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O Projeto PEDALAR surgiu em meados de 2014 por solicitação da Administração Central (demanda repassada pela Pró-Reitoria de Administração – PRA ao Departamento.

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2 O Projeto PEDALAR surgiu em meados de 2014 por solicitação da Administração Central (demanda repassada pela Pró-Reitoria de Administração – PRA ao Departamento de Projetos – DP/PRA); A intenção era ampliar os para-ciclos existentes e implantar novos para-ciclos nas Unidades dos campi da Pampulha, da Saúde e do Instituto de Ciências Agrárias – ICA; Projeto voltado aos usuários que já utilizam bicicletas para seu deslocamento nos campi, estimulando a expansão de uso do modal.

3 Após discussões internas, a equipe do Departamento de Projetos – DP/PRA, analisou os diversos modelos de para-ciclos já disponíveis no campus da Pampulha:

4 Reitoria:

5 Após discussões internas, a equipe do Departamento de Projetos – DP/PRA, analisou os diversos modelos de para-ciclos já disponíveis no campus da Pampulha: Escola de Engenharia:

6 Após discussões internas, a equipe do Departamento de Projetos – DP/PRA, analisou os diversos modelos de para-ciclos já disponíveis no campus da Pampulha: Instituto de Geociências:

7 Critérios para definição do modelo padrão:  Sinais de boa conservação nos para-ciclos já existentes;  Facilidade de utilização por parte dos usuários;  Segurança do patrimônio individual;  Padronização do mobiliário urbano do campus, dando preferência aos modelos já instalados nas Unidades.

8 Critérios para definição do modelo padrão:  Sinais de boa conservação nos para-ciclos já existentes;  Facilidade de utilização por parte dos usuários;  Segurança do patrimônio individual;  Padronização do mobiliário urbano do campus, dando preferência aos modelos já instalados nas Unidades.

9 Critérios para definição do modelo padrão:  Sinais de boa conservação nos para-ciclos já existentes;  Facilidade de utilização por parte dos usuários;  Segurança do patrimônio individual;  Padronização do mobiliário urbano do campus, dando preferência aos modelos já instalados nas Unidades.

10 Critérios para definição do modelo padrão:  Sinais de boa conservação nos para-ciclos já existentes;  Facilidade de utilização por parte dos usuários;  Segurança do patrimônio individual;  Padronização do mobiliário urbano do campus, dando preferência aos modelos já instalados nas Unidades.

11 O projeto de para-ciclos padrão considerou:  Instalação de 10 suportes/Unidade;  Possibilidade de expansão futura;  Implantação próxima à entrada da Unidade (menor intervenção possível);  Implantação em locais sombreados, com iluminação noturna;  Local de destaque para campanha institucional/educativa.

12 O projeto de para-ciclos padrão considerou:  Instalação de 10 suportes/Unidade;  Possibilidade de expansão futura;  Implantação próxima à entrada da Unidade (menor intervenção possível);  Implantação em locais sombreados, com iluminação noturna;  Local de destaque para campanha institucional/educativa.

13 O projeto de para-ciclos padrão considerou:  Instalação de 10 suportes/Unidade;  Possibilidade de expansão futura;  Implantação próxima à entrada da Unidade (menor intervenção possível);  Implantação em locais sombreados, com iluminação noturna;  Local de destaque para campanha institucional/educativa.

14 O projeto de para-ciclos padrão considerou:  Instalação de 10 suportes/Unidade;  Possibilidade de expansão futura;  Implantação próxima à entrada da Unidade (menor intervenção possível);  Implantação em locais sombreados, com iluminação noturna;  Local de destaque para campanha institucional/educativa.

15 O projeto de para-ciclos padrão considerou:  Instalação de 10 suportes/Unidade;  Possibilidade de expansão futura;  Implantação próxima à entrada da Unidade (menor intervenção possível);  Implantação em locais sombreados, com iluminação noturna;  Local de destaque para campanha institucional/educativa.

16 Estão previstos dois modelos típicos:  Modelo Tipo 01: implantação linear

17 Estão previstos dois modelos típicos:  Modelo Tipo 02: implantação concentrada

18 O modelo de para-ciclos padrão foi desenvolvido para ser interligado à futura rede de ciclovias e ciclofaixas dos campi; A intenção é que o local de estacionamento das bicicletas seja visto como o “ponto de chegada” dos trajetos de deslocamento.

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34 Modelo padrão e possibilidades de expansão:

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51 Departamento de Projetos – DP/PRA Contatos: (31) 3409-5517 – Secretaria projetos@pra.ufmg.br


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