A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Romildo Tavares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Romildo Tavares"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Romildo Tavares
Mesopotâmia Professor Romildo Tavares

2 Terra entre Rios Os gregos denominaram a região de terra entre rios. Rios: Tigre e Eufrates

3 Crescente Fértil

4 Características da Região
Clima quente e seco. Solo precisava ser trabalhado adequadamente. Inexistência de minerais. ____________________________________________ Alta Mesopotâmia = Montanhosa. Baixa Mesopotâmia = Região plana (sujeita a inundações)

5 Transformações Sociais
A Mesopotâmia foi uma das primeiras regiões do mundo em que ocorreu a chamada “revolução agropastoril”. Os povos mesopotâmicos adaptaram-se às condições naturais da região: construíram diques e barragens para conter as enchentes dos rios Tigre e Eufrates.

6 Origem: Cidades e Zigurates
Aldeias mesopotâmicas deram origem às primeiras cidades – Cidade-Estado. Ur, Uruk, Nippur, Lagash, (Geralmente cercadas por grandes muralhas)

7 Porta de uma das primeiras cidades de Mesopotâmia
Porta de Ur Porta de uma das primeiras cidades de Mesopotâmia

8 Origem: Cidades e Zigurates
Os Zigurates eram formados por diversos andares, cada um menor que o inferior. O Zigurate mais conhecido é a Torre de Babel – segundo a Bíblia – foi construído pelo filhos de Noé para atingir o céu.

9 Zigurate da Cidade de Ur (Sumério)

10 Religião na Mesopotâmia
Politeístas ( Adoravam diversos deuses) Anu = Deus do Céu Enlil = Deus do ar e do destino Enki = Deus das águas, da terra e da fertilidade. As cerimônias religiosas eram dirigidas por sacerdotes e sacerdotisas – Além das funções religiosas, também exerciam atividades econômicas.

11 Escrita Cuneiforme Os primeiros sinais da escrita suméria eram pictográficos, isto é, consistiam em desenhos decorativos do objeto representado. Recebeu este nome por ser feita em argila com sinais em forma de cunha

12 Civilizações da Mesopotâmia
Sumérios, Acádio, Caldeus Hititas Assírios, Babilônicos.

13 Sociedade Composta por: Rei, Sacerdote, Aristocracia burocrática, Trabalhadores livres, Escravos (pouca quantidade)

14 Código de Hamurábi Código Jurídico (escrito) Reúne normas sobre diversos temas: Homicídios Lesões corporais Questões comerciais Se um construtor edificar uma casa para um homem livre e a casa desabar, matando o proprietário, esse construtor será morto

15 Assírios Foram os assírios, um dos povos mesopotâmicos, os responsáveis pela criação de um dos primeiros exércitos permanentes do mundo. Tratava-se de um exército poderoso e bem-equipado: a infantaria utilizava lanças, escudos e espadas de ferro; a cavalaria tinha carros de combate com rodas reforçadas, um aperfeiçoamento da invenção dos sumérios.

16 Cultura Mesopotâmica Desenvolveram: Astrologia Astronomia Medicina Nova tecnologia Barco a Vela, Veículo de roda, Roda do Oleiro.

17 Mulher Mesopotâmica Independência em relação ao marido. O noivo pagava o dote ao pai da noiva A viúva assumia os negócios do marido

18 Arte Mesopotâmica

19

20

21

22

23

24

25


Carregar ppt "Professor Romildo Tavares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google