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MARKETING EM HOTELARIA Carlos Dell´ Aglio. VELHO E NOVO CONSUMIDOR David Lewis.

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1 MARKETING EM HOTELARIA Carlos Dell´ Aglio

2 VELHO E NOVO CONSUMIDOR David Lewis

3 (Velho Consumidor) ( Novo Consumidor) Busca Conveniência Segue Não se Envolve Conformista Pouca Informação Busca Autenticidade Lidera Envolve-se Independente Informado

4 (Velho Consumidor) ( Novo Consumidor) Acostumado com a produção em massa Acostumado com A customização

5 (Velho Consumidor) ( Novo Consumidor) Preocupado com a reputação Das marcas que consome Ávido por marcas que Apresentam novidades Constroem relações de longo tempo com marcas em que confiam Querem ser os primeiros. Quando `` Viram moda`` perdem o encanto

6 QUEM SOMOS? Quais os produtos e serviços de que essa população precisa e precisará ? De 1980 a 2008, a população cresceu 70 milhões ( 45%) = população da França; País Jovem: 27% dos brasileiros na faixa até 18 anos; Idosos: 15 milhões – projeção é de que em 2025 suba para 38 milhões;

7 Famílias menores: em 9 anos, o numero de moradores por domicilio caiu de 4,10 para 3,70; Filhos por mulher em 2008 são 1,8 e a projeção para 2025 seja 1,2 filho por mulher; Moradores sozinhos: mais de 5 milhões; O numero de divórcios aumentou de 1984 a 2008; População Rural em 2008: 17%, o restante em centros urbanos

8 Quem São ? Homens & Mulheres Desde a pré historia: Mulher coletora e o Homem caçador Influência das mulheres nas compras, entre 40% a 70%, inclusive produtos masculinos; Mulheres: Atualmente 35% dos domicílios brasileiros são providos por mulheres, Em 44% elas participam como uma das provedoras da Família, assim à participação da mulher na renda familiar ocorre em 76% dos lares( Fonte: IBGE 2008)

9 Modelo de Comportamento Modelo baseado em necessidades ( prioridade) Sistema útil para identificar possíveis necessidades e desejos que o consumidor possa estar procurando satisfazer por meio da compra de um produto ou serviço, e explica como essa necessidade mudam com o tempo

10 Auto realização- Desenvolvimento Relações pessoais Estima Status e reconhecimento Sociais Sensação de pertencer e amor Segurança Proteção Fisiológica TEÓRIAS DE CONSUMO Freud e Maslow Necessidades básicas Relacionamento

11 ´´Economias desejadas´´ antes, durante e após a compra ou uso de um produto ou serviço Menos dinheiro para utilizar, receber, manter, conter, etc; Menos tempo para localizar, pedir, conhecer, receber, ficar; Menos esforço para utilizar, atualizar, retirar, manter, chegar; Menos custo psíquico para identificar-se, informar-se, reclamar, cancelar

12 Entendendo o novo consumidor Consumidor Consciente Solicita Nota Fiscal; Separam o lixo para reciclagem; Utiliza sacola reutilizável para comprar em mercados; Compra produtos orgânicos; Recorre a órgão de defesa do consumidor; Deixa de comprar para punir empresas ou comerciantes;

13 O consumo consciente visa transformar o ato de consumir em um ato de cidadania. Em adição ao bem estar pessoal, o consumidor consciente considera, em suas escolhas de consumo, as possibilidade ambientais e as necessidades sociais. Fonte: Instituto Akatu Ex. A Natura utiliza matéria prima da Amazônia de fontes renováveis e produzidas por associações que preservam o meio ambiente. Embalagem da Natura são de materiais recicláveis. Hotéis solicitam aos hospede a opção de substituir o enxoval, informando os benefícios ao meio ambiente com esta ação.

14 Neste processo, o consumidor consciente tem um papel fundamental. Nas suas escolhas cotidianas, seja na forma como consome recursos naturais, produtos e serviços, seja pela escolha das empresas das quais vai comprar em função de sua responsabilidade social, pode ajudar a construir uma sociedade mais sustentável Ex. Os aviões da Gol e vagões do Metro de São Paulo são lavados com produtos que gastam 90% menos águas O Supermercado Pão de Açúcar capta garrafas PET e óleo de fritura para doação a instituto. No Pão de Açúcar, Consumidores que utilizarem sacolas retornáveis de matérias que não agridem o meio ambiente são benefício com pontos extras no cartão de fidelidade

15 Conceito de Sustentabilidade Sustentabilidade é um conceitos sistêmico relacionado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejado e agindo de forma a atingir pró – eficiência na manutenção indefinida desses ideais.

16 Conceito de Sustentabilidade A sustentabilidade abrange diversos níveis da organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro Para ser sustentável necessita preencher os requisitos : Ecologicamente correto Economicamente viável Socialmente Justo Culturalmente aceito Açai é produzido no norte e nordeste sem agredir meio ambiente

17 Entendendo o novo consumidor Tudo é substituível ( marcas de segunda); 94% das pessoas que recebem entre dois a quatro salários mínimos compram em médios e pequenos mercados.Fonte: IPSOS Brasil; Compras semanais representam 40% Pagamento em dinheiro: nas classes C e D são 64%

18 Entendendo o novo consumidor Decisão de compra é tomada no ponto de venda; Tempo de decisão são de 05 segundos; `` Descobrimos que me algumas comunidades de baixa renda o Leite Moça é dado como presente de aniversario`` Ivan Zurita –Nestlê ;

19 Homens e Mulheres. Quais as diferenças? Homens não gostam de comprar- São indisciplinados e rebeldes; São mais objetivos; Não perguntam; Gastam menos tempo olhando; Andam rápidos pelos corredores;

20 Homens e Mulheres. Quais as diferenças? Comprar é Feminino! O que faz das mulheres compradoras heróicas? Condenam produtos: Maquina de Costura ( USA) % DOS LARES % DOS LARES Homens são caçadores e Mulheres coletoras;

21 Mundo Pós Feminista Mais dinheiro, Menos Tempo! Compras: Atividade Social; Ritual de Procurar, Comparar, Imaginar; Mais paciente e Indagadoras;

22 Mundo Pós Feminista Desafio!!! ´´ Tornar produtos e ambientes tipicamente masculinos atrativos ao público feminino!`` Evaluation – Faith Popcorn

23 Metrossexual Designação fashion-mercadologica para um homem das cidades que gasta mais de 30% de seu salário com cosméticos e roupas, freqüenta manicures, aprecia bom vinho, adora um shopping

24 Tudo que é feito na empresa é feito por pessoas para pessoas. Produtos, serviços, informações, comunicação, marcas e relacionamentos dirigem –se a pessoas. E são as pessoas que fazem tudo isso acontecer

25 Atualmente o cliente não busca apenas satisfazer as necessidades, eles querem satisfazer seus sonhos

26 VISÃO DO MARKETING É O CONJUNTO de atividades humanas, que tem por objetivo facilitar e complementar as relações de troca, buscando a satisfação do cliente


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