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13/10/2009 ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE Revisão de conceitos e Aplicação aos Processos para a Qaulidade.

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1 13/10/2009 ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE Revisão de conceitos e Aplicação aos Processos para a Qaulidade

2 13/10/2009 Estatística é a ciência que apresenta processos próprios para coletar, apresentar e interpretar adequadamente conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não. Pode se dizer que seu objetivo é o de apresentar informações sobre dados em análise para que se tenha maior compreensão dos fatos que os mesmos representam.

3 13/10/2009 A Estatística subdivide-se em três áreas: a) descritiva, b) probabilística, c) inferencial.

4 13/10/2009 Algumas definições: População: conjunto de elementos que tem pelo menos uma característica em comum. Amostra: subconjunto de elementos de uma população. Este subconjunto deve ter dimensão menor que o da população e seus elementos devem ser representativos da população.

5 13/10/2009 Em se tratando de conjuntos- subconjuntos, estes podem ser: Finitos: possuem um número limitado de elementos. Infinitos: possuem um número ilimitado de elementos.

6 13/10/2009 Variável qualitativa: é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades. Também são denominadas variáveis categóricas.

7 13/10/2009 Variável quantitativa: é uma variável que assume como possíveis valores, números.

8 13/10/2009 Classificação de Variáveis Variável qualitativa nominal: é uma variável que assume como possíveis valores, atributos ou qualidades e estes não apresentam uma ordem natural de ocorrência. Exemplo: meios de informação usados pelos alunos do CSTGQ: televisão, revista, internet, jornal.

9 13/10/2009 Variável qualitativa ordinal: é uma variável que assume como possíveis valores atributos ou qualidades e estes apresentam uma ordem natural de ocorrência. Exemplo: estado civil dos alunos do CSTGQ: solteiro, casado, separado.

10 13/10/2009 Variável quantitativa discreta: é uma variável que assume como possíveis valores números, em geral inteiros, formando um conjunto finito ou enumerável. Exemplo: número de aprovações, por disciplina, dos alunos do CSTGQ no ano de 2009.

11 13/10/2009 Variável quantitativa contínua: é uma variável que assume como possíveis valores números, em intervalos da reta real e, em geral, resultantes de mensurações. Exemplo: peso (quilogramas) dos alunos do CSTGQ: 58, 59,

12 13/10/2009 Distribuição de Frequência Os dados brutos de cada variável quantitativa podem ser organizados em uma ordem crescente ou decrescente, denominado rol

13 13/10/2009 O rol torna rápido identificar maiores e menores valores ou concentrações de valores no caso de variáveis quantitativas. Estes números (menor e maior valor observado) servem de ponto de partida para a construção de tabelas para estas variáveis.

14 13/10/2009 Para as variáveis qualitativas, pode se construir um rol em ordem temporal ou alfabética, por exemplo. Exemplo: lista de chamada em ordem alfabética, ou por entrada no vestibular, ou por idade, etc.

15 13/10/2009 É a diferença entre o menor e maior valor observado da variável X, denominada amplitude total AT = xmax – xmin que definirá a construção de uma distribuição de freqüência pontual ou em classes.

16 13/10/2009 Distribuição de freqüência pontual Com que frequência um determinado dado ocorre na população ou na amostra?

17 13/10/2009 Freqüência relativa: fi= F/n n é o tamanho da amostra, devendo ser substituída por N se os dados forem populacionais.

18 13/10/2009 Freqüência relativa em percentual fi% = fi.100 representa o percentual de observações que pertencem àquela categoria.

19 13/10/2009 Outros dois tipos de frequência a freqüência absoluta acumulada: obtidas somando-se a freqüência absoluta do valor considerado, às freqüências absolutas anteriores a este mesmo valor. a freqüência acumulada relativa: é o percentual da freqüência anterior

20 13/10/2009 Distribuição de freqüência em classes a)li |____ Li, b)li ____| Li, c) li |____| Li, d) li ____ Li

21 13/10/2009 Qual é o tamanho da classe? k = d. AT onde n é o número de elementos da amostra, AT é a amplitude total dos dados e d é o número de decimais de seus elementos. ou k= (n) 1/2

22 13/10/2009 A amplitude de classe, h, é definida por: h= AT/k todas as classes terão a mesma amplitude, o que permitirá a construção de gráficos e cálculo de medidas descritivas

23 13/10/2009 Construa uma distribuição de freqüência completa para a variável comprimento de cada uma das amostras de fósforos e também para o universo estudado.


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