A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004

2 Psicologia da Educação, Formação e Atuação Docentes Parte da indagações: Como os saberes produzidos pela Psicologia podem contribuir, efetivamente, para a atuação docente? Como utilizá-los na formação docente, para que possam ser integrados aos saberes e competências dos professores? Para responder, é necessário entender as relações históricas entre Psicologia e Educação, identificando determinantes históricos e sociais que promovem sua interrelação.

3 Nova ordem social: surge o capitalismo (séc. XIX), dissolvendo os laços comunitários do feudalismo. Ênfase na produtividade e nos lucros Necessidade de homens especializados Aumento na importância da escola

4 A Psicologia nasce com função de: Classificar, Selecionar, Adequar os indivíduos para a produtividade Mede diferenças individuais naturais, justificando as classes sociais. Não questiona as estruturas sociais. Culto ao individualismo: ênfase em processos internos e desprezo aos determinantes sociais.

5 Barão de Münchhausen (Bock, 1999) – símbolo da ideologia liberal da soc. Capitalista. Início do séc. XX - Escola generalizada e obrigatória para toda a população Necessidade de mudanças no ensino. A partir de 1920, a Psicologia torna-se central na teoria educativa. Coll (1996): ampliação desmedida do foco de interesse faz a Psicologia perder a identidade.

6 A partir de 1950: necessidade de aproximação com outras ciências da educação para compreensão multidisciplinar dos fenômenos educativos. Entre 1960 e 70: enfoque na aprendizagem – modelo tecnicista. A partir de 1980: surgem críticas ao psicologismo na educação

7 Psicologia da Educação: identidade e papel Crítica à P. da Educação como aplicação de conhecimentos psicológicos à Educação. Gatti (1997): Trabalhos em P. da Educação apresentam 2 tendências: 1)Educação como campo de aplicação da Psicologia; 2)Com olhar educacional, os trabalhos apropriam-se de conhecimentos psicológicos para fins pedagógicos.

8 Assim, essa área resulta da soma de 2 fenômenos diferentes. Deveria emergir de uma síntese superadora, sem se reduzir a um ou outro polo. Coll (1996): aponta necessidade de ampliar a concepção de Psicologia aplicada à Educação, atuando como disciplina-ponte, integrando o núcleo de Ciências da Educação

9 QUESTÃO DE DISCUSSÃO: -Explique a posição de Coll (1996). Compare-a com a posição de Gatti (1997), identificando diferenças/semelhanças entre elas.

10 Como essa questão se relaciona às denúncias de Libâneo (1994) de que a Psicologia da Educação, impregnada pelos pressupostos da Escola Nova, enfatiza a compreensão da criança e não dos mecanismos de apropriação dos conteúdos escolares (p.59)?

11 Várias pesquisas corroboram essa posição de Libâneo. Mostram a relação com a configuração da Psicologia como ciência e profissão – modelo clínico: ênfase na tríade diagnóstico, tratamento, cura A Psicologia Escolar transformou-se, históricamente, em Psicologia do Escolar.

12 Estudos de Patto (1999) sobre a produção do fracasso escolar: -teoria da carência cultural – gerou projetos de educação compensatória - patologização da pobreza Levam à isenção da escola de suas responsabilidades

13 A Psicologia, sob esse viés, camufla o individualismo da ideologia liberal e justifica o fracasso pela ausência de potencialidades naturais e não como construções sociais. Libâneo: Psicologia da Educação deverá contribuir para a compreensão de todos os componentes psíquicos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.


Carregar ppt "CONCEPÇÕES DE PEDAGOGAS EM (FORM)AÇÃO DOCENTE SOBRE A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Alessandra G. L. Saraiva 2004."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google