A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

2 DUAS QUESTÕES... É POSSIVEL REALIZAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR? É POSSIVEL REALIZAR PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR? QUAL A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR?

3 ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CONCEITO: organizações formais, privadas, não distribuidoras de lucro, autônomas, voluntárias e de finalidade pública. Salomon apud Falconer Criadas pela sociedade civil organizada devido a desigualdade e outros problemas sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daqueles que estão em condição de exclusão social, ou que têm uma limitação de recursos. Criadas pela sociedade civil organizada devido a desigualdade e outros problemas sociais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida daqueles que estão em condição de exclusão social, ou que têm uma limitação de recursos.

4 ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR HISTÓRICO: Segundo Levitt (1973), as organizações do terceiro setor tiveram início na Inglaterra em 1601, quando a Rainha Elizabeth I instituiu uma legislação para organizar o combate a pobreza feito com recursos estatais. Na segunda metade do Século XX, expandiram-se por todo o mundo. Nos anos 80, tiveram papel importante na democratização do Brasil.

5 ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS: Não atribuem lucro aos seus fundadores. Não são controladas politicamente.

6 ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR DESAFIOS: a)Transparência b)Melhoria da qualidade dos Serviços c)Sustentabilidade financeira d)Articulação com outros setores da sociedade e)Desenvolver o pensamento a longo prazo

7 ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR f)Analisar o ciclo de vida do produto g)Vencer o amadorismo h)Praticar o desapego

8 P LANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR Segundo Drucker (1997), há quarenta anos, gerência era um palavrão nas organizações sem fins lucrativos. Gerência significava negócios e elas não eram empresas. [...] Atualmente, a utilização de instrumentos de gestão, torna-se um diferencial para as organizações do terceiro setor, pois viabilizam a atração de investimentos.

9 P LANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR Definição de Missão e Visão Análise dos ambientes interno e externo Definição de Objetivos Definição de Diretrizes Reflexão sobre a forma de gestão

10 P LANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR PERGUNTAS A SEREM REPONDIDAS: a)Sabemos o que é Planejamento Estratégico e como ele pode nos ajudar ? b)O que estamos fazendo nos últimos tempos? O que temos alcançado ? c)Qual verdadeiramente a razão da existência de nossa entidade? d)Quais as principais características do ambiente fora da empresa? Como fazemos para aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças

11 P LANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR e)Quais os nossos pontos fracos e pontos fortes? Como potencializamos os pontos fortes e como reduzimos os pontos fracos? f)Quais os objetivos para os próximos anos? g)Que estratégias devemos seguir para alcançá-los ? h)Como podemos medir a implementação deste plano e o andar de nosso trabalho ?

12 P LANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR FATORES DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO: FATORES DE SUCESSO NA IMPLANTAÇÃO: a)Processo participativo b)Envolvimento de todos os atores c)Considerar a criatividade d)Objetividade e)Promoção de mudança organizacional f)Acompanhamento


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google