A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015"— Transcrição da apresentação:

1 7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015
E quando o Dragão se viu lançado à terra, perseguiu a mulher que dera à luz o menino. (Ap 12:13 – AS21)

2 OBJETIVO 7. Contra quem lutamos?
Ajudar o estudante a compreender a realidade da luta milenar do povo de Deus contra o diabo e seus agentes e mostrar que pode confiar na contínua proteção divina nessa luta.

3 7. Contra quem lutamos? TEXTO BÁSICO
E quando o Dragão se viu lançado à terra, perseguiu a mulher que dera à luz o menino. (Ap 12:13 – AS21)

4 7. Contra quem lutamos? INTRODUÇÃO
Vimos que os sete selos são o princípio das dores, que estão levando a história para o fim, e que as sete trombetas começam a descrever o tempo do fim, porque, depois que a sétima trombeta é tocada, inicia-se o período das sete taças, que descreverão o período final e terrível da grande tribulação, em que a ira de Deus se consumará totalmente. Antes, porém, de narrar esses eventos agonizantes, João faz uma nova pausa para mostrar a razão desse horrível desfecho: será o fim de uma luta milenar de Deus e do seu povo contra alguns adversários do seu reino. É dessa pausa que trataremos neste estudo, com base no trecho que compreende os capítulos 12 a 14:20 de Apocalipse.

5 O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO
7. Contra quem lutamos? O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO De modo resumido, o capítulo 12 faz uma descrição da luta milenar do dragão contra Jesus, seus anjos e sua igreja. No que se refere à batalha desse dragão contra a igreja, temos informações mais pormenorizadas no capítulo 13: há uma descrição dos adversários de Deus, pois, como veremos, o dragão não vem sozinho. Mas temos algo confortante para os cristãos, narrado no capítulo 14. O texto traz uma descrição do desfecho da luta: vitória é o que os cristãos podem esperar. Analisemos essas informações com mais detalhes. 1. Combates ferrenhos 2. Adversários perigosos 3. Certezas gloriosas

6 O TEXTO BÍBLICO DEBATIDO
7. Contra quem lutamos? O TEXTO BÍBLICO DEBATIDO 01. Quem são a mulher e o Dragão de Apocalipse 12? Em linhas gerais, fale sobre a luta do Dragão contra Cristo, contra Miguel e os anjos bons e contra a igreja? 02. Em sua luta contra a igreja, o Dragão não está sozinho: Quem são seus dois agentes descritos em Apocalipse 13:1-2, 11-12? Eles estão atuando hoje e se incorporarão no final dos tempos? Explique. 03. Apocalipse 13:15-18 diz que a segunda besta usa a arma do controle para garantir a adoração à primeira besta. Que arma é essa? Com que podemos identificar sua marca? É literal ou simbólica? 04. Mesmo frente à realidade de sua luta contra o Dragão, a igreja deve caminhar confiante. Existem três certezas, em Apocalipse 14, que ela não pode esquecer. Que certezas são estas? Leia os versículos 1-3, 6-11,14-20.

7 O TEXTO BÍBLICO APLICADO
7. Contra quem lutamos? O TEXTO BÍBLICO APLICADO 1. A igreja pode contar com a garantia da proteção de Deus, frente aos seus adversários. No período que estamos vivendo, a igreja está sendo sustentada por Deus. O texto diz que ela está fora da vista da serpente. Isso significa que a igreja é protegida das artimanhas enganosas do diabo. Ele usará mentiras, engano, perseguição, tudo que estiver em seu poder; mas Deus sempre ajudará seu povo. Diante disso, perseveremos em manter o testemunho de Jesus. Não estamos e nunca estaremos sozinhos. 05. A igreja é desafiada a perseverar, mesmo diante dos ataques do Dragão e de seus agentes. Que razão ela tem para isso? Comente sobre a proteção de Deus descrita nesse trecho de Apocalipse.

8 O TEXTO BÍBLICO APLICADO
7. Contra quem lutamos? O TEXTO BÍBLICO APLICADO 2. A igreja pode contar com a garantia da vitória de Deus, frente aos seus adversários. Todos os inimigos da igreja cairão. Enquanto aguardamos esse desfecho da história, vivamos de modo exemplar. Agora e no período da grande tribulação, continuemos a desenvolver a nossa santificação. Os cento e quarenta e quatro mil, os cristãos da grande tribulação, mantêm-se puros em sua condição espiritual (este é sentido de “não se contaminaram com mulheres”). Eles seguem o Cordeiro por todos os lugares, são puros de vida e de lábios; são os que guardam os mandamentos e a fé em Jesus, e, ainda que sejam mortos, suas obras os acompanham. Vivamos assim, hoje, e muito mais no período da grande tribulação, se o enfrentarmos, na certeza de que a vitória final é certa. 06. A que somos incentivados, em Ap 12-14, enquanto aguardamos o desfecho da luta da igreja contra o Dragão e seus aliados?

9 7. Contra quem lutamos? DESAFIO DA SEMANA Hoje e sempre, até o final da história, nosso desafio é continuar vivendo em santidade e para glória de Deus. Para esta semana, lembremo-nos de um dos pedidos da oração do Pai Nosso: ... e não nos deixe cair em tentação, mais livra-nos do mal (Mt 6:13). Lembremo-nos de fazer esse pedido a Deus, durante esta semana, por todos os cristãos, em todo o mundo.

10 PRÓXIMA LIÇÃO Lição 8: Tempo esgotado!


Carregar ppt "7. Contra quem lutamos? 14 DE NOVEMBRO DE 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google