A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marcio Alves – 2º Semestre 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marcio Alves – 2º Semestre 2014"— Transcrição da apresentação:

1 Marcio Alves – 2º Semestre 2014
Halford J. Mackinder Disciplina FLG5812-2  Geografia Política: Teorias sobre o Território e o Poder e sua Aplicação à Realidade Contemporânea Marcio Alves – 2º Semestre 2014 USP

2 Propostas Ele foi precursor do determinismo inglês. A Grã-Bretanha, dona de um império de extensão planetária, foi a grande potência naval dos séculos XVIII e XIX. O geógrafo e diplomata inglês Halford Jonh MACKINDER foi o pioneiro da teoria do poder continental em contraposição à teoria do poder marítimo. Na teoria do poder continental, MACKINDERintroduziu vários conceitos geopolíticos, dentre eles o pivot área (a base de sustentação –os continentes); o world island (ilha mundial – o Velho Mundo); e o conceito de heartland (a região-core ou terra-coração).Para ele, no coração do pivot área, existiria a região geoestratégica do planeta, a heartland, seria o centro dinâmico da geopolítica mundial.

3 Heartland

4 Marítimo A supremacia do poder naval havia chegado ao fim. Durante séculos, países que, devido às suas contingências geográficas, tiveram o transporte marítimo, tanto para fins comerciais como para fins de segurança, obtiveram a supremacia nas relações de força no mundo, até aquele momento. 

5 Continental Na teoria, Mackinder defendia a existência de uma zona pivô que o preocupava, se a Alemanha e Rússia formassem uma união de Estado, eles controlariam o mundo. A preocupação do geógrafo inglês se baseava no fato de que a Rússia, considerada o pivô geográfico, se situa no Heartland e possui uma massa terrestre contínua, que se estende da Europa Oriental ao Extremo Oriente, território riquíssimo em minerais estratégicos e energia que, articulados ao potencial industrial da Alemanha, tornaria possível a exploração desses recursos em benefício do desenvolvimento e da manutenção do poder militar estratégico.

6 Para Mackinder, o poder naval começaria a ser ameaçado pela emergência desse poder terrestre, denominado por ele de Heartland, a massa terrestre representada pela Rússia, era, geograficamente, um território invulnerável ao alcance das potências marítimas, e somente com tecnologia isso seria transposto. Uma aliança entre Rússia e Alemanha seria do ponto de vista estratégico, ruim aos interesses das tradicionais potencias que até então tinham os meios marítimos como forma de expansão territorial e de influência; essa aliança representaria o domínio do território eurasiático e, segundo o geógrafo inglês, dominar essa região significaria dominar o mundo.


Carregar ppt "Marcio Alves – 2º Semestre 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google