A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jérsica Assis Lorena Monteiro Mariana Troesch Sarah Prates

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jérsica Assis Lorena Monteiro Mariana Troesch Sarah Prates"— Transcrição da apresentação:

1 Jérsica Assis Lorena Monteiro Mariana Troesch Sarah Prates
PROJETO DE PESQUISA I Jérsica Assis Lorena Monteiro Mariana Troesch Sarah Prates

2 TEMA Os efeitos do controle coercitivo no processo de aprendizagem em crianças: um delineamento experimental.

3 PROBLEMA Quais os efeitos das práticas coercitivas dentro do processo de aprendizagem em crianças?

4 OBJETIVO GERAL Descrever os efeitos do reforço positivo e das práticas coercitivas gerados no processo de aprendizagem

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Selecionar uma escola ou creche da rede pública de ensino; Estabelecer as variáveis independentes e intervenientes; Definir comportamentos das pesquisadoras- reforço positivo e negativo e punição; Definir comportamentos emocionais e físicos das crianças frente aos processos; Definir comportamentos coercitivos dos professores.

6 JUSTIFICATIVA Preocupação social
Modelo educacional pareado a estimulos reforçadores Fuga e esquiva (reforço negativo) X Reforçadores positivos sociais (atenção...)

7 JUSTIFICATIVA Práticas coercitivas, qual o seu valor? Abandono
Baixos rendimentos Contra-controle: agressões Sugestão de práticas- reforço positivo

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Aprendizagem desde nascimento Escola: maior foco de aprendizagem Autoridade sinônimo de coerção Reforçamento negativo: estudantes se comportam para evitar punição

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Importância para aprendizagem: Aspectos afetivos Contato físico - Elogios para a aprendizagem

10 METODOLOGIA Natureza Aplicada Quantitativa
Delineamento experimental, sujeito único Exploratória

11 METODOLOGIA Participantes: Crianças 7 e 9 anos
3º ano do ensino fundamental Escola rede pública de Salvador Amostra não-probabilística

12 METODOLOGIA Ambiente, materiais e instrumentos: Sala de aula
Livros infantis e brinquedos Protocolo de registro intervalar (comportamentos agrupados em categorias) Observação- pesquisadores Questionário grau de coerção- professores

13 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Selecionar uma escola ou creche da rede pública de ensino; Estabelecer as variáveis independentes e intervenientes; Definir comportamentos das pesquisadoras- reforço positivo e negativo e punição; Definir comportamentos emocionais e físicos das crianças frente aos processos; Definir comportamentos coercitivos da professor(a).

14 PROTOCOLO DE REGISTRO INTERVALAR
Tempo Categorias Comportamentais do professor Estimular Advertir Castigar 10’’ 10”

15 PROTOCOLO DE REGISTRO INTERVALAR
ESTIMULAR: elogiar, dar atenção imediata, tirar dúvidas e estimular positivamentea participação. ADVERTIR: recriminar, reclamar, depreciar e censurar. CASTIGAR: usar castigo claro.

16 PROTOCOLO DE REGISTRO INTERVALAR
Tempo Categorias Comportamentais do aluno Pedir informação Chamar professora Comentar Responder Cumprir tarefas escolares Ficar atento Distrair-se Recusa Informar Interagir com o colega ordem Prestar atenção 10’’ 10”

17 PROTOCOLO DE REGISTRO INTERVALAR
PEDIR INFORMAÇÕES: pergunta a respeito da atividade; CHAMAR PROFESSORA: levantar a mão, chamar; COMENTAR: opinar, dizer que terminou/acertou/errou; RESPONDER: responder à pergunta; CUMPRIR TAREFAS ESCOLARES: realizar atividades; FICAR ATENTO: demonstrar interesse, olhar para a professora e quadro, conferir exercícios, etc; DISTRAIR-SE: olhar para lugar indeterminado, bocejar, assobiar, etc;

18 PROTOCOLO DE REGISTRO INTERVALAR
RECUSA: deixar de fazer tarefas de casa, balançar a cabeça negativamente, dizer não, etc; INFORMAR: informar solicitada ou não sobre algo que não se refira ao assunto; INTERAGIR COM O COLEGA: chamar o colega, andar em direção a ele, pedir algo, etc; CUMPRIR ORDEM: cumprir ordens não relacionadas as atividades de sala de aula; PRESTAR ATENÇÃO: dirigir atenção para pessoas ou atividades diferentes das exercidas em sala.

19 PROTOCOLO DE REGISTRO INTERVALAR
Sessões de observação com duração de 10 minutos; Observação de um aluno por vez ; Intervalos de 10 segundos para observação; Intervalos de 10 segundos para registro dos dados, Registro de ações e eventos antecedentes e consequentes; Foco na ação do aluno, considerando os comportamentos de coerção e estimulação positiva , antecedentes e consequentes, do professor .

20 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Selecionar uma escola ou creche da rede pública de ensino; Estabelecer as variáveis independentes e intervenientes; Definir comportamentos das pesquisadoras- reforço positivo e negativo e punição; Definir comportamentos emocionais e físicos das crianças frente aos processos; Definir comportamentos coercitivos do professor(a).

21 ENTREVISTA GRAU DE COERÇÃO- PROFESSORES
Qual é sua rotina, em sala de aula, como professor (a)? Quais são as atividades realizadas em sala de aula? Como é a participação dos alunos na sala de aula? De que forma você costuma controlar a turma quando há casos de indisciplina? E quais são os maiores problemas de indisciplina?

22 ENTREVISTA GRAU DE COERÇÃO- PROFESSORES
Como você reconhece os alunos que apresentam bom desempenho (notas, participação, comportamento)? E em relação aos alunos que estão com baixo desempenho? Você costuma fazer anotações nas provas dos alunos? O que você anota? Como você avalia a aprendizagem dos alunos? (provas, trabalhos, notas, correção)

23 METODOLOGIA Procedimentos e análise dos dados:
1ª etapa: Contingências de reforçamento positivo 2ª etapa: Contingências de reforçamento negativo e punição

24 METODOLOGIA Procedimentos e análise dos dados:
Estratégias de contrabalanço Dividir sala em dois grupos- randomização Delineamento A-B 1ª etapa: A -> 1 B -> 2 2ª etapa: A -> 2 B -> 1 Análise estatística inferencial: PASW (Predictive Analytics SoftWare) Versão 17.

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bortoloti, R., Rose, J. C., Galvão, O. F. (2005) Tempo de detecção de estímulos abstratos equivalentes a expressões faciais. Temas em Psicologia da SBP, 13 (1) pp Jamieson, D. W., Thomas, K. W. (1974) Power and conflict in the studant-teacher relantionchip. The Jornal of applied behavioral science. 10(3) pp Moreira, M. B., Medeiros, A. M. (2007) Principios básicos de análise do comportamento. Porto Alegre: Artimed Mike A., Witt, P. L., Wheeless, L. R. (2006) The Role of Teacher Immediacy as a Motivational Factor in Student Learning: Using Meta-Analysis to Test a Causal Model. Communication Education, 55(1), pp Tassoni, E. C. M. (2000). Afetividade e aprendizagem: a relação professor aluno. Universidade Estadual de Campinas. Viecili, J., Medeiros, J. G. (2002). A coerção e suas implicações na relação professor-aluno. Psico-USF, 7(2), pp


Carregar ppt "Jérsica Assis Lorena Monteiro Mariana Troesch Sarah Prates"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google