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Estratégias de Promoção

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Apresentação em tema: "Estratégias de Promoção"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Promoção
Carlos Freire –

2 Estratégias de Promoção
Seminários 1º bimestre: Desenvolver Estratégia de Comunicação para o Bazar da Casa dos Idosos a ser realizado em 19/09/2015. Considerar: . Inexistência de verba . Prazo curtíssimo Carlos Freire

3 Estratégias de Promoção
Seminários 1º bimestre: . Estabelecer cronograma das ações; . Elaborar Briefing, . Definir mídias, . Definir peças, . Produzir peças, . Veicular, . Avaliar resultados. Carlos Freire

4 Estratégias de Promoção
Seminários 1º bimestre: . Dividir a sala em 8 grupos de 4 pessoas cada; . Elaborar estratégia de Promoção do Bazar; . Prévia: 02/09/15 – Todos os grupos . Datas de apresentação: Grupos 1, 2, 3 e 4: 09/09/15 Grupos 4, 5, 6 e 7: 16/09/15 Carlos Freire

5 Estratégias de Promoção
Processo de Comunicação de Marketing Carlos Freire

6 Estratégias de Promoção
Anunciante emite uma mensagem através de um canal de comunicação; A emissão é feita por intermédio de códigos (escrita, combinação de sons e imagens); O público- alvo decodifica a mensagem e interpreta e entende a mensagem (cognição); Público- alvo dá o retorno esperado para o emissor; Ou não: ruído. Carlos Freire

7 Estratégias de Promoção
No caso de uma mensagem comercial: Se o público- alvo dá o retorno esperado é sinal de que compreendeu e foi impactado pela mensagem; Se o público-alvo não dá o retorno esperado Pode ser porque: Não entendeu a mensagem do emissor; Não é o público-alvo ideal para aquela mensagem; Não tem necessidade do produto ou serviço; Não foi impactado no momento adequado. Carlos Freire

8 Estratégias de Promoção
Mensagem Criação Carlos Freire

9 Estratégias de Promoção
Planejamento Mensagem Criação Carlos Freire

10 Estratégias de Promoção
Planejamento Mídia Mensagem Criação Carlos Freire

11 Estratégias de Promoção
Planejamento Mídia Mensagem Criação Produção Carlos Freire

12 Estratégias de Promoção
Arte Pura Criação publicitária Arte Dirigida Carlos Freire

13 Estratégias de Promoção
Criação publicitária Arte Dirigida Briefing Carlos Freire

14 Estratégias de Promoção
Briefing: Conjunto de informações que esclarece a criação sobre os objetivos de marketing, características do produto/serviço, diferenciais competitivos, dados da concorrência, dados do público-alvo. Carlos Freire

15 Estratégias de Promoção
Briefing: Briefing deve ser feito pela área de marketing do anunciante e passado à agência de publicidade para criação das campanhas. Blog – Textos de Aulas – Modelo de Briefing e Modelo de Briefing 1 Carlos Freire

16 Estratégias de Promoção
Comunicabilidade de uma Peça de Comunicação Efeito esperado para a peça de comunicação Resposta do Público alvo Qualidades estruturais da peça Carlos Freire

17 Estratégias de Promoção
Qualidades estruturais da peça: a. Impacto: atenção despertada, lembrança da marca, lembrança da peça, reconhecimento dos elementos verbais e visuais. Carlos Freire

18 Estratégias de Promoção
Qualidades estruturais da peça: b. atratividade: atenção mantida ao longo da exposição da peça – reprodução do conteúdo principal; Carlos Freire

19 Estratégias de Promoção
Qualidades estruturais da peça: c. durabilidade: atenção mantida ao longo do período de veiculação – manifestação de agrado, prazer em ver mais vezes, lembrança permanente. Carlos Freire

20 Estratégias de Promoção
Qualidades de conteúdo da peça: a. clareza: entendimento dos significados desejados, interpretação correta da mensagem sobre o produto, relações e ações positivas para com a marca; Carlos Freire

21 Estratégias de Promoção
Qualidades de conteúdo da peça: b. relevância: envolvimento e identificação pessoal com o conteúdo – manifestação de interesse e vontade de comprar ou consumir o produto e de estar nas situações apresentadas; Carlos Freire

22 Estratégias de Promoção
Qualidades de conteúdo da peça: c. credibilidade: aceitação do conteúdo persuasivo – reação receptiva, manifestação de confiança na Carlos Freire

23 Estratégias de Promoção
Comportamento e Processo de Compra do Público Alvo Carlos Freire

24 Estratégias de Promoção
Motivação, Persuasão e Atitude O primeiro passo é motivar o público-alvo. Para tal, analisa-se o briefing, o perfil do público-alvo, a linguagem que está sendo utilizada e se a proposta de valor está adequada. Se o público-alvo estiver motivada torna-se mais fácil cumprir o segundo passo. Carlos Freire

25 Estratégias de Promoção
Motivação, Persuasão e Atitude Persuasão: Motivado, o público-alvo deve ser persuadido a tomar a iniciativa desejada. O anunciante e a agência devem conhecer perfeitamente as necessidades e desejos do público-alvo e por esse meio motivá-lo e persuadí-lo. Carlos Freire

26 Estratégias de Promoção
Motivação, Persuasão e Atitude Persuasão: Se o público-alvo é convencido de que o produto anunciado é bom e é o que melhor vai atender suas necessidades, ele entendeu seus atributos e benefícios e tende a estar motivado e persuadido. Isso não quer dizer que ele irá comprar o produto/ serviço. Carlos Freire

27 Estratégias de Promoção
Motivação, Persuasão e Atitude Atitude: “Tenho uma caneta linda, de moderno design, de excelente escrita, ótima pega, com cores variadas, durabilidade acima da média e confere stauts” Se todos esses atributos não motivarem o consumidor, não persuadí-lo a tomar uma atitude, ainda que tenha entendido a mensagem, não fará o que se espera. Carlos Freire

28 Estratégias de Promoção
Motivação, Persuasão e Atitude Atitude: ” Ótimo, entendi perfeitamente a mensagem, realmente a caneta é muito bonita e muito boa, mas…vou ficar com a minha mesmo!” A comunicação deve, além de persuadir e convencer, mobilizar o público-alvo, provocando nas pessoas uma ATITUDE, no sentido que se deseja. ” É o que eu estava procurando. Vou mudar para essa marca agora.” Carlos Freire

29 Estratégias de Promoção
Vídeo: AFLAC Carlos Freire

30 Estratégias de Promoção
Perguntas: 1. A criação do pato da AFLAC em uma campanha publicitária criou uma consciência de marca e aumentou as vendas em um período muito curto de tempo. Discuta as desvantagens do rápido crescimento na AFLAC. 2. Explique a filosofia do CEO na AFLAC. 3. Discuta o crescimento na AFLAC após a propaganda de serviços financeiros do pato da AFLAC. Como ele afetou a organização? Carlos Freire


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