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GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.

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1 GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Pós-Graduação em Gestão Ambiental – Universidade Cândido Mendes - UCAM Mestre em Geografia – Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

2 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2ª Série OMC e o Comércio Internacional

3 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional O rganização M undial do C omércio Fundada em 15 de abril de 1994, na cidade de Marrakech, no Marrocos (África). Iniciou suas atividades em 1º de janeiro de 1995.

4 Imagem: Status de mebro da Organização Mundial do Comércio (OMC); verde escuro: membro; verde claro: membro da União Européia e outros; azul: observador; cinza: não é integrante oficial da OMC / Muso / 01 de Outubro de 2011 / GNU Free Documentation License.

5 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional FINALIDADES DA OMC Organizar e regulamentar as relações comerciais entre os países membros, evitando desvantagens comerciais, principalmente para os países mais pobres.

6 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional PRINCÍPIOS DA OMC Os participantes devem destinar-se a elevar os níveis de vida, a garantir o pleno emprego, a ter um rendimento real elevado e em constante crescimento e uma demanda efetiva, além de expandir a produção e o comércio de bens e serviços. Imagem: Jonathan McIntosh, 2004 / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

7 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional LOCALIZAÇÃO Sede: Genebra – Suíça → Total de países membros: 148 (2005). Os últimos a aderir foram China (2001), Taiwan (2002), Armênia (2003), Nepal e Camboja (2004). Imagem: E. Murray / "ILO Historical Photo Archives" / GNU Free Documentation License.

8 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional As regras do comércio internacional são realizadas, simultaneamente, de duas formas: Relações multilaterais e Regionalização ou blocos econômicos. Imagens: United States Mission Geneva / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

9 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional RELAÇÕES MULTILATERAIS São aquelas realizadas entre os países de forma independente (individual), ou seja, sem depender de um bloco econômico.

10 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional REGIONALIZAÇÃO É a formação de blocos econômicos para facilitar as relações comerciais entre os países. Ex: União Europeia, MERCOSUL, Nafta etc.

11 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional HISTÓRICO DA OMC Após a criação da ONU (Organização das Nações Unidas, 1945), foi criada a OIT (Organização Internacional do Trabalho, 1946). Em seguida, foi criado o Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT, sigla do inglês General Agreement on Tariffs and Trade). A princípio, um “ARRANJO PROVISÓRIO”, mas durou até 1995, quando se tornou OMC. Imagens: United States Mission Geneva / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

12 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional GATT e OMC GATT era apenas um “acordo provisório” em que cada país era uma parte contratada. OMC é uma organização em que cada país é membro.

13 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional TRANSFORMAÇÕES NO COMÉRCIO MUNDIAL No início, o comércio mundial era dominado por BENS e PRODUTOS (agrícolas, minerais e industriais). Depois, ficou mais complexo com os SERVIÇOS (turismo, bancos, seguros, telecomunicações) e IDEIAS (consultoria, livros, patentes), classificadas como PROPRIEDADE INTELECTUAL.

14 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional IMPORTÂNCIA DA OMC A OMC regulamentou o comércio de serviços com uma série de acordos denominados GATS (General Agreement on Trade in Services). Os direitos de propriedade intelectual foram disciplinados nos TRIPS (Agreement on Trade Related Aspects of Intellectual Propert Rights).

15 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional A OMC se preocupa com o capital especulativo e a ação das transnacionais no mundo. Também regulamenta os crescentes investimentos financeiros no mundo Globalizado.

16 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional GLOBALIZAÇÂO Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo inteiro. Por meio desse processo, as pessoas, o governo e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. (1)(1) Imagem: Hugo Heikenwaelder / heikenwaelder@aon.at / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

17 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional PRINCÍPIOS DA OMC Não discriminação dos países membros: não deve haver uma nação mais favorecida que outra. Reciprocidade: mercadorias importadas e nacionais devem ter condições igualitárias, pelo menos, quando as importadas já estiverem dentro do país.

18 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional PRINCÍPIOS DA OMC Acesso ao mercado em igualdade de condição: redução de obstáculos ao comércio internacional. Concorrência leal: a OMC não é uma instituição de livre-comércio, mas “um sistema de normas consagradas, fundamentadas em uma concorrência livre, leal e sem distorções.” (2)(2)

19 GEOGRAFIA,2º Ano OMC e o Comércio Internacional DIVERGÊNCIAS DA OMC Conflito evidente NORTE-SUL (em razão da política de subsídios praticada pelos países ricos); PROTECIONISMO liderado pelos Estados Unidos; O G-20, grupo do qual o Brasil faz parte, tem como objetivo a busca de um sistema baseado em regras justas para o comércio mundial da agricultura. Imagem: Presidencia de la Nación Argentina / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

20 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional CONFERÊNCIAS DA OMC 4ª Conferência Interministerial em Doha, Catar (2001); AVANÇOS: Ingresso da China e de Taiwan na organização; ↑ Quebra de patentes para produção de remédios genéricos em países pobres que enfrentam epidemias. Imagem: U.S. Navy photo by Chief Warrant Officer 4 Seth Rossman / Public Domain.

21 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional CONFERÊNCIAS DA OMC 4ª Conferência Interministerial em Dora, Catar (2001); AVANÇOS: Acordo entre Estados Unidos e União Europeia para rever subsídios e medidas protecionistas praticados em vários setores. (3) (3)

22 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional CONFERÊNCIAS DA OMC Conferência de Bruxelas, Bélgica (2004). AVANÇOS: Acordo para acabar com os subsídios que os países ricos, principalmente Estados Unidos e integrantes da União Europeia, dão a seus agricultores, possibilitando-lhes seus produtos se tornarem mais competitivos no mercado internacional.

23 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional O COMÉRCIO INTERNACIONAL Após a 2ª Guerra Mundial, os países europeus optaram pela integração econômica (BLOCO ECONÔMICO) para enfrentar a concorrência dos Estados Unidos. Essa fórmula tem sido seguida em outros continentes com o mesmo objetivo: FICAR MAIS FORTE NO CENÁRIO MUNDIAL.

24 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional GRAUS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA Zona de livre-comércio: nesse tipo de bloco, a intenção é apenas criar uma área de livre circulação de mercadorias e capitais. Ex.: NAFTA. União Aduaneira: além da zona de livre circulação de mercadorias e capitais, na união aduaneira é usada uma tarifa externa comum (TEC) em relação a países que não pertencem ao bloco. Ex.: MERCOSUL. (4)(4)

25 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional GRAUS DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA Mercado Comum: além de apresentar as mesmas características das associações anteriores, o mercado comum compreende a livre circulação de pessoas e a padronização da legislação econômica, da trabalhista, da fiscal e da ambiental. Ex: União Europeia (1998). União Econômica e Monetária: atual estágio da União Europeia, após a adoção da moeda única, o EURO, em 1º de dezembro de 2002. (5)(5)

26 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional OS MAIORES BLOCOS ECONÔMICOS UNIÃO EUROPEIA - Uma união supranacional econômica e política de 27 Estados membros europeus. NAFTA - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio, formado por EUA, México e Canadá. MERCOSUL: Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Imagens: (a) Council of Europe / Public Domain. (b) AlexCovarrubias / Creative Commons Attribution 2.5 Generic. (c) Disponibilizada por Castelobranco / Public Domain.

27 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional A LINGUAGEM DOS BLOCOS ECONÔMICOS TARIFA: imposto cobrado para entrada de mercadorias em um país. TARIFA EXTERNA COMUM (TEC): é uma tarifa comum, cobrada por um grupo de países que, na qualidade de sócios, exigem o mesmo imposto à entrada de mercadorias provenientes de países que não fazem parte do bloco.(6).

28 GEOGRAFIA, 2º Ano OMC e o Comércio Internacional A LINGUAGEM DOS BLOCOS ECONÔMICOS DUMPING: é a venda, em um mercado estrangeiro, de um produto a preço “abaixo de seu valor justo”, geralmente menor que o cobrado por esse produto, dentro do país exportador, ou quando vendido a outros países. SUBSÍDIOS: são benefícios econômicos (DINHEIRO) que um governo concede aos produtores de bens, muitas vezes para sua posição competitiva. (7)(7)

29 SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 3Status de mebro da Organização Mundial do Comércio (OMC); verde escuro: membro; verde claro: membro da União Européia e outros; azul: observador; cinza: não é integrante oficial da OMC / Muso / 01 de Outubro de 2011 / GNU Free Documentation License. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:World_Trad e_Organization_Members.svg 07/05/2012 5 Jonathan McIntosh, 2004 / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://en.wikipedia.org/wiki/File:Jakarta_slumho me_2.jpg 07/05/2012 6E. Murray / "ILO Historical Photo Archives" / GNU Free Documentation License. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cwr_lak e_facade2.jpg 07/05/2012 7United States Mission Geneva / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:USTR_R on_Kirk_at_Russia%27s_WTO_Accession_Cerem ony_(1).jpg 07/05/2012 10United States Mission Geneva / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:USTR_R on_Kirk_at_Russia%27s_WTO_Accession_Cerem ony_(2).jpg 07/05/2012 15Hugo Heikenwaelder / heikenwaelder@aon.at / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Earth- Erde.jpg 07/05/2012 18Presidencia de la Nación Argentina / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:G20_- _Cumbre_de_Cannes_-_20011103.jpg 07/05/2012 Tabela de Imagens

30 SlideAutoria / LicençaLink da FonteData do Acesso 19U.S. Navy photo by Chief Warrant Officer 4 Seth Rossman / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:US_Nav y_030819-N-9593R- 078_A_Navy_hospital_corpsman_unwraps_medi cation_to_replenish_one_of_the_hundreds_of_ bins_in_the_pharmacy_at_the_National_Naval_ Medical_Center_in_Bethesda,_Maryland.jpg 07/05/2012 25aCouncil of Europe / Public Domain.http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Flag_of _Europe.svg 07/05/2012 25bAlexCovarrubias / Creative Commons Attribution 2.5 Generic. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:NAFTA_ logo.png 07/05/2012 25cDisponibilizada por Castelobranco / Public Domain. http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bandeir a_Mercosul.png 07/05/2012 Tabela de Imagens


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