A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para."— Transcrição da apresentação:

1 Francos Professor Romildo Tavares

2 Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para os outros povos bárbaros foi justamente a sólida estrutura política que ajudou na expansão. Algumas dinastias se destacaram. A primeira foi a Merovíngia. Foi nesta que começou a expansão do império Franco.

3 Surgimento do Reino Franco Clóvis (482 – 511), converteu-se para o cristianismo promoveu uma aliança com a Igreja Católica. O batismo de Clóvis teve consequências incalculáveis para os destinos da Igreja e da França. Clóvis, católico, foi considerado desde então o chefe do catolicismo.

4 Surgimento do Reino Franco Após sua morte, em 511, o Reino franco foi dividido entre os seus quatros filhos, conhecidos como reis indolentes (preguiçosos)

5 Surgimento do Reino Franco Os descendentes de Clóvis instituíram o Major Domus (Prefeito do Palácio) Destaque para: Carlos Martel (Vencedor da Batalha de Poitiers – 732) contra o expansionismo muçulmano.

6 Surgimento do Reino Franco Batalha de Poitiers - 732

7 Surgimento do Reino Franco Pepino, o Breve: Foi coroado rei ao destituir do poder o último rei indolente (Childerico) – Inicio da Dinastia carolíngia. Derrotou ao Lombardos (Itália Central) e presenteou à Igreja Católica (“Patrimônio de São Pedro)

8 Surgimento do Reino Franco Carlos Magno

9 Surgimento do Reino Franco Dinastia Carolíngia – Carlos Magno (filho de Pepino, o Breve) foi coroado Rei com o apoio da igreja católica. Estabeleceu uma igualdade entre O Papa e o Imperador. Desenvolveu um processo expansionista

10 Surgimento do Reino Franco Ajudou a igreja católica a cristianizar aos Saxões(povo bárbaro). Montou um império a serviço da igreja católica.

11 Surgimento do Reino Franco Após sua morte, foi substituído por Luís, o Piedoso. Enfrentou problemas internos, distúrbios monetários e grande diversidade sociocultural

12 Tratado de Verdun Dividiu o Império Franco entre os filhos de Luís, o Piedoso: Carlos, o Calvo – parte Ocidental. Lotário – parte Central. Luís, o Germânico – parte Oriental.

13 Visão Geral Uma crise de produção abateu-se pela Europa Ocidental e tornou a economia da época basicamente agrária. O grande latifúndio passou a ser autossuficiente. A terra era fértil, mas os instrumentos eram rudimentares para a produção. A grande propriedade estava centrada na mão dos reis, nobres e igreja.

14 Herança Germânica Comitatus: relação de fidelidade entre o chefe militar e os guerreiro. Originou a suserania e a vassalagem. Beneficium: doação em vida concedida pelo senhor – uso da terra.

15 Herança Romana  Colonato: Prática para fixar o homem e terra. Terra para tirar o sustento e obrigação de pagamento de tributos.  Precarium: Pequeno proprietário doava a terra ao grande proprietário e ganhava o direito de trabalhar na mesma.

16 Feudalismo. No Feudalismo, um feudo é a terra outorgada por um suserano ao vassalo, em troca de fidelidade e ajuda militar. Essa prática desenvolveu-se na Idade Média, após o colapso do Império Romano e foi a base para o estabelecimento de uma aristocracia fundiária.

17 Características Descentralização política: O rei era uma figura decorativa, pois quem efetivamente mandava no feudo era o senhor feudal. Economia agrária: as relações sociais de produção se desenvolveram em torno da terra, porque repousavam sobre uma economia predominantemente agrícola. Visão religiosa: Deus era a medida de todas as coisas. Predominância do Teocentrismo.

18 Característica Regime de Servidão: os camponeses, em sua maioria servos, estavam proibidos de abandonar os feudos; usavam a terra e pagavam taxas aos senhores feudais. Ruralização da sociedade: as cidades se despovoaram. A vida rural era predominante. Vínculos pessoais: o servo estava sujeito a um senhor feudal, que, por sua vez, seria vassalo de outro senhor feudal superior. Por último, estava o monarca.

19 Sociedade Feudal Rei Sr. Feudal/Clero Servos: camponeses, artesão e vilões

20 Visão Geral do Feudo

21 Impostos Corveia – O servo trabalhava nas terras do Sr. Feudal de 2 a 3 vezes por semana sem remuneração. Talha – 50% do produzido era entregue pelo servo ao Sr. Feudal.

22 Composição do Feudo Manso Senhorial: Melhores terra agricultáveis; abrigava o castelo, a fornalha e o moinho. Manso Servil: Terras cedidas aos servos para retirar o sustento e pagar os tributos. Manso Comunal: Incluíam o bosque, o pasto e a floresta.

23 Impostos  Banalidade – O servo pagava para poder usar os instrumentos do Feudo (forno/moinho).  Albergagem – O servo era obrigado a alimentar e hospedar o Sr. Feudal quando este estivesse em viagem.

24 Impostos Capitação – pagamento por cada cidadão vivo. Formariage – imposto do casamento entre servos. Mão-Morta – pago para a transmissão da terra entre um servo morte e seus filhos.

25 Impostos Taxa de Justiça – pago para que a justiça fosse aplicada (julgamento). Tostão de Pedro – pago para a manutenção da igreja.

26 Organização Política Suserano Aquele que doa a terra. Obrigações do Suserano Assegurar proteção militar aos vassalos. Prestar assistência judiciária.

27 Organização Política Vassalo  Aquele que recebe a terra. Obrigações do Vassalo  Prestar serviço militar.  Pagar taxas.  Comparecer ao tribunal do Senhor.

28 Cerimonia de Enfeudação

29 Senhores e Servos


Carregar ppt "Francos Professor Romildo Tavares. Surgimento do Reino Franco No Século V, os Francos ocuparam a região da Gália (Atual França). A diferença deles para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google