A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estância Turística de Santa Fé do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estância Turística de Santa Fé do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Estância Turística de Santa Fé do Sul
Secretaria Municipal de Educação Arranjo Educacional Profª Marilza B. de Almeida Marques

2 A importância do planejamento estratégico na educação

3 PLANEJAMENTO DEFINIÇÃO:
Planejamento é um processo de tomada de decisões. Planejamento é um método de ordenação de atividades com vistas a alcançar os objetivos propostos e, portanto,atingir um futuro desejado.

4 Planejar envolve definir objetivos ou metas da organização , estabelecer uma estratégia genérica para atingir estas metas e desenvolver completa hierarquia de planos para integrar e coordenar as atividades. A preocupação é tanto com os fins (o que deve ser feito) quanto com os meios (como deve ser feito).

5 Planejamento Estratégico
Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – definindo a relação entre a organização e o ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2006)

6 Benefícios do Planejamento Estratégico
agiliza decisões: melhora a comunicação; aumenta a capacidade gerencial para tomar decisões; promove uma consciência coletiva; proporciona uma visão em conjunto; maior delegação; direção única para todos; orienta programas de qualidade; melhora o relacionamento da Organização com o seu ambiente interno e externo.

7 Condições para o Planejamento Estratégico
Consciência de sua necessidade; Decisão pela sua utilização; Envolvimento efetivo da direção; Clima propício; Informações relevantes para o planejamento; Participação organizada.

8 Finalidade da Educação
“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade, o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para a vida.” (LDB 9.394, 1996, art. 2º.)

9 Por que planejar a educação ?
Profissionais da educação Comunidade Escola Planejar a educação é fundamental para que essa engrenagem funcione de maneira correta. Para todos os envolvidos com a educação, conhecer cada fator que influencia no processo educacional é fundamental para um agir consciente, ético e comprometido com a formação do ser humano.

10 O planejamento estratégico na educação
Missão Finalidade da educação Estabelecer cenários futuros para a educação Visão Situações desejadas que favorecerão o alcance da visão Objetivos Análise dos fatores internos que influenciam a educação (ambiente escolar, projeto político pedagógico, direção, coordenação, professores, alunos, etc...) Diagnóstico Interno Diagnóstico Externo Análise dos fatores externos que influenciam a educação (leis, política, economia, cultura, tecnologia, etc..) Estratégias Ações (de todos os envolvidos) que levarão a educação a sair da situação atual e chegar ao cenário futuro desejado Controle e avaliação das estratégias Monitoramento constante dos resultados que estão sendo alcançados

11 A educação para a vida “Na ordem natural, sendo os homens todos iguais, sua vocação comum é o estado de homem (...) Viver é o ofício que lhe quero ensinar. Saindo das minhas mãos ele não será, concordo, nem magistrado, nem soldado, nem padre, será primeiramente um homem. Tudo que um homem deve ser, ele saberá, se necessário, tão bem quanto quem quer que seja; e por mais que o destino o faça mudar de situação, ele estará sempre em seu lugar.” (Russeau apud Libâneo,1991)

12 A Secretaria Municipal de Educação agradece a presença de todos que participaram deste encontro.
Prefeitura Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul Secretaria Municipal de Educação


Carregar ppt "Estância Turística de Santa Fé do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google