A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH), CAMPUS I PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO DO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL (PGDR) GIOCONDA SOARES DE ALMEIDA A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental ORIENTADOR: Prof. Dr. Luiz Carlos dos Santos CO-ORIENTADOR: Leliana Santos Souza SALVADOR 2009

2 VISÃO PANORÂMICA DA TEMÁTICA (de forma sintética, explicitar o tema)
INTRODUÇÃO VISÃO PANORÂMICA DA TEMÁTICA (de forma sintética, explicitar o tema) + PRESSUPOSTOS DA INVESTIGAÇÃO (de forma dissertativa, com um gancho textual)

3 ENUNCIADO DO PROBLEMA DA PESQUISA
A PERGUNTA CENTRAL (preferencialmente, de forma interrogativa?)

4 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA DA PESQUISA
EM APROXIMADAMENTE 02 OU 03 PARÁGRAFOS, EXPLICITAR / CARACTERIZAR O PROBLEMA DA PESQUISA, EVITANDO QUE A PROBLEMÁTICA FIQUE RESTRITA A UMA INTERROGAÇÃO. CABE, INCLUSIVE, DELIMITÁ-LA NO TEMPO E NO ESPAÇO.

5 HIPÓTESES DA PESQUISA PROVÁVEIS RESPOSTAS AO PROBLEMA LEVANTADO (não usar interrogação, mas assertivas)

6 QUESTÕES NORTEADORAS INDAGAÇÕES DERIVATIVAS DO ENUNCIADO DO PROBLEMA (caso não opte por trabalhar com hipóteses)

7 JUSTIFICATIVA PESSOAL, SOCIAL E CIENTÍFICA (social - enfatizar os princípios da relevância, oportunidade e viabilidade do estudo, bem como a contribuição social para a organização ou para a administração pública)

8 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS (os específicos devem guardar nexo com o geral. Por outro lado, começar com as operações menos para as mais complexas)

9 METODOLOGIA TIPOLOGIA QUANTO AOS OBJETIVOS; MÉTODO UTILIZADO; EXPOSIÇÃO DA NATUREZA DO OBJETO; ABORDAGENS UTILIZADAS; DISCRIMINAÇÃO DAS FONTES BIBLIOGRÁFICAS, DOCUMENTAIS E ELETRÔNICAS; PESQUISA DE CAMPO - UNIVERSO, AMOSTRA, CRITÉRIO AMOSTRAL, INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS, PRÉ-TESTAGEM, APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E EXPLICITAÇÃO DA TABULAÇÃO E TRATAMENTO DOS DADOS

10 SINOPSE DAS SEÇÕES OU CAPÍTULOS (desenvolvimento do trabalho)
+ SINOPSE DAS SEÇÕES OU CAPÍTULOS (desenvolvimento do trabalho)

11 ESBOÇO DO CORPO DO TRABALHO
TÍTULO E SUBTÍTULOS DOS CAPÍTULOS OU SEÇÕES DO TRABALHO (indicar os expoentes que fundamentarão cada capítulo) OBS.: Caso já tenha algum capítulo iniciado, poderá sintetizá-lo.

12 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
Parte dedicada a apresentação das tabelas, gráficos e outras ilustrações decorrentes da coleta de dados da pesquisa empírica (de campo). Para cada questão do (s) instrumento (s) utilizado (s) resulta/implica em uma ilustração, seguida de comentário e inferência e/ou técnica qualitativa (análise de conteúdo, análise do discurso, etc.). OBS.: Nesta fase de pré-banca a conclusão não será exigida

13 CONCLUSÃO Parte final do texto ou Relatoria da Pesquisa, na qual tem início com uma retrospectiva dos pontos-chave de cada capítulo/seção/parte, seguida da explicitação do alcance dos objetivos traçados na introdução, bem como a exposição da comprovação ou refutação das hipóteses. Ressalte-se a procedência do assentamento do juízo de valor do autor, de forma macro, sobre o objeto trabalhado. É facultada, no encerramento, a apresentação de recomendações/sugestões acerca de futuros desdobramentos sobre a temática explorada. OBS.: Nesta fase de pré-banca a conclusão não será exigida

14 REFERÊNCIAS OBEDECER AO QUE DISPÕE A NBR 6023:2003 DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) OBS.: Caso já tenha elaborado instrumento (s) de coleta de dados, estes serão apêndices.


Carregar ppt "A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google