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Introdução à Administração

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Apresentação em tema: "Introdução à Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Administração
O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1

2 Conteúdo da Seção Direção Fundamentos de Direção
Bases do Comportamento Individual nas Organizações Bases do Comportamento de Grupo nas Organizações Motivação Liderança Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância da função direção para a administração. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2

3 Objetivos de Aprendizagem
Definir os conceitos de direção e de comportamento organizacional; Identificar as principais dimensões do comportamento individual nas organizações; Explicar como os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo influenciam o comportamento dos membros organizacionais; Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da motivação; Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da liderança. 3

4 Fundamentos de Direção
Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção é um processo interpessoal relacionado com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização. 4

5 Contribuições da Abordagem Comportamental
5

6 Comportamento Organizacional
O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações. 6

7 Bases do Comportamento Individual nas Organizações
7

8 Atitudes 8

9 Personalidade A personalidade de um indivíduo refere-se ao conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que o caracterizam e diferenciam de outras pessoas, e que se refletem no seu comportamento. Entre os modelos que buscam identificar quais os traços de personalidade que mais influenciam o desempenho organizacional estão: Modelo dos cinco fatores; Inteligência emocional; Lócus de controle; Maquiavelismo; Auto-monitoramento. 9

10 Percepção Principais distorções perceptuais: Percepção seletiva;
Projeção; Efeito de halo; Estereótipos. 10

11 Aprendizagem A aprendizagem se refere à mudança no comportamento como conseqüência da experiência. A importância da aprendizagem no comportamento individual baseia-se no pressuposto de que todos os comportamentos são aprendidos. Existem duas teorias que explicam o processo de aprendizagem individual: Teoria do condicionamento operante; Teoria de aprendizagem social. 11

12 Bases do Comportamento de Grupo nas Organizações
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13 Conceito de Motivação 13 13

14 Teorias de Motivação Perspectivas de conteúdo acerca da motivação:
Teoria da Hierarquia das Necessidades; Teoria ERC; Teoria dos Dois Fatores; Teoria das Três Necessidades; Perspectivas de processo acerca da motivação: Teoria da Expectativa; Teoria da Eqüidade; Teoria do Estabelecimento de Objetivos; Perspectivas de reforço acerca da motivação. Relativamente às teorias de motivação, o professor apenas deve explicar a idéia essencial subjacente a cada teoria. O seu aprofundamento será detalhado em outras disciplinas. Contudo é importante os alunos ficarem com uma idéia geral sobre estas teorias. 14 14

15 Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow
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16 Teoria dos Dois Fatores
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17 Teoria da Expectativa 17 17

18 Teoria do Reforço Teoria que analisa a relação entre o comportamento e as suas conseqüências, baseada na concepção de uma aprendizagem cíclica. Segundo esta teoria quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: Reforço positivo; Aprendizado da abstenção (ou reforço negativo); Punição; Extinção. 18

19 Visões Contemporâneas de Motivação
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20 Conceito de Liderança 20

21 Teorias de Liderança Perspectivas de liderança baseada nos traços
Partindo do pressuposto que os líderes nascem com características inatas, o objetivo principal é a identificação dos traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoa. Perspectivas comportamental da liderança Focam não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Perspectivas contingencial da liderança A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação. Relativamente às teorias de liderança, o professor apenas deve explicar a idéia essencial subjacente a cada perspectiva. O seu aprofundamento será detalhado em outras disciplinas. Contudo é importante os alunos ficarem com uma idéia geral sobre estas teorias. 21 21

22 Os Estilos de Liderança
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23 Grade Gerencial de Robert Blake e Jane Mouton
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24 Estilos de Liderança dos Executivos Brasileiros
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25 Teoria de Contingência de Fred Fiedler
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26 Teoria do Caminho-Meta
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27 Visões Contemporâneas de Liderança
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28 Estudo de Caso Livro Texto – Capítulo 7
Analise e Discuta o caso: Mudanças na Direção da São Paulo Alpargatas. O ideal é pedir que os alunos leiam o caso em casa depois de terminar a apresentação do conteúdo, começando a próxima aula com a sua discussão. Se tiver tempo, pode pedir aos alunos que leiam e discutam primeiros em grupos de dois ou três em sala de aula e depois com a turma e o professor. 28

29 Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, – Capítulo 7. 29


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