A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia
Profa. Ruth Helena Cristo Almeida

2 Imagens do chamado “Meio Rural”

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12 Visões do chamado “Meio Urbano”

13

14

15

16

17

18

19

20 RELAÇÕES ENTRE MUNDO RURAL E MUNDO URBANO
Histórico, situação atual e pistas para o futuro João Ferrão

21 Relações rural-urbano: uma história que importa compreender
A velha oposição entre o mundo rural e o mundo urbano: complementaridade e simbiose?

22 Tetralogia Uma função principal: a produção de alimentos;
Uma atividade econômica dominante: a agricultura; Um grupo social de referência: a família camponesa, com modos de vida, valores e comportamentos próprios; Um tipo de paisagem que reflete a conquista de equilíbrios entre as características naturais e o tipo de atividades humanas desenvolvidas.

23 Este mundo rural secular opõe-se claramente ao mundo urbano, marca do por funções, atividades, grupos sociais e paisagens não só distintos mas, mais do que isso, em grande medida construídos “contra” o mundo rural. É o “mundo da FALTA”.

24 Esta oposição tende a ser
encarada como “natural” e, por isso, recorrentemente associada a relações de natureza simbiótica: Ou seja, Campo e cidade são visualizados como complementares e mantêm um relacionamento estável num contexto (aparentemente?) marcado pelo equilíbrio e pela harmonia de conjunto.

25 Então....hoje está cada vez mais difícil delimitar o que é rural e o que é urbano. E, este é um tema relevante porque a diferença espacial do que é rural e do que é urbano é cada vez menos importante.

26 Pode-se dizer que o rural hoje só pode ser entendido como um “continuum” do urbano do ponto de vista espacial; Do ponto de vista da organização da atividade econômica, as cidades não podem mais ser identificadas apenas com a atividade industrial, nem os campos com a agricultura e a pecuária.

27 O corte urbano/rural relacionava-se ao conflito entre duas realidades sociais diferentes (uma em declínio, outra em ascensão. A dicotomia urbano-rural procurava representar, portanto, as classes sociais que contribuíram para o aparecimento do capitalismo ou a ele se opunham na Europa do século XVII e não propriamente um corte geográfico.

28 É a partir daí que o “urbano” passou a ser identificado com o "novo", com o "progresso" capitalista das fábricas; O Rural ou a "classe dos proprietários rurais", com o "velho" (ou seja, a velha ordem social vigente) e com o "atraso" no sentido de que procuravam impedir o progresso.

29 Uso do discursos para interesse econômico
Os americanos intensificaram a identificação do meio rural com atrasado para justificar as suas propostas intervencionistas "de fora", entre as quais os programas de assistência técnica e extensão rural. Daí a proposta de modernização ser entendida como a introdução de "novos fatores” que incluíam desde as sementes geneticamente melhoradas da Revolução Verde, os adubos e defensivos químicos, as máquinas e equipamentos, até a educação formal, nos moldes urbanos.

30 Visando corrigir essa distorção o IBGE introduziu no Censo de 1991 outras unidades territoriais além das tradicionalmente utilizadas: Urbana; Rural; Urbana isoladas; Áreas especiais (de conservação e preservação ambiental, comunidades indígenas, etc); Aglomerados subnormais (favelas e similares); Áreas urbanizadas (dentro do perímetro legal e que apresentam efetiva urbanização); Áreas não urbanizadas (dentro do perímetro mas que não apresentam efetiva urbanização) Aglomerados de extensão urbana Assentamentos externos ao perímetro urbano legal, mas desenvolvidas a partir da expansão de uma cidade ou vila.


Carregar ppt "Universidade Federal Rural da Amazônia Sociologia Rural e Agricultura Familiar e Sociologia Profa. Ruth Helena Cristo Almeida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google