A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CARGO. CARGO A FORMA TRADICIONAL DAS ORGANIZAÇÕES ORDENAREM E AGRUPAREM AS TAREFAS ATRIBUIDAS ÀS PESSOAS QUE AS COMPÕEM EM UM CONJUNTO,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONSIDERAÇÕES SOBRE O CARGO. CARGO A FORMA TRADICIONAL DAS ORGANIZAÇÕES ORDENAREM E AGRUPAREM AS TAREFAS ATRIBUIDAS ÀS PESSOAS QUE AS COMPÕEM EM UM CONJUNTO,"— Transcrição da apresentação:

1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CARGO

2 CARGO A FORMA TRADICIONAL DAS ORGANIZAÇÕES ORDENAREM E AGRUPAREM AS TAREFAS ATRIBUIDAS ÀS PESSOAS QUE AS COMPÕEM EM UM CONJUNTO, MAIS OU MENOS FORMAL, CONSTITUI UM FATO ORGANIZACIONAL AO QUAL SE CONVENCIONOU CHAMAR DE CARGO. AS PESSOAS ESTÃO HABITUADAS, E ATÉ SOCIALMENTE CONDICIONADAS, A SE APRESENTAREM ATRAVÉS DO CARGO QUE OCUPAM: EU SOU CHEFE DE CONTABILIDADE, FULANO É ANALISTA DE SISTEMAS ETC. ÀS VEZES, O CARGO É SUBSTITUIDO POR UMA FORMA MAIS GENÉRICA QUE É A PROFISSÃO: FULANO É CONTADOR, CICRANO É ADMINISTRADOR ETC. MESMO NESSES CASOS, A PESSOA SE APRESENTA OU É APRESENTADA PELA SUA OCUPAÇÃO QUE, DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES, SE TRADUZ POR CARGO.

3 CARGO DENTRO DO SISTEMA TRADICIONAL DE REMUNERAÇÃO, TUDO ESTÁ CENTRADO NO CARGO. PRIMEIRO DEFINE-SE O CARGO E, DEPOIS, O PERFIL DO OCUPANTE, MAS SEMPRE DENTRO DOS LIMITES DO CARGO. EM RAZÃO DESSE PROCEDIMENTO, A DEFINIÇÃO CONSENSADA DA REAL NECESSIDADE DE EXISTIR O CARGO E TAMBEM DE SEU ALCANCE, RESPONSABILIDADE, AUTORIDADE ETC., É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA. AINDA DENTRO DESSA LINHA, OS REQUISITOS (ESCOLARIDADE, EXPERIÊNCIA, CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS, DOMINIO DE IDIOMA ETC), SÃO VOLTADOS PARA O CARGO E DEVEM ESTAR EQUILIBRADOS COM AS RESPONSABILIDADES, COMPLEXIDADES ETC., DESTE.

4 CARGO OS CARGOS TÊM EXISTÊNCIA FORMAL, COM SEU ALCANCE E AUTORIDADE CONSENSADOS E RECONHECIDOS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, SOMENTE MEDIANTE A EXISTÊNCIA DE UM DOCUMENTO, A DESCRIÇÃO DE CARGOS. A TITULAÇÃO ADEQUADA DO CARGO É IMPORTANTE, TANTO PARA REFLETIR, EM POUCAS PALAVRAS, O ALCANCE DO CARGO, COMO TAMBÉM PARA O EGO DO OCUPANTE. UMA DENOMINAÇÃO COM CONOTAÇÃO PEJORATIVA, ESTRANHA OU LONGA DEMAIS, FAZ COM QUE A PESSOS SE SINTA CONSTRANGIDA EM ANUNCIÁ-LA. ÀS VEZES, TEMOS QUE BUSCAR UM MEIO TERMO ENTRE REFLETIR A NATUREZA DO CARGO E ATENDER AO EGO DO OCUPANTE. É O CASO DO FAXINEIRO. PODEMOS OPTAR POR AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS, POR EXEMPLO.

5 CARGO OBSERVA-SE, ATUALMENTE, UMA TENDÊNCIA CRESCENTE E, TUDO INDICA, IRREVERSÍVEL, DO ALARGAMENTO DO CAMPO DE ATUAÇÃO DAS PESSOAS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES, ONDE SE BUSCA QUE AS PESSOAS SEJAM MAIS ECLÉTICAS, POLIVALENTES, DEIXANDO DE SE PRENDER APENAS A UM POSTO DE TRABALHO. ISTO DARÁ AOS CARGOS UM SENTIDO MAIS AMPLO, PODENDO CHEGAR AO PONTO DAS PESSOAS SEREM REMUNERADAS PELOS ASSUNTOS QUE DOMINA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO, DEIXANDO DE EXISTIR O ATUAL CONCEITO DE CARGO, CASO ESSE EXTREMO DE FATO OCORRER.


Carregar ppt "CONSIDERAÇÕES SOBRE O CARGO. CARGO A FORMA TRADICIONAL DAS ORGANIZAÇÕES ORDENAREM E AGRUPAREM AS TAREFAS ATRIBUIDAS ÀS PESSOAS QUE AS COMPÕEM EM UM CONJUNTO,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google