A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO"— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
7ª Série/8° Ano ARTE Prof. Juliana Sena

2 À visão do que observamos, numa superfície limitada, damos o nome de Campo Visual. Campo Visual = Superfície limitada em que as formas se desenvolvem. Quando no campo visual não -> existem formas, dizemos que é um campo vazio.

3 Elemento da Imagem Visual - PONTO
Ponto é a unidade de comunicação mais simples e é representado por uma pequena marca sobre em determinado espaço ou base.

4 Podemos utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos como sombrear, delinear e contornar . O ponto pode ser representado em tamanhos diferentes. Também podemos agrupar pontos de maneira que fiquem mais dispersos ou mais próximos uns dos outros, produzindo resultados bem diferentes

5 Quanto ao aspecto gráfico os pontos podem estar dispostos: Ao acaso ou dispersos:

6 Ordenados : Concentrados:

7 Saturados ou Sombreados:

8 Saturado ou sombreado: agrupamento de pontos para dar a sensação de claro e escuro

9 Delineado é o mesmo que desenhar com pontos, detalhando a figura.

10 contornado é contornar o desenho, fechando a figura

11 A técnica surgiu em 1884, dentro do movimento Impressionista.
TÉCNICA DO PONTILHISMO -  No pontilhismo, as figuras são representadas por pequenos pontos ou manchas coloridas, um ao lado do outro, que se misturam quando mantemos uma certa distância da obra observada. A técnica surgiu em 1884, dentro do movimento Impressionista.

12 Muitos artistas usavam e ainda usam o ponto como elemento de base para a construção de imagens na pintura. Principais artistas que utilizavam a técnica do pontilhismo: Georges Seurat. Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Paul Signac e Pierre Auguste Renoir.

13 IMPRESSIONISMO Movimento iniciado em 1870, em Paris, por um grupo de artistas que tinham algumas características em comum: gostavam de pintar ao ar livre, retratando a natureza e os efeitos da luz sobre ela. Como a luz muda muito depressa, pintavam rapidamente, dando pinceladas ligeiras e suaves. Negavam os temas bíblicos e orientais, muito explorados até então, e preferiam retratar temas da vida cotidiana.

14

15

16

17

18

19

20

21 -> 1- Desenhar uma figura utilizando somente Pontos de contorno;
DESENHO LIVRE COM UTILIZAÇÃO DE PONTOS -> 1- Desenhar uma figura utilizando somente Pontos de contorno; -> 2- Desenhar a mesma figura da atividade 1, porém utilizando Pontos de delineamento, ou seja, apresentando alguns detalhes; -> 3- Repetir a figura das atividades 1 e 2 apresentando Pontos de saturação ou sombreamento, fazendo a representação do claro e escuro. PRÓXIMA AULA: TRAZER CANETINHA


Carregar ppt "ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google