENTE ENERGIZADOS: Erro de equipamento ou linha Contato imprevisto com condutores de fácil alcance. Desconhecimento da energização do equipamento ou linha. Desconhecimento técnico do equipamento, instalações ou circuitos. Contato com condutores energizados supondo que os mesmos foram desenergizados.

17 Contato entre cabos em vãos de cruzamentos ou paralelos;
CONDUTORES ACIDENTALMENTE ENERGIZADOS POR: Contato entre cabos em vãos de cruzamentos ou paralelos; Descargas elétricas atmosféricas; Erro de manobras. WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde CONTATOS COM CONDUTORES PREVISÍVEIS DE ENERGIZAÇÃO INDUÇÃO ELETROSTÁTICA: Ocorre em função da tensão existente na linha energizada próxima à linha desenergizada. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: Ocorre em função da corrente (carga) existente na linha energizada próxima à linha desenergizada. TENSÕES ESTÁTICAS: Ocorrem em função do atrito de ventos e umidade do ar.

18 CAMPO ELETROSTÁTICO MÁXIMO AO
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde CAMPO ELETROSTÁTICO MÁXIMO AO NÍVEL DO SOLO

19 WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde CONTATOS COM ESTRUTURAS ATERRADAS OU CABOS DE ATERRAMENTO, OU ATÉ MESMO COM O SOLO, POR ONDE FLUEM CORRENTES

20 OBJETIVO DO ATERRAMENTO PARA MANUTENÇÃO
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde OBJETIVO DO ATERRAMENTO PARA MANUTENÇÃO Proteger a equipe de trabalho de eventual energização acidental, como por exemplo: -religamento acidental -queda de condutor sobre cabo, em travessias -descarga atmosférica -tensões estáticas (atrito com o vento, poeira, etc.) -tensões induzidas de circuitos próximos.

21 Conjunto de Aterramento
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde Conjunto de Aterramento - Verificar isolamento (cortes, desgastes, rupturas, etc.) ; - Executar ensaios de resistência elétrica; - Conectores (conexão ao cabo) solda ou prensagem, ruptura junto ao cabo. - Os conectores devem ser fixados em superfícies isentas de agentes isolantes; - Identificar e exercer controle sobre os conjuntos de aterramento.

22 Bastões de Aterramento
WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde - Verificar quanto a: Trincas Partes danificadas Funcionamento Punhos isolantes (de borracha) - Todos os conectores e seus isolantes devem sempre estar limpos; - Conservá-los na capa; Ensaios periódicos de isolamento Lubrificação Ensaios para detectar umidade e poeiras - Manusear, armazenar e transportar como se fosse material de linha viva

23 LOCALIZAÇÃO DOS ATERRAMENTOS
Em Subestações: - Na área delimitada; - Em ponto de fácil visualização; - Ambos os lados do local de trabalho; - Na estrutura sob trabalho ou, quando não for possível, nas adjacentes; - Depois dos contadores de descarga (nos pára-raios - fixar entre o contador de descargas e o piso). Em Linhas de Transmissão: - Na estrutura sob trabalho ou quando não for possível nas torres adjacentes.

24 Detetor de Tensão WRJ.SMS
Segurança, Meio Ambiente e Saúde Usado para verificar se a linha encontra-se energizada

25 WRJ.SMS Segurança, Meio Ambiente e Saúde EVITE ACIDENTES


Carregar ppt "Prevenção Contra Choques Elétricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google