A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA."— Transcrição da apresentação:

1 Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA

2

3

4 O que são as capitanias hereditárias? 1. São pedaços de terra concedidas a donatários, comandantes dentro de sua capitania. Eles tinham por obrigação governar, colonizar, resguardar e desenvolver a região com recursos próprios. 2. Em 1534 o rei de Portugal decidiu repartir o Brasil em 15 lotes ( capitanias hereditárias) que iam do litoral até o limite estipulado pelo Tratado de Tordesilhas – 3. Esse sistema já era utilizado pelo governo português na Ilha da Madeira e nos Açores.

5  A Coroa Portuguesa precisava defender a região costeira de ataques e não tinha recursos financeiros ou humanos.

6 Como alguém se tornava um donatário? Através de dois documentos: * Carta de Doação : atribuía ao donatário a posse hereditária da capitania, sendo proibida a sua venda. ● Carta foral : Estabelecia os direitos e deveres dos donatários para com as terras.

7 Direitos e deveres dos donatários ● Criar um vilarejo e doar terras – as famosas sesmarias – a quem interessasse cultivá-las. Seus sesmeiros, após dois anos de uso, passavam a ser donos da terra. ● Desempenhar o papel de autoridade judicial e administrativa ● Escravizar os índios,

8 Direitos e deveres: ● Receber a vigésima parte dos lucros sobre o comércio do Pau-Brasil. ● PAGAR O DÍZIMO para o rei de Portugal,10% da receita adquirida. ● Cabia à Coroa portuguesa 1/5 dos metais preciosos encontrados nas terras do donatário. Te amo filhote...

9 TRÊS especificidades: 1. Das 15 capitanias apenas duas obtiveram bons resultados. 2. O rei ficava com os melhores lucros e os donatários com os maiores encargos. 3. Em apenas dez anos o governo portugues percebeu que o projeto de capitanias era insuficiente para colonizar o Brasil. 4. Apesar disso as capitanias hereditárias foram extintas em 28 de fevereiro de 1821.

10 As capitanias fracassaram por três motivos principais: 1. Queda no preço do açúcar no mercado internacional. 2. Ataques constantes dos indígenas 3. Presença estrangeira na costa brasileira. 4. O alto custo das capitanias levou 10 dos 12 donatários à falência financeira.

11 O Governo Geral e a colonização do Brasil

12 Objetivos do Governo Geral


Carregar ppt "Capitanias Hereditárias COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google