A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÕESPOLARESREGIÕESPOLARES  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Unidade 4 capítulo 10.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÕESPOLARESREGIÕESPOLARES  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Unidade 4 capítulo 10."— Transcrição da apresentação:

1 REGIÕESPOLARESREGIÕESPOLARES  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Unidade 4 capítulo 10

2 Oceania – político, econômico Continente situado no hemisfério sul, entre os Oceanos Índico e Pacífico. Efetivamente colonizada no final do século XVIII – Novíssimo Mundo Maior concentração de ilhas do mundo. Mais de 25 mil ilhas agrupadas em três principais arquipélagos: A economia das pequenas ilhas da Oceania é baseada na pesca, agricultura de subsistência e ultimamente o turismo. Austrália e Nova Zelândia, em geral, seguem o modelo europeu de economia, produção agropecuária com o uso intenso de tecnologia, além da extração mineral e produção industrial.

3

4 Oceania é um continente formado por um conjunto de ilhas localizadas no Oceano Pacífico, entre as quais se destaca a Austrália, que, por seu tamanho, é considerada, ao mesmo tempo, a maior ilha do mundo e o menor dos continentes. Um vasto mundo de contrastes, onde Austrália e Nova Zelândia, são considerados os únicos países desenvolvidos do hemisfério sul, convivem com inúmeras pequenas ilhas subdesenvolvidas, por conta da exploração colonialista, que só “terminou”, nas últimas décadas do século XX. mais contribuiu para a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX Oceania – político 

5

6 O Fator que mais contribuiu para a ocupação das terras da Austrália e da Nova Zelândia no século XIX foi descoberta de terras de grande fertilidade para a agricultura. Austrália – Nova Zelândia

7 Alguns desses pequenos países surgiram em atóis e pequenas ilhas de coral, dentre eles Kiribati, Nauru, Tonga, Tuvalu e Ilhas Marshall. Cercados de praias paradisíacas com águas cristalinas e ondas gigantes, nos últimos anos o turismo despontou como a atividade econômica mais promissora desses pequenos países da Oceania. Infelizmente, tudo indica que, durante o século XXI, alguns desses países desaparecerão em decorrência do aquecimento global e a conseqüente elevação do nível dos oceanos, provocada pelo degelo dos pólos. Oceania – político 

8 Kiribati – Nauru

9 Tonga – Tuvalu

10 A Oceania é um continente pouco populoso e povoado, devido (3 hab./km²-2000). Em parte devido as aspectos naturais ( como o clima), sua população distribui-se de forma irregular pelo território. Em algumas ilhas e em trechos dos litorais da Austrália (Sydney e Melbourne) e da Nova Zelândia (ilha do norte), encontram-se altas densidades demográficas (300 a 350 hab./km²). Nas áreas desérticas da parte central da Austrália, o número de habitantes é muito reduzido menos de (1hab. /km²). Oceania – população 

11 REGIÕESPOLARESREGIÕESPOLARES  Localização  Ártica  Antártica  Localização Geográfica

12 REGIÕES POLARES  As Regiões Polares ocupam as grandes latitudes dos hemisférios norte e sul, sendo chamada também de regiões glaciais ou frígidas.

13 REGIÕES POLARES  As regiões Polares dividem-se em:ÁRTICA: Localiza-se na região setentrional (Norte) Se estende do Circulo Polar Ártico até o pólo geográfico norte.ANTÁRTICA: Localiza-se na região meridional (Sul) Se estende do Círculo Polar Antártico até o pólo geográfico sul.

14 REGIÕES POLARES 

15  ANECÚMENAS As condições naturais adversas, como o frio extremo, os ventos fortes, os rios e lagos congelados, a carência de solos e a grande variação na duração dos dias e das noites, fazem das regiões polares áreas ANECÚMENAS – constituindo vazios demográficos com baixa inserção na economia global.

16 REGIÕES POLARES  Durante muito tempo os rigores e as belezas das regiões polares atraíram aventureiros e pesquisadores. Na atualidade, a confirmação de reservas de petróleo e de minérios metálicos, despertou interesse econômico.

17 REGIÕES POLARES  Por outro lado, preocupações com o aquecimento global apontam para as regiões polares. Os polos guardam cerca de 2% de toda água do planeta em seus glaciares e o derretimento previsto com o aumento da temperatura global fará subir o nível dos oceanos.

18 IMPACTOS DO AQUECIMENTO GLOBAL  DEGELO DOS GLACIARES EXISTENTES NAS REGIÕES POLARES E NAS ÁREAS MONTANHOSAS

19 CAMADA DE OZÔNIO  A camada de ozônio é uma espécie de capa composta por gás ozônio (O 3 ), sendo responsável por filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol que atingem a Terra. Essa camada é de extrema importância para a manutenção da vida terrestre, pois caso ela não existisse, as plantas teriam sua capacidade de fotossíntese reduzida e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam, além de afetar o sistema imunológico.

20 REGIÃO POLAR SUL REGIÃO  Localização  Ocupação  Vegetação  Atividades Econômicas

21 REGIÃO POLAR SUL  A região Antártica constitui um vazio demográfico e a única área da Terra que ainda não está inserida plenamente na dinâmica econômica.

22 REGIÃO POLAR SUL  Datam do século XVI os primeiros relatos sobre a região, feitos por Américo Vespúcio e a conquista do polo sul ocorreu somente em 1911 pelo explorador norueguês Roald Engelbregt Gravning Amundsen.

23 REGIÃO POLAR SUL  Não existe população fixa na Antártica, em vilas ou cidades, somente pesquisadores nas bases científicas erguidas por vários países.

24 REGIÃO POLAR SUL 

25  O Brasil mantém desde 1984 na Ilha Rei Jorge a Estação Antártica Comandante Ferraz, onde aproximadamente 60 pesquisadores (militares e civis) realizam pesquisas diversas, com destaque para a climatologia e a oceanografia.

26 REGIÃO POLAR SUL  Dois militares morreram e um ficou ferido após um incêndio neste sábado na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar e científica operada pela Marinha do Brasil na Antártida. (25/02/2012)

27 REGIÃO POLAR SUL  A calota de gelo da Antártica está apoiada sobre uma estrutura rochosa continental. Esta estrutura, em grande parte recente, exibe vulcões ativos e elevadas altitudes. As maiores altitudes do relevo explicam porque a Antártica é mais fria que o Ártico. A gélida ilha de Ross na Antártida

28 REGIÃO POLAR SUL  Como praticamente não há solo na Antártica a vegetação é rara – representado por musgos, liquens e poucas gramas e arbustos que aparecem no verão. Mas a fauna é riquíssima, representada por aves, focas, pinguins e baleias.

29 REGIÃO POLAR SUL  O estabelecimento do Tratado Antártico e do Protocolo de Madri foram passos importantes para a preservação ambiental da Antártica. Contudo a região sofre com a pesca predatória, caça de baleia, com efeitos do aquecimento global e com a redução da camada de ozônio.


Carregar ppt "REGIÕESPOLARESREGIÕESPOLARES  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Unidade 4 capítulo 10."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google