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ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.

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1 ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO

2 Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras análises Avaliação de empresa e negócios -Mercado -Tecnologia -Goodwill -Vantagem Competitiva

3 As avaliações de empresa e negócios deixarão de se concentrar apenas nos aspectos econômico- financeiros para terem uma abordagem muito mais ampla, enfocando questões estratégicas e outras questões operacionais: reduzir o nível de risco envolvido; possibilitar uma incorporação mais fácil e rápida;

4 Modelo de avaliação de Empresas e Negócios: Fatores não controláveis Sinergia CapacitaçãoNegociação Nível operacional Nível estratégico Modelo de gestão Índices econômico-financeirosLogística Estratégia Vantagem competitiva Tecnologia Goodwill Mercado

5 Análise do MERCADO Sua segmentação estruturada; Sua interação com os produtos e serviços atuais e potenciais; Nível de participação atual e projetada; Estágio do ciclo de vida dos produtos e serviços que estão ou que poderão estar nos segmentos deste mercado; Evolução e as tendências dos segmentos deste mercado;

6 Análise da TECNOLOGIA Tecnologia inerente aos produtos e serviços oferecidos; Tecnologia alocada nos processos de consolidação destes produtos e serviços; Intensidade e a velocidade de evolução tecnológica que deverão afetar os produtos e os serviços oferecidos nos segmentos de mercado, quer sejam atuais ou potenciais;

7 Análise do GOODWILL A significância do goodwill; Os fatores de influência do goodwill; Interação do goodwill com os outros ativos da empresa ou negócio avaliado, bem como da empresa avaliadora; GOODWILL  Ativo intangível  possui valor econômico, carece de existência física (localização da empresa, clientela, postura administrativa dos proprietários, capacitação da equipe executiva e dos funcionários, processos administrativos, conexões financeiras e as tecnologias aplicadas;

8 Análise da VANTAGEM COMPETITIVA Identificação da vantagem competitiva que o mercado quer comprar; Identificação das vantagens competitivas que os concorrentes apresentam em seus produtos e serviços; Identificação da vantagem competitiva que a nossa empresa ou negócio pretende consolidar; Identificação dos fatores críticos de sucesso para que a nossa vantagem competitiva seja real, sustentada e duradoura;

9 Análise e estabelecimento das ESTRATÉGIAS Que sejam inovadoras e diferenciadas; que, efetivamente, consolidem a atratividade do novo negócio ou empresa; Que utilizem, em seu delineamento, as modernas técnicas estratégicas existentes; Que considerem, em seu delineamento, as modernas técnicas de cenários existentes;

10 Análise e consolidação de forte MODELO DE GESTÃO Estruturação dos processos de planejamento, principalmente, o estratégico, mas não esquecendo os planejamentos táticos e operacionais; Forma como a empresa ou negócio deve estruturar, organizacionalmente, seus diversos recursos; Os processos diretivo e decisório ideais para a empresa ou negócio; Estruturação geral do processo de avaliação de resultados e dos indicadores de desempenho;

11 O PLANEJAMENTO NOS TRÊS NÍVEIS DA EMPRESA Há três tipos: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. A diferença principal que existe entre os três é o fator tempo. O Estratégico ocupa-se das grandes questões e requer visão de futuro, pois cuida do que se deseja que aconteça nos próximos anos. O Tático interpreta as decisões estratégicas e traça planos concretos a serem aplicados nos próximos meses, ou um ano, no máximo. O Operacional desdobra a tática em ações do cotidiano. Níveis da Empresa PlanejamentoConteúdoExtensão de Tempo Amplitude Institucional Estratégico Genérico e sintético Longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade. Intermediário Tático Menos genérico e mais detalhado Médio prazo Aborda cada unidade da empresa ou cada conjunto de recursos separadamente. Operacional Detalhado e analítico Curto prazo Microorientado. Aborda cada tarefa ou operação isoladamente.

12 Análise da LOGÍSTICA e de outros PROCESSOS Estruturação geral dos processos básicos da empresa ou negócio avaliado; Interligação com os processos existentes na empresa avaliadora; Estruturação geral dos indicadores de desempenho das atividades e dos resultados dos processos;

13 Estabelecimento e Análise dos INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS Estabelecimento dos indicadores econômico- financeiros mais representativos; Identificação dos fatores de influência dos indicadores econômico-financeiros; Análise interativa entre os indicadores econômico- financeiros;

14 Situação dos FATORES EXTERNOS ou NÃO- CONTROLÁVEIS Identificação dos Fatores Externos ou não controláveis; Identificação das oportunidades e ameaças da empresa ou negócio avaliado; Interação dos fatores externos com os cenários estabelecidos; Interação dos fatores externos com os pontos fortes e fracos da empresa ou negócio;

15 SINERGIA (produtos e serviços oferecidos no segmento de mercado) As realidades atuais e futuras das empresas e negócios, considerando tanto a parte avaliada como a parte avaliadora; As interações atuais e futuras decorrentes dos cenários estabelecidos; As interações atuais e futuras entre os produtos e serviços envolvidos, bem como para com os segmentos de mercado;

16 QUALIDADE DAS NEGOCIAÇÕES (realizadas no processo de análise e avaliação de empresas e negócios) Estruturação das negociações; Estilo e a capacidade dos negociadores; Sustentações metodológicas, técnicas e de processo das negociações; Processo evolutivo e de resultado das negociações;

17 CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL (da equipe de trabalho) Nível de conhecimento administrativo; Nível de conhecimento técnico inerente aos produtos e serviços, bem como dos segmentos de mercado; Qualidade dos trabalhos em equipes multidisciplinares; Qualidade das lideranças; Nível de comprometimento para com os resultados estabelecidos;


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