A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO. O SALÁRIO SE ORIGINA BASICAMENTE DO VALOR DO CARGO E, DENTRO DELE, AS EVENTUAIS VARIAÇÕES TÊM ORIGEM, DE UM LADO,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO. O SALÁRIO SE ORIGINA BASICAMENTE DO VALOR DO CARGO E, DENTRO DELE, AS EVENTUAIS VARIAÇÕES TÊM ORIGEM, DE UM LADO,"— Transcrição da apresentação:

1 O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO

2 O SALÁRIO SE ORIGINA BASICAMENTE DO VALOR DO CARGO E, DENTRO DELE, AS EVENTUAIS VARIAÇÕES TÊM ORIGEM, DE UM LADO, NAS QUALIFICAÇÕES E, DE OUTRO, NA PERFORMANCE DOS SEUS OCUPANTES, DE ACORDO COM A POLÍTICA SALARIAL DA ORGANIZAÇÃO. O VALOR DO CARGO É DETERMINADO BASICAMENTE PELOS SEUS REQUISITOS, OS QUAIS POR SUA VEZ SÃO DETERMINADOS PELAS SUAS RESPONSABILIDADES, COMPLEXIDADES ETC. O SALÁRIO CORRETO DE UM CARGO DEVE CORRESPONDER A ESSES REQUISITOS E, SUPONDO QUE SE TRABALHE COM UM ÚNICO VALOR SALARIAL PARA CADA CARGO, O OCUPANTE, PARA FAZER JUS AO SALÁRIO, DEVE PREENCHER TAIS REQUISITOS. NESSE CASO, DEVE HAVER EQUILIBRIO ENTRE CARGO, HOMEM E SALÁRIO. CARGO = COLABORADOR = SALÁRIO.

3 O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO A CADA CARGO, OU A CADA GRUPAMENTO DE CARGOS DE MESMO VALOR, DEVE CORRESPONDER MAIS DE UM VALOR SALARIAL, DE MANEIRA A CONTEMPLAR DIFERENTES CONDIÇÕES DOS OCUPANTES DOS CARGOS. EXIGIR, COMO ÚNICA HIPÓTESE, QUE O OCUPANTE ESTEJA RIGOROSAMENTE DE ACORDO COM O CARGO NEM ABAIXO NEM ACIMA, É UMA POSTURA POUCO REALISTA. O QUE SE PRECISA, PORTANTO, É DISPOR DE MEIOS PARA DETERMINAR COMO O OCUPANTE ESTÁ EM RELAÇÃO AO CARGO E, ASSIM ESTABELECER O SALARIO ADEQUADO. A CADA CARGO DEVE CORRESPONDER, INICIALMENTE, UM VALOR SALARIAL RIGOROSAMENTE EQUILIBRADO COM ELE E, A PARTIR DESSE VALOR, DEVE SER ESTABELECIDA UMA FAIXA DE VALORES, COM UMA TOLERÂNCIA PARA CIMA E PARA BAIXO, PARA CONTEMPLAR DIRERENTES CONDIÇÕES DOS OCUPANTES.

4 O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO ASSIM, DEVE EFETIVAMENTE HAVER EQUILIBRIO ENTRE O CARGO E SEU VALOR CENTRAL. ESTANDO O OCUPANTE PRECISAMENTE DENTRO DO CARGO, O EQUILIBRIO DEVE SE ESTENDER A ELE. MUITAS SÃO AS POSSIBILIDADES DESSES TRÊS ELEMENTOS ESTAREM EM DESEQUILIBRIO. POR EXEMPLO, O CARGO PODE ESTAR EQUILIBRADO COM O HOMEM, MAS NÃO COM O SALÁRIO; O CARGO PODE ESTAR EQUILIBRADO COM O SALÁRIO E O HOMEM ESTAR ACIMA OU ABAIXO ETC. QUALQUER DESSES DESEQUILIBRIOS CAUSAM PROBLEMAS, TANTO PARA A ORGANIZAÇÃO QUANTO PARA O EMPREGADO.

5 O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO PORTANTO, AO ANALISARMOS QUALQUER PROBLEMA SALARIAL OU DE CARGO, DEVEMOS EXAMINAR SE HÁ DESEQUILIBRIO ENTRE OS TRÊS ELEMENTOS E, ASSIM, ATACARMOS A ORIGEM DO PROBLEMA. MELHOR AINDA É ADOTARMOS PROCEDIMENTOS QUE PREVINAM TAIS DESEQUILIBRIOS E SEUS PROBLEMAS. É CERTO, POREM QUE, PARA IDENTIFICARMOS ESSES DESEQUILIBRIOS, PRECISAMOS TER UMA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS MINIMAMENTE SISTEMATIZADA COM O VALOR DOS CARGOS DETERMINADOS E SALÁRIOS COERENTEMENTE ESTABELECIDOS.


Carregar ppt "O CARGO, O COLABORADOR E O SALÁRIO. O SALÁRIO SE ORIGINA BASICAMENTE DO VALOR DO CARGO E, DENTRO DELE, AS EVENTUAIS VARIAÇÕES TÊM ORIGEM, DE UM LADO,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google