A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa e Auditoria em Comunicação Organizacional e Relações Públicas Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola de Comunicações e Artes Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa e Auditoria em Comunicação Organizacional e Relações Públicas Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola de Comunicações e Artes Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa e Auditoria em Comunicação Organizacional e Relações Públicas Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola de Comunicações e Artes Universidade de São Paulo

2 1.Princípios e premissas Conhecimento básico da pesquisa científica – métodos, técnicas e instrumentos Utilização de pesquisas realizadas por órgãos públicos e outros institutos Postura de cientista

3 2.Objetivos Conhecer a opinião dos públicos e da opinião pública Construir diagnósticos situacionais Conhecer a organização como um todo Avaliar e mensurar ações comunicativas e seus resultados

4 3.Classificação e tipologias Posicionamento de diversos autores: David Dozier Otto Lerbinger Glen M. Broom Philip Lesly Sam Black Candido Teobaldo de Souza Andrade

5 4.Técnicas e instrumentos para coleta de dados Questionários Entrevistas (individuais e grupos focais) Análise documental Observação direta

6 5.Tipologia essencial Pesquisa de opinião pública É a coleta de dados de opinião pública, para averiguar o que pensam as pessoas sobre problemas ou fatos de interesse, procurando-se descobrir a tendência central fixada por meio da competição entre opiniões antagônicas (Herbert Blumer)

7 5.Tipologia essencial Pesquisa Institucional Conceito Visa basicamente conhecer a organização como um todo.

8 5.Tipologia essencial Pesquisa Institucional Técnicas e instrumentos Contatos pessoais para concordância e aceitação da organização com a qual se vai trabalhar. Realizar contrato psicológico – termo extraído da Psicologia Organizacional Negociação Avaliar o clima organizacional e gerencial Saber lidar com a resistência do cliente. Formatação de questionário

9 5.Tipologia essencial Auditoria da comunicação organizacional Conceito: Tem como propósito fundamental pesquisar, examinar e avaliar como funciona o sistema de comunicação do ponto de vista da eficácia e eficiência, no âmbito corporativo como um todo ou em partes. É um método de diagnóstico que tem como objetivo o exame e a melhoria dos sistemas e das práticas da comunicação interna e externa de uma organização.

10 5.Tipologia essencial Auditoria da comunicação organizacional Técnicas e instrumentos Questionários Entrevistas Roteiros e formulários Análise Ecco Experiências críticas de comunicação Análise de redes de comunicação Emprego de técnicas de focus groups.

11 5.Tipologia essencial Auditoria de opinião Conceito Técnicas e instrumentos

12 5.Tipologia essencial Auditoria de imagem Conceito Técnicas e instrumentos

13 5.Tipologia essencial Auditoria social ou monitoramento do ambiente Conceito Técnicas e instrumentos

14 6.Paradigmas e perspectivas Paradigma Funcionalista tradicional Paradigma Funcionalista contemporâneo Paradigma Interpretativo Perspectiva Crítica

15 7.Processo de Auditoria A. Preparação B. Planejamento O que fazer? Objetivos e metas Procedimentos metodológicos Escolha dos instrumentos


Carregar ppt "Pesquisa e Auditoria em Comunicação Organizacional e Relações Públicas Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola de Comunicações e Artes Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google