A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas."— Transcrição da apresentação:

1 Ressurgimento Urbano

2 Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas dos Feudos. Próximo as rotas dos viajantes. Próximo as Feiras Próximo ao feudo. Ao lado Ocupação de antigas cidades abandonadas desde Imp. Romano

3 FEIRAS

4 BURGO

5 O ar da cidade torna o homem Livre. Inicialmente os burgos surgiram nas terras do senhor, os comerciantes pagavam altos impostos e sofriam saques dos nobres consecutivamente passaram a construir MURALHAS entorno do burgo. Inicialmente os burgos surgiram nas terras do senhor, os comerciantes pagavam altos impostos e sofriam saques dos nobres consecutivamente passaram a construir MURALHAS entorno do burgo. Com o tempo os comerciantes conseguiam a autonomia da região através da CARTA DE FRANQUIA que era adquirida através de pagamento da área utilizada, caso isto não funcionasse a opção era a luta ARMADA. Com o tempo os comerciantes conseguiam a autonomia da região através da CARTA DE FRANQUIA que era adquirida através de pagamento da área utilizada, caso isto não funcionasse a opção era a luta ARMADA.

6 PARIS – A MAIOR CIDADE MEDIEVAL.

7 Interior das Cidades Artesãos Artesãos Bancos Bancos Sapateiros Tecelão Ferreiro Hospedagem Taverna Casa de Câmbio

8 Monopólio Corporações de Ofício – União de artesãos de uma determinada ou de várias atividades impedindo a chegada de novos empreendedores evitando a concorrência. Corporações de Ofício – União de artesãos de uma determinada ou de várias atividades impedindo a chegada de novos empreendedores evitando a concorrência.

9 Artesãos e Casa de Câmbio

10 Clero, Nobreza e Servos Nobres – passaram a ter problemas já que os servos começaram a fugir dos feudos. E os nobres passaram a pagar o nobres em moeda, perdendo parte de suas riquezas para os mercadores que ficavam mais $$$. Nobres – passaram a ter problemas já que os servos começaram a fugir dos feudos. E os nobres passaram a pagar o nobres em moeda, perdendo parte de suas riquezas para os mercadores que ficavam mais $$$. Clero – passa a condenar a atividade comercial por causa da USURA=LUCRO. A condenação ao comércio possibilitou uma forma de trabalho ao judeu. Clero – passa a condenar a atividade comercial por causa da USURA=LUCRO. A condenação ao comércio possibilitou uma forma de trabalho ao judeu. Servo – a busca pela ascensão social. Servo – a busca pela ascensão social.

11 CRISE DO SÉCULO XIV

12 A Peste Negra Peste Negra ou Peste Bubônica – Inchaço ou ínguas, nas axilas ou virilhas levando a morte. Peste Negra ou Peste Bubônica – Inchaço ou ínguas, nas axilas ou virilhas levando a morte.

13 Causas Falta de higiene. Falta de higiene. Saneamento básico – esgoto a céu aberto. Saneamento básico – esgoto a céu aberto. As pragas: piolho, percevejo, pulgas, baratas e RATOS. As pragas: piolho, percevejo, pulgas, baratas e RATOS. Excesso de chuvas, más colheitas, invernos rigorosos queda na produção de alimentos. Excesso de chuvas, más colheitas, invernos rigorosos queda na produção de alimentos.

14 A ROTA DA PESTE NEGRA.

15 MAPA DA PESTE NEGRA

16 População As pessoas passaram a fugir para os feudos e contaminando seus familiares e amigos que estava no campo, além dos nobres e o clero. As pessoas passaram a fugir para os feudos e contaminando seus familiares e amigos que estava no campo, além dos nobres e o clero. Pais abandonavam filhos. Pais abandonavam filhos. Perseguições aos judeus responsabilizados pela doença. Perseguições aos judeus responsabilizados pela doença. O medo da MORTE propiciou o crescimento dos grupos religiosos fanáticos. “Flagelantes”. O medo da MORTE propiciou o crescimento dos grupos religiosos fanáticos. “Flagelantes”. Apesar de tudo isto os nobres passaram exigir mais dos servos quanto ao trabalho e impostos para repor as perdas com a peste. Apesar de tudo isto os nobres passaram exigir mais dos servos quanto ao trabalho e impostos para repor as perdas com a peste. Servos que se uniram e fizeram inúmeras revoltas pela Europa. Servos que se uniram e fizeram inúmeras revoltas pela Europa.


Carregar ppt "Ressurgimento Urbano. Renascimento das Cidades Formação dos Burgos Formação dos Burgos Novas rotas terrestres Novas rotas terrestres Áreas descampadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google