A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA"— Transcrição da apresentação:

1 TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA
Sidney Cavalcante da Costa SETEBES

2 OS PAIS APOSTÓLICOS

3 MOVIMENTO E INSTITUIÇÃO
Já haviam desaparecido as grandes visões do primeiro movimento estático, ficando em seu lugar um conjunto de idéias produtoras de certo conformismo eclesiástico. Perseverou o que era necessário para a vida das congregações.

4 DESCÊNCIA E ORDEM Originalmente, os verdadeiros mediadores da mensagem eram os portadores do Espírito, os “pneumáticos”, os que possuíam o pneuma. Sabemos porém que, segundo a carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 12 em especial, que ele já encontrara dificuldades com os portadores do Espírito porque produziam desordem. Nós agora temos normas e autoridades bem definidas. Quais eram essas normas e autoridades?

5 CÂNON E CRISTOLOGIA A primeira e básica autoridade era o Antigo Testamento. Em seguida a mais antiga coleção de escritos que mais tarde se incorporou no Novo Testamento. A levou mais de duzentos anos para decidir sobre os livros que entrariam no cânon do Novo testamento.

6 CÂNON E CRISTOLOGIA Ao lado desses escritos já havia um complexo de doutrinas éticas e dogmáticas consideradas tradicionais. “O Cânon de nossa tradição”. Verdade, evangelho, doutrina e mandamento. Criou-se então um credo para ser confessado pelos novos membros da igreja. Girava em torno da cristologia. Distinguia tanto do judaísmo como do paganismo.

7 AUTORIDADE DO BISPO SUCESSÃO APOSTÓLICA
O bispo representava o Espírito supostamente presente no interior da vida da congregação. O bispo foi se tornando cada vez mais importante nas lutas dos cristãos contra os pagãos, os judeus, os bárbaros e os hereges. Inácio escreveu na carta aos esmirnianos: “Onde está o bispo aí deveria estar à congregação”. Encontramos em Clemente de Roma traços da idéia de sucessão apostólica, os bispos representam os apóstolos.

8 DEUS UNO E CRIADOR Em face do mundo pagão no qual viviam os cristãos, importava ressaltar acima de tudo a idéia monoteísta de Deus. Lê-se no Pastor de Hermas: “Em primeiro lugar crê que Deus é uno, e que fez todas as coisas, a partir do nada”

9 DEUS UNO E CRIADOR Clemente exclama: “Ó grande demiurgo!”. Esses conceitos que nos parecem tão naturais hoje em dia eram importantes porque serviam de proteção contra o paganismo. A palavra “demiurgo” era usada por Platão e pelos gnósticos para designar um ser inferior ao Deus altíssimo.

10 IDÉIA DE DEUS CRIADOR E O CREDO APOSTÓLICO
Clemente afirmava que o grande demiurgo era o próprio Deus. É o que quer dizer o primeiro artigo do credo apostólico: “Creio em Deus Pai Todo Poderoso, criador do céu e da terra”. O Primeiro artigo do Credo é a grande muralha contra o paganismo.

11 DEUS SALVADOR E O LOGOS Governando todas as coisas, Deus tem um plano de Salvação. Inácio diz: “pois há um único Deus que se manifestou por meio de Jesus Cristo, seu Filho, que é seu logos, procedente do seu silêncio”.

12 DEUS SALVADOR, O LOGOS E A TRINDADE
Inácio, na sua carta aos efésios fala da “economia para o novo homem”. Há uma economia no pensamento trinitário: Pai, Filho e Espírito Santo”. O problema cristológico faz parte do problema soteriológico. Os pais apostólicos não acreditavam na imortalidade da alma. Os pais apostólicos com o advento de Cristo restabelecia a situação paradisíaca. Aí Ceia do Senhor e Batismo se tornam sacramentos.


Carregar ppt "TEOLOGIA NA IGREJA ANTIGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google