A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA. Caracterização da Escola - 2012 250 Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA. Caracterização da Escola - 2012 250 Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor."— Transcrição da apresentação:

1 EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA

2 Caracterização da Escola - 2012 250 Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor

3 ProfessoresSérie/Disciplina Adenir Abrantes GomesCiências Alvina Maria da Silva A. TolentinoArte Ângela Maria PereiraGeografia Cleonice dos santos3º Ano Danilo da Silva MarteloInglês Dinalva Barbosa dos SantosEscola da Família Elizângela Medeiros da RochaArte Elza Porto5º Ano Francisco Olivio Botelho de carvalhoEd. Física Heriberto Buosi5º Ano Ivanilde Pereira SatinEtapa I Ivone Maria Lourenço FernandesLíngua Portuguesa Jane Patrícia Satin SantanaMatemática Jeniffer Santos Soares2º Ano Juliana Aparecida dos Santos Souza1º Ano Juliana de Oliveira Pinto4º Ano Kellenn Tatiane Frota GomesLíngua Portuguesa Valéria Céspedes GarciaEtapa II Vanessa Rufino Vieira Gomes MoritaHistória

4 ProfessoresSérie/Disciplina Adenir Abrantes GomesCiências Alvina Maria da Silva A. TolentinoArte Ângela Maria PereiraGeografia Cleonice dos santos3º Ano Danilo da Silva MarteloInglês Dinalva Barbosa dos SantosEscola da Família Elizângela Medeiros da RochaArte Elza Porto5º Ano Francisco Olivio Botelho de carvalhoEd. Física Heriberto Buosi5º Ano Ivanilde Pereira SatinEtapa I Ivone Maria Lourenço FernandesLíngua Portuguesa Jane Patrícia Satin SantanaMatemática Jeniffer Santos Soares2º Ano Juliana Aparecida dos Santos Souza1º Ano Juliana de Oliveira Pinto4º Ano Kellenn Tatiane Frota GomesLíngua Portuguesa Valéria Céspedes GarciaEtapa II Sem Professor Específico no Momento História Dos 19, apenas 7 participaram da formação em anos anteriores

5 Plano de Ação 2012 Ações de Formação Ações de Uso dos Laptops

6 Ações de Formação O que?Para quê?Como?Onde?Quando? Formação de Professores Fornecer subsídios mínimos para garantir o uso pedagógico dos laptops Através de encontros sistemáticas, onde a troca de experiências entre professores é possível Na própria escola Quinzenalmente – Nos HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo) ou HTPF (Hora de Trabalho Pedagógico Formação. Formação Alunos Integrados Aprofundar o conhecimento dos alunos, para que possam contribuir e auxiliar o professor no desenvolvimento das atividades. Através de encontros com a equipe local de formação, e de realização de atividades propostas. Na própria escola e em casa Quinzenalmente – Em horário oposto ao período que freqüenta. Lousa Interativa Ampliar as possibilidades pedagógicas de usar o laptop Orientação de como utilizar os recursos que a lousa oferece – Através do uso contínuo Na escola – sala onde a lousa está localizada Sempre que oferecido pela SME e/ou quando fizer necessário Projeto “Inclusão Digital” Atender solicitação da comunidade e garantir o acesso às tecnologias. Aulas práticas e teóricas – Ministrada pela monitora Laboratório de Informática da escola Assim que os equipamentos necessários forem adquiridos – No decorrer do ano letivo

7 Ações de Uso dos Laptops O que?Para quê?Como? Estimular o uso freqüente do equipamento nas aulas Garantir o uso das máquinas; Estimular/fortalecer o conhecimento; Despertar maior interesse nas atividades trabalhadas; Tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas; Possibilitar formas variadas de se ensinar/aprender um conteúdo; Acesso rápido às informações Fortalecer o corpo docente, de modo que se sintam seguros na utilização pedagógica do equipamento; Continuidade dos encontros de formação Ampliar as solicitações de tarefas e trabalhos extraclasse com o uso da ferramenta – Levar o laptop para casa Estimular a realização dos trabalhos; Oferecer oportunidades de pesquisa e busca de conhecimento à todos; Reforçar o conteúdo trabalhado em sala Criar um cronograma semanal de tarefas, a fim de que contemplem todas as disciplinas DROPitTO Facilitar o envio e a correção dos trabalhos feitos na máquina Orientar/Capacitar todos os alunos e professores para o uso do programa Valorização da utilização dos recursos da máquina (softwares) Gerar independência da internet; Mostrar que é possível desenvolver um plano de aula, sem a utilização da mesma. Explorar a máquina - Mostrar as possibilidades que a mesma apresenta/Exemplos Datas Comemorativas, Projetos e Ações Complementares Propiciar momentos de aprendizagem compartilhada; Ter acesso as diversas fontes de informação de maneira rápida e acessível; Complementar os conteúdos propostos Estimular as pesquisas e oferecer dicas e sugestões de como desenvolver um bom trabalho; Utilizar o laptop como recurso pedagógico, mais uma ferramenta que esta a disposição do professor

8 Cenários Desenvolvidos em 2012

9 DataProfessor Responsável DisciplinaSérie Recursos Utilizados (Laptop) Conteúdo DesenvolvidoMetodologia 01/03 Ângela Maria PereiraGeografia 8ªA sérieInternet A importância das Transnacionais na Economia Global Analisar texto, e pesquisar significado das palavras e expressões em destaque, elaborando um comentário individual; Localizar Multifuncionais, e organizar dados em tabelas; Construir mapa de fluxos, a partir de um mapa mudo, criar legendas e título, apontar origem e destino de cada produto 02/03 Juliana SouzaLíngua Portuguesa 1ªA AnoInternet Vogais Organizar os alunos em duplas,onde deverão completar, identificar e reconhecer as vogais ausentes nas palavras. 05/03Danilo MarteloInglês8ªAInternetComparativos e Superlativos Leitura e compreensão do texto introdutório - Pesquisar curiosidades do guines book; Realizar as atividades da apostila 06/03 Cleonice dos Santos Língua Portuguesa 3ºA Ano Internet, Kword Brinquedos Antigos- A importância de conservar os brinquedos Roda de conversa sobre o tema; Levantamento de informações; Pesquisa com familiares sobre brinquedos e brincadeiras antigas; Como conservar os brinquedo 08/03Danilo MarteloInglês7ªA Série Internet, Kword Momento histórico da música de Pink Floyd “We don’t need” nos EUA - Verbo Auxiliar “Do e Does” nas formas afirmativa, negativa e interrogativa Roda de conversa (sondagem), Pesquisar momento histórico dos EUA, época, moda, líderes; Relatar o que foi encontrado; Atividades utilizando os verbos auxiliares

10 DataProfessor Responsável DisciplinaSérie Recursos Utilizados (Laptop) Conteúdo DesenvolvidoMetodologia 13/03Heriberto BuosiMatemática 5ºA Ano Gerador de DiagramasGráficos Coleta de dados (idade dos alunos da sala). A partir destas informações criar gráficos, com legendas e cores diferenciadas, Análise dos resultados 13/03Ivone Lourenço Língua Portuguesa 7ªA sérieInternetMangás Pesquisa sobre o que são Mangás (Pesquisa sugerida pela apostila) 14/03Ivone Lourenço Língua Portuguesa 5ªA sérieInternet Fábulas – Monteiro Lobato e Millôr Fernandes Pesquisar fábulas do escritor Monteiro Lobato e do Millôr Fernandes, Realizar a leitura; Transcrever a que mais gostou, observando paragrafação, pontuação, acentuação e letras maiúsculas 15/03 Jane Patrícia satin Matemática6ªA série InternetCoordenadas Cartesianas Pesquisar no site de “Sud Mennucci” a localização dos alunos no distrito e município; Elaborar e ampliar mapa do distrito 15/03Jane Patrícia Satin Matemática8ªA série InternetEstatística – Média, Moda e Mediana Medidas de tendência central de uma pesquisa

11 Tá Acontecendo na Minha Escola! Professor Heriberto Buosi – 5º Ano Professora Jane Patrícia - Matemática


Carregar ppt "EMEF José Benigo Gomes EMEI Pingo de Luz UCAUCA. Caracterização da Escola - 2012 250 Alunos 19 Professores 2 Coordenadores 1 Diretor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google