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O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala

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Apresentação em tema: "O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala"— Transcrição da apresentação:

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2 O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
Avaliar a educação é uma tarefa fundamental. A melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes é exigência de uma sociedade democrática e justa.

3 Avaliação Educacional em Larga Escala
Construção de referenciais de orientação da estrutura das Matrizes de Referência da Avaliação SisPAE. Elaboração dos instrumentos de medidas psicométricas e dos fatores associados ao desempenho escolar (provas e questionários de contexto pedagógico, de infraestrutura e socioeconômico). Aplicação. Processamento (técnico e estatístico). Análise de apresentação de resultados; Capacitação dos professores, gestores, e especialistas em educação relativa aos aspectos metodológicos, elaboração de itens e análise dos resultados.

4 Plano Logístico da Avaliação 1. Desenho da Avaliação 2
Plano Logístico da Avaliação 1. Desenho da Avaliação 2. Preparação dos Instrumentos de Avaliação 3. Princípios Metodológicos da Composição dos Cadernos 4. Elaboração de Provas Especiais 5. Questionários

5 Plano Logístico da Avaliação
Materiais de Orientação: Manuais de Orientação (Módulos I e II) Materiais de Controle – Formulários Materiais de Aplicação – Cadernos/Questionário e Folhas de Respostas

6 Plano Logístico da Avaliação
Logística e Segurança Cadastro dos Alunos e Escolas Codificação dos Instrumentos Impressão dos Instrumentos Reserva Técnica Empacotamento Distribuição do Material da Avaliação Plano de Treinamento

7 Plano Logístico da Avaliação
Preparação para a Aplicação Aplicação da Avaliação Recolhimento do material após aplicação Processamento de Dados Relatórios e Revistas Capacitação

8 Realização do SisPAE – edição 2015
Ensino Fundamental (EF): 4º e 5º anos; 7ª e 8ª séries Ensino Médio (EM): 1ª, 2ª e 3ª séries; 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do Ensino Integrado Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME Casas Familiares Rurais

9 Componentes Curriculares Avaliados
Língua Portuguesa (Linguagens) Matemática

10 Abrangência Administração Escolas Turmas Alunos Rede Estadual 892
13.053 Rede Municipal 3.153 15.546 Total 4.045 28.599

11 Calendário Data Prova Ano/Série 18/11/2015
Língua Portuguesa (Linguagens) 4º e 5º anos EF Língua Portuguesa e Matemática Questionário 7ª e 8ª séries EF 1ª, 2ª e 3ª séries EM 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries EM Integrado Sistema de Organização Modular – SOME Casas Familiares Rurais 19/11/2015 Matemática

12 Permanência mínima em sala: 1 hora
Horário das Provas Duração da prova: 2 horas e trinta minutos e mais uma hora para responder questionário. Permanência mínima em sala: 1 hora Turno Início Término Manhã 8h 11h30min Tarde 14h 17h30min Noite 19h 22h30min

13 Instrumentos de Avaliação
1. Cadernos Integrados de Provas e Questionário 4º e 5º anos EF: Língua Portuguesa (Linguagens) Matemática e Questionário 7ª e 8ª séries EF e 1ª, 2ª e 3ª séries EM Língua Portuguesa, Matemática e Questionário 2. Folhas de Respostas (integram os Cadernos) 3. Questionários (Diretor/Gestor e Professores)

14 Cadernos Integrados

15 Cadernos Integrados

16 Questionário do(a) Diretor(a)

17 Questionário da Escola (infraestrutura)

18 Questionário do Professor Coordenador

19 INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO
Manual de Orientação – Módulos Manual do Técnico de Referência Manual do Supervisor Manual do Aplicador

20 Manuais

21 Manuais

22 Manuais

23 Manuais

24 INSTRUMENTOS DE CONTROLE
Carta de Apresentação do Supervisor Termo de Compromisso e Sigilo do Aplicador Formulário de Controle de Aplicação Formulário de Supervisor Formulário Técnico de Referência Planilhas de Controle de Recebimento/Devolução

25 Carta do Diretor/ Gestor de Escola

26 Termo de Compromisso e Sigilo do Aplicador

27 Formulário do Controle de Aplicação

28 Formulário do Controle de Polo

29 Formulário do Supervisor de Escola

30 Material encaminhado para a Escola
Quantidade Planilhas de controle de recebimento dos pacotes Soltas na 1ª caixa do 1º dia 1 / escola 1ª CAIXA DA ESCOLA Questionário do Diretor Questionário da Infraestrutura Questionário do Professor 1 / turma Termo de compromisso e sigilo Aplicador Pacote plástico de retorno tipo 1 Folha de Rosto para pacote plástico de retorno

31 Material enviado para a Escola
4º e 5º anos EF PACOTE / TURMA Cadernos Integrados de Provas e Questionário 1 / aluno Formulário de Controle da Aplicação 2 / turma Pacote plástico de retorno tipo 1 Pacote plástico de retorno tipo 2 1 / turma Folha de Rosto para saco plástico de retorno CAIXA / ESCOLA Provas ampliadas 1 / aluno de acordo com mapeamento

32 Material enviado para a Escola
7ª e 8ª séries EF 1ª, 2ª e 3ª séries EM PACOTE / TURMA Cadernos Integrados de Provas e Questionário 1 / aluno Formulário de Controle da Aplicação 1 / turma Pacote plástico de retorno tipo 1 Pacote plástico de retorno tipo 2 Folha de Rosto para saco plástico de retorno CAIXA / ESCOLA Provas ampliadas 1 / aluno de acordo com mapeamento

33 Intervalo

34 Avaliação - Aplicação do SisPAE 2014
Base de Dados com informações desatualizadas Impossibilidade de pré-identificar os instrumentos de avaliação Participação de Representantes de Polo em treinamento que não atuaram como Técnicos de Referência e/ou não passaram informações para os responsáveis A avaliação foi realizada com sucesso (atividade grandiosa e complexa) Dificuldade da aplicação nas zonas rurais Dificuldade na devolução de instrumentos material devolvido em desacordo com as instruções (aplicador); Material que chegou no posto após rota de retirada.

35 ESTRUTURA DAS EQUIPES 1. Equipe Central
Secretaria da Educação do Estado do Pará NAEd – Núcleo de Avaliação Educacional de Educação Unidade SEDUC na Escola Secretaria Municipal de Educação Unidade Regional de Educação VUNESP – Fundação para o Vestibular da UNESP 2. Equipe Regional Técnico de Referência da Rede Estadual Técnico de Referência da Rede Municipal Supervisor de Escola 3. Equipe Local Diretor da Escola Aplicador

36 Atribuições: Coordenador de Polo
Implementação geral dos trabalhos no Município e escolas Interagir com a SEDUC, instituições parceiras e escolas Designar o Técnico de Referência

37 Atribuições: Técnico de Referência
Tomar conhecimento e seguir as orientações do NAEd. Cumprir as normas e procedimentos estabelecidos em Manual e na reunião de treinamento. Administrar a implementação geral dos trabalhos, em consonância com a Coordenação de Polo. Manter contato com o Coordenador de Polo. Interagir com a SEDUC, instituições parceiras e escolas.

38 Atribuições: Técnico de Referência
Assegurar que os trabalhos com a qualidade requisitada. Cumprir o cronograma proposto. Designar, treinar e alocar Supervisores de Escola. Zelar pelo cumprimento das normas e orientações referentes ao processo avaliativo. Divulgar, para os Diretores das Escolas, as datas e os procedimentos aplicáveis à avaliação, ressaltando a necessidade e a importância da participação, nos dias das provas, de todos os alunos dos anos/séries a serem avaliados. Organizar e coordenar o recebimento do material enviado pela VUNESP.

39 Atribuições: Técnico de Referência
Garantir o sigilo absoluto das informações contidas nos cadernos de provas, determinando a adoção de medidas de segurança nas etapas de acondicionamento e recolhimento dos materiais de aplicação. Informar aos Diretores das Escolas sobre a presença do Supervisor de Escola. Entregar a cada Supervisor de Escola o material de aplicação. Organizar plantão para esclarecimento de dúvidas, no Polo, nos dias de aplicação.

40 Atribuições: Técnico de Referência
Supervisionar todo o processo avaliativo e tomar as decisões pertinentes para assegurar o bom andamento da avaliação. Coordenar o recebimento do material utilizado na avaliação das respectivas escolas, checando os dados discriminados nas etiquetas dos pacotes ou folha de rosto, conforme planilha de recebimento. Garantir a segurança, sigilo e inviolabilidade do material de avaliação até a sua devolução. Preencher Formulário de Controle. Preparar o material de avaliação para recolhimento da VUNESP ou para despachar pelos Correios. Obs.: Importante salientar aos Supervisores a necessidade de que os Aplicadores deverão estar atentos aos procedimentos descritos no Manual, principalmente quanto às Provas/Questionário de 4º e 5º anos EF (utilização do mesmo caderno em dois dias de aplicação).

41 Intervalo

42 Atribuições: Supervisor de Escola
Tomar conhecimento e seguir as orientações do NAEd. Cumprir rigorosamente os horários estabelecidos. Participar de reunião de treinamento. Cumprir as normas e procedimentos estabelecidos.

43 Atribuições: Supervisor de Escola
Receber e transportar até a escola, o material de aplicação e as provas, garantindo a sua segurança. Treinar os Aplicadores, indicados pelos Diretores de Escola. Organizar, monitorar, controlar a qualidade e a segurança no processo avaliativo nas unidades escolares de sua responsabilidade. Manter contato com o Técnico de Referência. Supervisionar o trabalho de aplicação nas escolas sob sua responsabilidade.

44 Atribuições: Supervisor de Escola
Receber e conferir o material de prova, após a sua aplicação. Garantir a segurança, sigilo e inviolabilidade dos cadernos de provas/questionário e folhas de respostas, até a sua devolução no Polo Preencher Formulário de Controle. Devolver o material da avaliação para o Técnico do Polo. Obs.: Importante salientar aos Aplicadores que redobrem a atenção aos procedimentos descritos no Manual, principalmente quanto às Provas/Questionário de 4º e 5º anos EF (utilização do mesmo caderno em dois dias de aplicação).

45 Atribuições do Aplicador
Participar da reunião de orientação. Tomar ciência de todas as atividades a serem executadas passo a passo, descritas no Manual. Cumprir, rigorosamente, as orientações e procedimentos constantes do Manual. Assinar o Termo de Compromisso e Sigilo do Aplicador.

46 Atribuições do Aplicador
Zelar pela segurança e sigilo dos cadernos de prova/questionário e folhas de respostas. Transmitir clara e corretamente os procedimentos de cada prova. Orientar os alunos quanto ao uso do material de avaliação. Preencher o Formulário de Controle de Aplicação.

47 Atribuições do Aplicador
Não circular com material de prova, fora da sala de aula. Conferir todo o material recebido para a aplicação. Encerrar a aplicação no tempo regulamentar. Encaminhar SMS com informações sobre a frequência dos alunos. Organizar e entregar todos os materiais de aplicação lacrados ao Diretor.

48 Intervalo

49 Execução das Ações de Treinamento Elaboração do Plano de Aplicação
Etapas para Aplicação Execução das Ações de Treinamento Elaboração do Plano de Aplicação Organização da Logística de Aplicação Aplicação Devolução de materiais

50 Elaboração do Plano de Aplicação Organização da Logística de Aplicação
Alocar os Aplicadores Distribuição Plantão Informar os Diretores Recolhimento

51 Atenção Data de reaplicação – analisada caso a caso
Turmas com número de alunos maior que o número de Cadernos Integrados de Prova: programar outra atividade. Envio de SMS para informar a frequência dos alunos: número 28595 Modelo: SISPAE<código identificador da sala> <número de alunos presentes> <número de alunos ausentes> Exemplo: Para uma sala com código “XXXXXXXX”, com 25 alunos presentes e 3 alunos ausentes, a mensagem deverá ser: SISPAE XXXXXXXX 25 3

52 Modelo de Plano de Aplicação
Polo (082) 03ª URE – Abaetetuba Alunos: Turmas: 644 Escolas: 83 Aplicador: 644 Supervisor: 17 Supervisor: 01 – Marco Antônio

53 Modelo de Plano de Aplicação
Escola Leonardo Negrão de Souza Aplicação 1º dia 2º dia Turma Período Nº de Alunos Aplicador 7ª EF – F8M901 Manhã 13 Américo ---- 7ª EF – F8M902 10 Mônica --- 7ª EF – F8T901 Tarde 09 7ª EF – F8T902 8ª EF – F8MR01 11 Fernanda 8ª EF – F8MR02 Larissa 8ª EF – F8TR01 05 8ª EF – F8TR02 06

54 Modelo de Plano de Aplicação
Escola Basílio de Carvalho Aplicação 1º dia 2º dia Turma Período Nº de Alunos Aplicador 7ª EF – F8M901 Manhã 33 Renata --- 7ª EF – F8T901 Tarde 26 7ª EF – F8T902 22 Paulo 8ª EF – F8MR01 Francisca 8ª EF – F8TR01 23 8ª EF – F8TR02 Marcelo 1ª EM – M1MR01 37 1ª EM – M1TR01 29 Antônio 25 Alexandre 2ª EM – M2MR01 16 2ª EM – M2TR01 30 Márcio 2ª EM – M2TR02 24 Marli 3ª EM – M3MR01 3ª EM – M3TR01 Denise

55 Modelo de Plano de Aplicação
Escola Acendendo as Luzes Aplicação 1º dia 2º dia Turma Período Nº de Alunos Aplicador 4º EF – F4M901 Manhã 25 Ana 4º EF – F4T902 Tarde 28 5º EF – F5T901 24 Cristiane 5º EF – F5T902 Katia

56 Modelo de Plano de Aplicação
Escola Francisco Leite Lopes Aplicação 1º dia 2º dia Turma Período Nº de Alunos Aplicador 4º EF – F4M901 Manhã 30 Madalena 4º EF – F4M902 23 Leopoldo 4º EF – F4T901 Tarde 26 5º EF – F5M901 29 Dora 5º EF – F5T901 22 5º EF – F5M902 28


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