A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Escritura – A diferença

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Escritura – A diferença"— Transcrição da apresentação:

1 A Escritura – A diferença
Um ensaio sobre a desconstrução Metodologia Científica UFBA – 2009

2 Considerandos Gostaria primeiramente de esclarecer que nem toda filosofia é um pensamento e que nem todo pensamento é de tipo filosófico. (Jacques Derrida, em entrevista a E. Nascimento, no caderno Mais da Folha de S. Paulo, em I5/ )

3 Segundas Intenções Sinfonia Agri-Doce

4 sumário Biografia Estruturalismo vs Pós-Estruturalismo a desconstrução
Derrida e o direito brasileiro Aplicação prática da desconstrução

5 Estruturalismo vs Pós-Estruturalismo
busca de harmonias insuspeitas A língua, na visão estruturalista, é tomada como um sistema organizado de signos que expressam idéias no aspecto codificado da linguagem. A visão estruturalista : constatação de que o todo é mais do que a soma de suas partes

6 Estruturalismo vs Pós-Estruturalismo
as leis básicas do método estrutural a definitiva conceituação de sua totalidade as leis que regem as suas transformações dentro deste sistema quais são os critérios de auto-regulamentação

7 Estruturalismo vs Pós-Estruturalismo

8 Estruturalismo vs Pós-Estruturalismo
Semelhança ou coincidência? Sede da Corporação Nunotani, Tóquio, , Peter Eisenman

9 Estruturalismo vs Pós-Estruturalismo
questiona a noção de centro no conceito de estrutura. consiste no questionamento da ascendência da fala sobre a escrita – fonocentrismo – aspecto do logocentrismo. O princípio de que o significado decorre de relações possibilita ao teórico a formulação da idéia de suplementaridade, consiste no pressuposto de que os termos dos pares do pensamento se complementam mutuamente.

10 a desconstrução Segundo esse sistema, não se trata de destruir e sim de decompor os elementos da escrita para descobrir partes do texto que estão dissimuladas A própria compreensão da desconstrução como método crítico ou modelo de análise textual nunca foi reconhecida por Derrida

11 a desconstrução conceitos: a indecidibilidade: mostra a impossibilidade de determinar aquilo que é forma no texto ou fundo ideológico; "différance", que tanto pode significar diferenciar quanto adiar. Diferenciar se explica pela configuração de seu contrário; adiar implica temporalidade, continuamente a idéia de presença.

12 a desconstrução Desconstruir um texto não é procurar o seu sentido, mas seguir os trilhos em que a escrita ao mesmo tempo se estabelece e transgride os seus próprios termos, produzindo então um desvio [dérive] assemântico de différance.

13 Derrida e o direito brasileiro
É necessário desconstruir o discurso para descobrira razão da eleição “do” discurso e não “pelo” discurso. Mais importante do que “onde chegou” é perguntar-se a razão de “onde partiu” e do “porquê foi proferido” o discurso. Os Códigos não nasceram com ou para as penas. “Apenas” se apropriaram delas. Os Códigos sequer nasceram olhando para interesses de ordem pública e sim, para esfera privada, (...) O mal necessário para que o homem hobbesiano não impusesse pela força, sua vontade diante do fraco e vulnerável. O Estado de Locke... Estado-Mínimo, Polícia, Revolucionariamente voltado para atender ao novo sujeito edificado pela modernidade. O indivíduo. O cidadão. Mas... qual cidadão? Essa frustração, característica da pós-modernidade, tem por remédio usual mais consumo. Mais vazio e frustração... e mais consumo. Reconhecemo-nos pelo que consumimos. E isso nos consome, ao consumir nossa humanidade. Reduz o espaço público ao mercado e nos (de)compõe como mercadoria. Somos fantasmas de nós mesmos! Ricardo Arone - Doutor em Direito pela UFPR, Professor do PPG-Direito da PUCRS. (revista veritas: Porto Alegre. V. 53, Abr-jun “ESBOÇO DE ENSAIO PARA DESCONSTRUÇÃO DO DISCURSO PENAL NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, OU... SURPREENDENDO O PÚBLICO eM QUINTAIS PRIVADOS”

14 Aplicação prática da desconstrução
A filosofia é imprescindível para o pensamento científico, bem como para a arte. Filosofar é pensar sobre o pensamento, é pensar sobre o que se pensa. Um método é uma atividade cognitiva, é um pensamento sobre o objeto, do modo de como compreendê-lo. Na desconstrução do texto, faremos uma viagem inversa para conhecer a obra transversalmente, analisando cada uma de suas partes.

15 Antes do fim


Carregar ppt "A Escritura – A diferença"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google