A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Desenvolvimento de Produtos Professora Msc.: Gabriela Fonseca Parreira Belo Horizonte 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Desenvolvimento de Produtos Professora Msc.: Gabriela Fonseca Parreira Belo Horizonte 2010."— Transcrição da apresentação:

1 O Desenvolvimento de Produtos Professora Msc.: Gabriela Fonseca Parreira Belo Horizonte 2010

2 O engenheiro de produção: EntradasProcessoSaídas

3 O engenheiro de produção: O engenheiro de produção é principalmente um engenheiro de processo. Os demais engenheiros atuam principalmente na engenharia do produto.

4 O que as organizações nos fornecem? Bens Tangíveis Transportáveis Estocáveis Não simultâneos Baixo contato com o consumidor Qualidade Serviços Intangíveis Intransportáveis Não estocáveis Simultaneidade Alto contato com o consumidor Qualidade

5 Produtos e serviços Petrolífera Máquinas Restaurante Consultoria gerencial Clínica Psicoterápica ProdutosServiços Facilitadores Serviços mais que Facilitadores

6 Independentemente de produtos ou serviços... São 5 os principais objetivos de desempenho das organizações: Qualidade; Custo; Variedade; Confiabilidade Rapidez

7 Necessidade de... Alinhar o objetivo de desempenho ao desenvolvimento do produto/serviço. As empresas precisam ter um processo de desenvolvimento de produtos e um projeto de desenvolvimento de produto.

8 Processo??? Projeto??? Processo de Desenvolvimento de Produtos: Situa-se na interface entre a empresa e o mercado; Deve antecipar as necessidades do mercado; Propor soluções (por meio do projeto); Estratégico: necessidades em todas as fases do ciclo de vida do produto; Objetivo: desenvolver mais rápido que os concorrentes, a um custo competitivo, assegurando a manufaturabilidade; Exemplo: Coca-cola Inserção da coca-cola light

9 Processo??? Projeto??? Projeto: Tem um objetivo único; Tem um início e um fim; Cada produto/processo desenvolvido necessita de um projeto de desenvolvimento; Está no interior do processo de desenvolvimento; É algo mais específico que o processo; Exemplo: Projeto de construção de um novo edifício.

10 Tipos de Projeto Baseados na Inovação P & D avançado Conceito Novo Próxima Geração Adição de Produto à família Melhoria em um dep. Incrementais e Derivados Ajustes e mudanças incrementais Inovações radicais Próxima geração ou plataforma Projetos incrementais e derivados Alianças

11 Tipos de Projeto Baseados na Inovação P & D: Não se trata de um projeto de produto, mas de uma pesquisa avançada; Cria conhecimento para futuros projetos; Novas tecnologias, novos materiais, etc.; Exemplo: desenvolver malhas a base de PET

12 Tipos de Projeto Baseados na Inovação Projetos radicais (breaktrought): são os que envolvem significativas modificações no projeto do produto ou do processo existente, podendo criar uma nova categoria ou família de produtos para a empresa. Como nesse tipo de projeto, são incorporadas novas tecnologias e materiais, eles normalmente requerem um processo de manufatura também inovador.

13 Tipos de Projeto Baseados na Inovação Projetos plataforma ou próxima geração: normalmente representam alterações significativas no projeto do produto e ou do processo, sem a introdução de novas tecnologias e materiais, mas representando um novo sistema de soluções para o cliente. Esse novo sistema de soluções pode representar uma próxima geração de um produto ou de uma família de produtos anteriormente existentes. Também pode representar o projeto de uma estrutura básica do produto que seria comum entre os diversos modelos que compõem uma família de produtos. Para funcionar como plataforma, um projeto deve suportar toda uma geração de produtos e/ou processos e ter ligação com as gerações anteriores e posteriores. Exemplo indústria automotiva: Nissan Note vai ganhar nova geração na plataforma V

14 Tipos de Projeto Baseados na Inovação Projetos incrementais ou derivados: envolvem projetos que criam produtos e processos que são derivados ou com pequenas modificações com relação aos produtos já existentes. Esses projetos incluem versões de redução de custos e projetos com inovações incrementais nos produtos e processos. Requerem menos recursos, pois partem dos produtos ou processos existentes, estendendo sua aplicabilidade e ciclo de vida.

15 Tipos de Projeto Baseados na Inovação Follow-Source: Não requer alterações tecnológicas; Unidade local adapta para condições locais; Envolve validação do processo, equipamentos, ferramentas, a produção do lote piloto e o início da produção. Exemplo: USMINAS – Transferência de tecnologia do Japão para o Brasil.

16 Processos relacionados com o desenvolvimento de produtos Pré- des.Des.Pós-des. PE VenderMonitorar mercado Atender cliente P&D Distribuição Suprimentos Produção Assistência Técnica Processo de Desenvolvimento de Produtos

17 O processo de desenvolvimento Início no consumidorTérmino no consumidor Marketing: reunir informações de clientes (a, às vezes, de não clientes) para compreender suas necessidades e expectativas e também para procurar possíveis oportunidades de mercado.

18 O processo de desenvolvimento Tarefa dos projetistas de produtos e serviços: analisar as necessidades e expectativas dos clientes, como interpretadas pelo marketing, e criar uma especificação para o produto ou serviço. Essa é uma tarefa complexa que envolve a combinação de muitos aspectos diferentes dos objetivos operacionais de uma empresa.

19 Equipe: Estrutura funcional: Diretor Executivo Gerente Funcional Gerente Funcional Gerente Funcional Pessoal

20 Equipe Estrutura por projeto Diretor Executivo Gerente Projeto C Gerente Projeto B Gerente Projeto A Pessoal

21 Equipe Diretor Executivo Gerente de Programas Gerente Funcional Gerente Funcional Pessoal Gerente de Projetos Gerente de Projetos Estrutura matricial: Estrutura de Projeto Peso Pesado e Estrutura de Projeto Peso Leve

22 Fatores Gerenciais que afetam o desempenho do PDP Integração do PDP com as estratégias de mercado, de produto e de desenvolvimento tecnológico: as estratégias de mercado, de produto e de desenvolvimento tecnológico da empresa devem ser o ponto de partida do PDP e as atividades realizadas ao longo do PDP devem estar alinhadas a essas estratégias. Fluxo de projetos adequados do ponto de vista das estratégias competitivas da empresa. Planejamento integrado do conjunto de projetos: o conjunto de produtos da empresa não representa unidades isoladas; eles são relacionados e interdependentes, pertencendo a uma mesma família. O mesmo ocorre com o conjunto dos projetos, os quais são interdependentes e relacionados em maior ou em menor grau, compartilhando tecnologias, componentes, projetos básicos, etc.

23 Fatores Gerenciais que afetam o desempenho do PDP Desenvolvimento: os times, no sentido de uma equipe coesa, integrada e que compartilha uma mesma visão e os objetivos do projeto, são os responsáveis diretos pelo desenvolvimento, ou seja, eles transformam as informações sobre os mercado e sobre as tecnologias em informações para a realização de todas as fases do ciclo de vida dos produtos. Interdisciplinaridade; Existência de um facilitador; Afinidade entre seus membros; Time peso-pesado tem tido bom desempenho.

24 Fatores Gerenciais que afetam o desempenho do PDP Papel dos líderes e dos gerentes de projetos: os líderes fazem a ligação do time com a alta administração da empresa e com os administradores das áreas funcionais, gerenciam as atividades dos projetos e mantêm a motivação dos times; Capacidade de resolver conflitos; Isolar o time de problemas exteriores; Prover recursos; Bom ambiente de trabalho. Envolvimento da cadeia de fornecedores e clientes: quanto mais cedo o envolvimento dos fornecedores, menor o tempo de conclusão do projeto (time to market). Antecipa a solução de problemas. Quanto aos clientes, seu envolvimento melhora a adequação do conceito do produto às necessidades dos usuários.

25 Fatores Gerenciais que afetam o desempenho do PDP Integração das áreas funcionais da empresa: permite a prevenção e a resolução antecipada de problemas por meio da colaboração e da troca de informações; Estruturação das etapas e atividades do processo: O PDP, assim como qualquer tipo de processo de negócio, pode ser apresentado simbólica e formalmente por meio de um modelo de referência, que descreve as atividades, os resultados esperados, os responsáveis, os recursos disponíveis, as ferramentas de suporte.

26 Modelo de referência Modelo geral para sua gestão; Envolve: gestão estratégica, gestão operacional de desenvolvimento, ciclos de resolução de problemas, de melhoria, de aprendizagem. Cada empresa tem um modelo de referência que é considerado mais adequado.

27 Visão geral do modelo Três macrofases: Pré-desenvolvimento; Desenvolvimento; Pós-desenvolvimento; Foco aqui: empresas de manufatura de bens de consumo duráveis e de capital; Fases de pré- e pós-desenvolvimento são mais genéricas e podem ser utilizadas em outros tipos de empresa com pequenas alterações. Desenvolvimento: enfatiza aspectos tecnológicos correspondentes à definição do processo em si, suas características e forma de produção.


Carregar ppt "O Desenvolvimento de Produtos Professora Msc.: Gabriela Fonseca Parreira Belo Horizonte 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google