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Prof. Wagner C. Pádua Filho Módulo I. Gestão de Marketing como Ferramenta Competitiva no Mutante Ambiente de Negócios. Desenvolvimento da Proposta de.

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1 Prof. Wagner C. Pádua Filho Módulo I

2 Gestão de Marketing como Ferramenta Competitiva no Mutante Ambiente de Negócios. Desenvolvimento da Proposta de Valor. Desenvolvimento do Mix de Marketing. Marketing de Serviços. Estratégia, Planejamento e Gestão Estratégica. Planejamento, Implementação e Controle de Marketing Ementa do Curso

3 Apresentar os conceitos de marketing, exemplificando-os com aspectos práticos do mercado geral. Ementa do Curso

4 Analisar o mercado nacional e internacional no que tange as variáveis do marketing, propiciando ao aluno uma maior compreensão e avaliação dos diversos cenários. Objetivos Integrar os alunos na filosofia do marketing moderno, para que esta seja utilizada no cotidiano gerencial de suas empresas.

5 Marketing é o desempenho de atividades da empresa que se relacionam com o fluxo de bens e serviços, do produtor para o consumidor ou usuário. Conceito American Marketing Association

6 Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar negociações que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Conceito American Marketing Association

7 Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. Conceito Philip Kotler

8 Mas, afinal, o que é marketing? Como o povo brasileiro faz marketing? Conceito

9 Criar ou identificar valor, produzindo inovações estratégicas em produtos, processos e modelagem de negócios, a partir de um profundo conhecimento do perfil e das demandas dos mais diferentes públicos e mercados; Desenvolver e entregar valor, obtendo os resultados estratégicos esperados a partir de políticas de marketing consistentes; Objetivos da Gestão de Marketing: Branstad e Lucier, 2001 Marketing para o século XXI

10 Alinhar as pessoas aos valores criados, liderando e motivando os colaboradores e parceiros para a mudança e incentivando o alto desempenho com base em relacionamento sustentável. Branstad e Lucier, 2001 Marketing para o século XXI Objetivos da Gestão de Marketing:

11 Mudanças de hábitos, atitudes, comportamentos e conhecimentos Novas tecnologias Novos produtos e serviços Globalização e Internet Vendedores buscam clientes e não mais o contrário Marketing para o século XXI

12 Sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou o serviço disponível. Marketing para o século XXI Peter Druker

13 O ritmo de mudança é tão rápido que a capacidade de mudar se tornou uma vantagem competitiva. (Richard Love, da Hewlett-Packard) Mude ou morra (Jack Welch – Ex-presidente da GE) Marketing para o século XXI

14 pessoas e empresas precisam pensar diferente, questionar o óbvio, dar um clique. Assim, abre-se o caminho para o sucesso, mas a mudança precisa vir de dentro. Marketing para o século XXI Faith Popcorn – HSM Management

15 Mais empresas concorrendo no mesmo mercado Aumento do n° de estilos globais maior expectativa de qualidade, serviço e valor Marketing para o século XXI Globalização Oferta Demanda

16 RUPTURA DO MODELO Centralizado, localizado, Descentralizado, externo, cativo, próprio ampliado, compartilhado Marketing para o século XXI

17 Ideologia do livre-comércio Diminuição das distâncias culturais e geográficas entre os países Aceleração da transferência tecnológica Criação de riqueza com base na velocidade do tempo Difusão dos padrões mais altos de qualidade Globalização: um processo irreversível? Marketing para o século XXI

18 Intensificação da concorrência local e internacional, com diferentes empresas atuando em novos segmentos; Profusão de novos produtos e, consequentemente, redução de seu ciclo de vida; Crescente percepção de semelhança entre os produtos, devido a aceleração da transferência tecnológica; Globalização: impacto no mundo dos negócios Marketing para o século XXI

19 Maior insatisfação do cliente, cada vez mais sensível à relação custo-benefício; Alta dos custos de comunicação e promoção e queda de sua eficiência. Marketing para o século XXI Globalização: impacto no mundo dos negócios

20 AGORAANTES Marketing para o século XXI Faz tudo na própria empresa Faz tudo na própria empresa Vai adiante sozinha Vai adiante sozinha Foco doméstico Foco doméstico Voltada para o produto Voltada para o produto Produtos padronizados Produtos padronizados Marketing de massa Marketing de massa Demora em lançar produtos Demora em lançar produtos Muitos fornecedores Muitos fornecedores Mercado físico Mercado físico Terceirização Terceirização Alianças estratégicas com empresas Alianças estratégicas com empresas Foco local e global Foco local e global Voltada para o mercado e cliente Voltada para o mercado e cliente Produtos adaptados/personalizados Produtos adaptados/personalizados Marketing de segmentação Marketing de segmentação Desenvolvimento acelerado Desenvolvimento acelerado Poucos fornecedores Poucos fornecedores Mercado virtual Mercado virtual

21 Muitas empresas estão presas ao modelo do Sec. XX, sem perceber porque precisam entender os consumidores. Mas o que funcionou no passado não funcionará mais no futuro. Stan Rapp – HSM Management Marketing para o século XXI

22 Uma princesa inglesa com um namorado egípcio, tem um acidente de carro dentro de um túnel francês, num carro alemão com motor holandês, conduzido por um belga, bêbado de whisky escocês, que era seguido por paparazzis italianos, em motos japonesas. A princesa foi tratada por um médico americano, que usou medicamentos brasileiros. A Morte da Princesa Diana. Qual a definição de globalização? A Morte da Princesa Diana. Sabe por quê?

23 Esta mensagem foi enviada a você por um brasileiro, usando tecnologia americana (Bill Gates) e, provavelmente, você está lendo em um computador genérico que usa chips feitos em Taiwan, um monitor coreano montado por trabalhadores de Bangladesh, numa fábrica de Singapura, transportado em caminhões conduzidos por indianos, roubados por indonésios, descarregados por pescadores sicilianos, reempacotados por mexicanos e, finalmente, vendido a você por judeus, através de uma conexão paraguaia. Qual a definição de globalização?

24 Características dos clientes de hoje: Mais sofisticados e sensíveis a preços Dispõem de pouco tempo e querem mais conveniência Maior equiparação e menor fidelidade aos fornecedores Menor sensibilidade às marcas tradicionais Marketing para o século XXI

25 Características dos clientes de hoje: Maior sensibilidade às marcas genéricas e de revendedores Altas expectativas quanto a serviços e atendimento Procura por produtos de alta tecnologia Valoriza ética, responsabilidade social, lazer, entretenimento Há clientes e produtos para todas as idades Marketing para o século XXI

26 Faith Popcorn – HSM Management As pessoas querem que tudo que os rodeia se pareçam com sua casa, para se sentirem mais seguras. As pessoas gostam de se reunir com outras que compartilhem os mesmos valores, crenças e interesses. Novas tendências de comportamento dos consumidores:

27 O marketing do novo milênio: Internet ganha força; empresas de varejo perdem Diversificação de empresas de serviços e varejo A informação como valioso instrumento (banco de dados) Foco no cliente – satisfação e desejos Terceirização Marketing para o século XXI

28 Primar pela qualidade O cliente tem parâmetro de comparação. Foco no concorrente Ele pode vir de onde menos se espera Marketing para o século XXI Desafios para as empresas frente a globalização: ( Al Ries ) Empresas não devem se contentar em ir bem somente no seu país de origem. Se não for para o exterior, as de fora irão entrar e destruir seu negócio local. ( Al Ries )

29 Brasil já possui mais de 150 milhões de telefones celulares.

30 Marketing para o século XXI VendasRHEstratégicoAdministrativoProdução Acionistas Empresa

31 O marketing do novo milênio: As decisões estratégicas deverão ser mais ágeis e rápidas Sai o foco no produto (gerente de produto) e entra o foco no segmento (gerente de mercado ou segmento) O marketing deverá ser feito por todos os setores da empresa Propaganda de massa perde força em direção a segmentação Marketing para o século XXI

32 O marketing do novo milênio: Preços cada vez mais baixos, com aumento de qualidade e maior possibilidade de comparação Cortar custos Gordura e nunca a carne Criar diferenças estratégicas e vantagens competitivas: quanto mais difícil de copiar, melhor Marketing para o século XXI

33 Derem acesso ao cliente Valorizarem as mulheres como consumidoras Derem atenção as exigências de um altíssimo nível de excelência Oferecerem uma solução integral aos clientes Tem pouco futuro e podem desaparecer Faith Popcorn – HSM Management Marketing para o século XXI As empresas que:

34 Só há uma direção: para cima! Novos canais de vendas Setores ameaçados: viagens, bancos, ações, notícias, roupas, automóveis, eletroeletrônicos, livros, música e alimentos. Os vendedores estão com os dias contados?. Futuro dos vendedores: criar valor aos clientes; consultores. Marketing para o século XXI O marketing do novo milênio:

35 Segredos do marketing pela internet Stan Rapp – Muitos para um – HSM Management Marketing para o século XXI Ser o primeiro Obter tecnologia adequada e orientação de especialistas Usar o site para conhecer os consumidores Tornar o site convidativo ao público Não ter estratégia fixa: mudar sempre usar o site para conhecer os consumidores

36 Afirmar que a internet será o veículo para todos os produtos me parece um erro. Na internet, tudo depende do produto ou serviço. Al Ries – Especialista em marcas - HSM Marketing para o século XXI

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