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Empreendedorismo Cenários e Tendências

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Cenários e Tendências"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Cenários e Tendências
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /hangout: Site: Celular: (81)

3 Roteiro Cenários Tendências

4 A nova economia Transformações tecnológicas Transformações econômicas
Contexto mundial Transformações tecnológicas Transformações econômicas Transformações sociais

5 Cenários da Nova Economia
Imaginação Delírio Criatividade Ter ideias Inovação Ter ideias e executá-las (gerar valor) Inventividade Começa do zero – inventa algo sem precedentes

6 A nova economia Microeletrônica Internet
Revolução da informação / conhecimento; Microeletrônica Internet Soluções para a gestão empresarial Otimização do tempo Nova percepção das fronteiras Comércio eletrônico Novas oportunidades de negócios

7 A nova economia Novos modelos de gestão
Perfil dos negócios Novos modelos de gestão Recursos escassos: imaginação e conhecimento Investimentos menores, retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Sobrevivência dos mais rápidos Alta competitividade

8 Inovar é preciso ABDI Inovar como estratégia de sobrevivência
“a inovação é o principal agente de mudança no mundo atual, um insumo fundamental para a obtenção da tão desejada competitividade empresarial.” ABDI

9 Ramp Up: Linha de tendência de evolução

10 Inovar é preciso Alguns conceitos: Uma nova idéia, que após certo período de tempo, é desenvolvida a ponto de torna-se algo prático e usado com sucesso; Introdução de um novo produto ou serviço, que os consumidores não conheçam e que venham a utilizar; Introdução de um novo processo de produção, ainda não testado no meio em questão, que venha a trazer benefícios para a empresa;

11 Inovar é preciso Alguns conceitos (cont.): Abertura de um novo mercado, no qual a empresa em questão não tenha penetrado; mercado este previamente existente ou não; Conquista de uma nova fonte de fornecimentos já existente ou a ser criada; Levar a cabo uma nova organização, uma empresa, tal como criar ou romper uma posição de monopólio.

12 Inovar é preciso Inovação incremental x radical Inovação incremental: mudanças técnicas originárias da acumulação de experiências melhorias introduzidas que são posteriores à inovação original. não resultam necessariamente de atividades de P&D, originárias de melhoramentos sugeridos por funcionários da empresa, usuários ou fornecedores.

13 Inovar é preciso Inovação incremental x radical Inovação radical: resultado da atividade criativa associada à gestão de mudanças tecnológicas e à evolução do conhecimento normalmente advinda de atividades de P&D, que resultem em um produto ou processo sem igual no mercado

14 Saindo da inércia Inovar não é fácil, mas é preciso começar
Possíveis barreiras dentro das empresas: sistemas de avaliação e recompensa mal formulados; sistemas opressores e punitivos; sistemas de planejamento inflexíveis; estrutura organizacional com muitos níveis hierárquicos; comunicação deficiente; falta de metas, de comprometimento e de visão; excesso de burocracia; resistência à mudança; orientação ou foco no curto prazo.

15 Saindo da inércia Bolton destaca 3 tipos de empreededores:
Empreendedor de negócios: aquele que identifica oportunidades no mercado, planeja e constrói novas empresas. Empreendedor interno: [intra-preneurship] o indivíduo que promove as mudanças dentro da empresa em que trabalha; reinventa a empresa e os negócios etc. Empreendedor comunitário ou social: aquele que promove mudanças, reúne recursos e constrói em benefício da comunidade – voluntariado; terceiro setor.

16 Saindo da inércia Variáveis que influenciam o processo:
Variáveis de nível individual (motivações, características pessoais, técnicas) Variáveis de nível grupal (idéias e informações de outras pessoas; relações com capitalistas, clientes, potenciais funcionários ou sócios) Variáveis do contexto geral (políticas governamentais, condições econômicas, condições tecnológicas...) (adaptado de Baron&Shane, 2007)

17 Saindo da inércia Algumas características dos empreendedores:
São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados e dinâmicos São dedicados São otimistas e apaixonados pelo o que fazem

18 Saindo da inércia Algumas características dos empreendedores:
São independentes São lideres e formadores de equipes São bem relacionados São organizados Planejam, planejam e planejam Possuem conhecimento Assumem riscos calculados Criam valor para a sociedade (Dornelas, 2003)

19 Saindo da inércia Tem alguém para dar uma mãozinha? Mas como começar?
As incubadoras são o principal meio de apoio ao crescimento de pequenas empresas no país Softex – Porto Digital – C.A.I.S. do Porto São destinadas a amparar o estágio inicial das empresas

20 Saindo da inércia Incubadoras de empresas no Brasil

21 Saindo da inércia Geram inovação em vários setores
Impacto das incubadoras Geram inovação em vários setores Criam empresas de sucesso Reduzem a mortalidade das empresas Reduzem os riscos de investimentos Criam postos de trabalho e renda

22 Oceano Azul x Oceano Vermelho
Criar espaços de mercado inexplorados Competir nos espaços de mercado existentes Tornar a concorrência irrelevante Vencer os concorrentes Criar e capturar a nova demanda Aproveitar a demanda existente Romper o trade-off valor-custo Exercer o trade-off valor-custo Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo

23 Projeção de Cenários Futuros
Porque Construir Cenários? Para antecipar o futuro!!!!! ISAE/FGV - Empreendedorsmo © Allan Costa (2005)

24 Projeção de Cenários Futuros
O Que São Cenários? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

25 O que são cenários? Uma coletânea de circunstâncias e eventos
Cenários são estórias construídas sobre o futuro Uma coletânea de circunstâncias e eventos Não são bons nem ruins!!!! Devem contemplar Dinâmica Social Aspectos Econômicos Aspectos Tecnológicos Aspectos Políticos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

26 O que são cenários? Cenários Projeções/Previsões
Aceleram o aprendizado inter-funcional Criam entendimento compartilhado Reduzem riscos Melhoram posicionamento competitivo Antecipa riscos e oportunidades Amplia a visão da equipe Não são válidas em ambientes voláteis Indicam o futuro exclusivamente com base em performance passada Não considera variáveis desconhecidas Histórico de equívocos em vários setores Não permite pensamento lateral ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

27 Projeção de Cenários Futuros
Como Construir Cenários ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

28 Passos para a Construção de Cenários
Identifique o foco da questão ou decisão PASSO 2 Identifique os fatores-chave no ambiente local PASSO 3 Identifique as forças-motrizes (driving forces) PASSO 4 Priorize os fatores-chave e forças-motrizes por importância e grau de incerteza PASSO 5 Selecione a “lógica do cenário” PASSO 6 Dê vida aos cenários PASSO 7 Identifique as implicações PASSO 8 Selecione indicadores e pontos de sinalização ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

29 Construindo Cenários Passo 1 – Foco Investimento em carcinicultura através da construção de fazenda para criação de camarões Passo 2 – Fatores-chave Conhecimento técnico sobre carcinicultura Disponibilidade de recursos Composição societária Localização geográfica Passo 3 – Forças Motrizes Disponibilidade de insumos Subsídios nos mercados americanos e asiático Legislação relacionada à exportação de camarão Regulamentações ambientais ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

30 Construindo Cenários Passo 4 – Priorização Passo 5 – Lógica do Cenário
Fatores-Chave Forças Motrizes 1 Localização Geográfica 2 Regulamentação ambiental 4 Conhecimento técnico Subsídios 3 Disponibilidade de recursos Legislação Composição societária Situação econômica Localização Geográfica Favorável Desfavorável Conhecimento Técnico Disponível Indisponível Regulamentação Ambiental Disponibilidade de Insumos ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

31 Construindo Cenários Passo 6 – Dando Vida aos Cenários “A economia nos cenários interno e externo apresentou crescente estabilidade a partir da eleição de John Kerry. A política de incentivos democrata foi revista, reduzindo os subsídios aos produtores americanos de camarão. As regulamentações ambientais aplicáveis à costa e às áreas de mangue do Brasil tornaram-se mais flexíveis para a atividade de carcinicultura devido à política de geração de empregos em zonas de baixo IDH do governo Lula. ...” Passo 7 - Implicações Qual a implicação da decisão e estratégia em cada um dos cenários possíveis? ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

32 Construindo Cenários Passo 8 – Indicadores e Sinalizadores Imposto de importação de camarão no mercado americano e asiático Sinalizador: x% no mercado americano e y%, em média, no asiático Área de mangue ocupada por fazendas de camarão na costa catarinense versus padrões internacionalmente aceitos para ocupação racional deste tipo de área ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

33 Considerações Adicionais
O “risco dos três cenários” Evite associar probabilidades para diferentes cenários A importância da mente aberta Bons cenários são: Plausíveis e surpreendentes Têm força e quebram estereótipos Tomados como propriedade por seus idealizadores ISAE/FGV - Empreendedorismo © Allan Costa (2005)

34 Tendências “Tendência é todo movimento social, espontâneo ou induzido, que aglutina um grupo significativo de pessoas em torno de comportamento ou características semelhantes, identificáveis numa série de tempo determinada.”

35 Tendências Tendências
1994 – Estados Unidos: começa a chamar atenção dos investidores. Yahoo e Amazon são exemplos de modelos de negócios. O investidor deve analisar e corre o risco de ser iludido. Deve-se avaliar que tanto investidores como empreendedores agiram como especuladores ou oportunistas querendo fazer dinheiro de forma fácil e rápida.

36 Tendências Tendências
O verdadeiro empreendedor tem de estar pronto para assumir o desafio de muitos anos e não só criar oportunidades e passá-la a frente. Muitas incubadoras.com, na realidade queriam criar um negócio com muito baixo investimento. As empresas tradicionais, mesmo de forma não tão ágil quanto às virtuais, estão começando a dar seus passos e a mostrar que vão ocupar seus espaços na Web.

37 Start Ups a nova Tendência do mercado
Startups têm se configurado como uma excelente alternativa de negócio num mercado que requer cada vez mais dinamismo e novas ideias.

38 Referências DORNELAS, José Carlos Assis. Plano de negócios: seu guia definitivo o passo a passo você planejar e criar um negócio de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. LEITE, Emanuel. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. Recife: Bagaço, 2002


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