A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE INVESTIGAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE INVESTIGAÇÃO - 2013
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

2 MUDANÇA DE FOCO O trabalho precisou ser mudado, pois o foco da nossa pesquisa eram os alunos pré-silábicos, que em agosto eram 6, e hoje são apenas 2, conforme mostra a tabela a seguir: * O aluno 2 está em conflito – mudança de fase ALUNO 1 ALUNO 2 Matheus Eduardo Luiz Ricardo

3 “LAGARTAS SÓ COMEM FOLHAS?”
NOVA PERGUNTA: “LAGARTAS SÓ COMEM FOLHAS?”

4 Porque fizeram esta pergunta?
Em uma atividade chamada “Roda de Leitura”, a professora Juliana contou a estória “A primavera da lagarta” (Ruth Rocha) e fez um levantamento junto aos alunos sobre o que eles conheciam do título e o que achavam que seria a estória. Em seguida, apresentou um vídeo; após a exibição, os alunos responderam perguntas sobre ele. Outras atividades foram realizadas a fim de explorar o assunto. Os alunos começaram a questionar a professora sobre várias curiosidades relacionadas à lagarta e à borboleta, razão pela qual formularam a pergunta “Lagartas só comem folhas?”

5 Porque as lagartas comem folhas?
AS PERGUNTAS As borboletas comem as mesmas coisas que as abelhas? Taturana é lagarta? Todas as lagartas viram borboletas? Porque as lagartas comem folhas? Comem só folhas? Porque a lagarta vive na flor? Como que a lagarta vira borboleta? Quando a borboleta voa cai um pozinho preto, o que é? O que é o “negócio branco” que segura a lagarta?

6 AS HIPÓTESES Alimentos que os alunos acham que uma lagarta come:
FOLHAS FRUTAS ANIMAIS Melancia Jabuticaba Banana Maçã Goiaba Formiga Joaninha Minhoca Mosquito Alface Rúcula Cebolinha Almeirão  As lagartas comem folhas?  (alface, rúcula e almeirão) As lagartas comem frutas? (banana) As lagartas comem outros animais? (formigas)

7 AS VARIÁVEIS Variável Dependente:
Alimentos ( alface, rúcula e almeirão; formigas; banana) Variável Independente: Caixinhas de sapato (local onde as lagartas ficarão abrigadas) e suas condições de temperatura, luz, etc

8 O EXPERIMENTO Busca em campo: levar os alunos a observar um jardim e/ou uma horta e recolher todas as lagartas que encontrarem; VÍDEO

9

10 O EXPERIMENTO Dividir os 25 alunos da turma em 6 grupos ( 4 grupos de 4 alunos, e 1 grupo de 5 alunos);

11 O EXPERIMENTO - Conseguir 6 lagartas, de forma que cada um dos grupos tenha 1 lagarta; GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5 GRUPO 6 MEL LILICA ROSINHA NINA POLI CRISTAL - Cada grupo irá escolher um nome para sua lagarta;

12 O EXPERIMENTO Preparar 6 caixas de sapato onde as lagartas serão depositadas - forrar com plástico e fazer 20 furinhos de 3mm na tampa; Colocar uma lagarta dentro de cada uma das 6 caixas;

13 O EXPERIMENTO Cada grupo ficará responsável por cuidar e observar uma caixa ( teremos 2 grupos onde as caixas terão folhas, 2 grupos onde as caixas terão frutas, e 2 grupos onde as caixas terão formigas); - Fechar a caixa, e só abri-la no dia seguinte, fazendo a observação de como estão os alimentos e de como está a lagarta, aproveitando também para realizar a limpeza das fezes.

14 O EXPERIMENTO Esse procedimento será feito por 5 dias seguidos.
Ao término de 5 dias, cada grupo deverá expor se o conteúdo da sua caixa, foi ou não consumido pela lagarta. Em seguida, a turma poderá chegar a uma conclusão, respondendo à pergunta inicial:“Lagartas só comem folhas?”. Durante os dias em que o experimento estiver sendo executado, acontecerão também atividades complementares, como a visualização de vídeos sobre o assunto (no laptop), a confecção de desenhos, cartazes, e músicas relacionadas ao tema;

15 O EXPERIMENTO Para concluir, será convidada a escritora “Mara Sabino”, moradora e natural do nosso município, autora do livro “ O vôo da Borboleta e do Beija-Flor” que conta passo a passo a metamorfose da borboleta, tema do seu livro “Borboletas em Transformação”.  A ideia é, além de oferecer mais informações sobre um assunto que despertou tanto interesse aos alunos, permitir que eles conheçam e valorizem o trabalho de pessoas do nosso município. - Os livros poderão ser adquiridos (pela escola?), e doados a cada aluno, já que ele consta de atividades que poderão ser desenvolvidas por eles.

16 OS DADOS E OS REGISTROS Todos os dias, durante 5 dias consecutivos, as crianças vão abrir a caixa e observar o seu conteúdo, anotando em uma “Ficha de Acompanhamento” se a lagarta se movimentou ou não, se defecou ou não, observando, também, o estado  do alimento, como por exemplo, se ele tem marcas de “mordidas”.

17

18

19

20 OS DADOS E OS REGISTROS As caixas também serão fotografadas, para registrar as mudanças diárias. Essas fotos serão impressas e  inseridas junto à ficha de acompanhamento. Cada um dos 6 grupos terá a sua ficha de acompanhamento.

21 A ANÁLISE Ao término dos cinco dias de observação, cada grupo poderá dizer se a lagarta comeu o alimento que estava em sua caixa. A socialização deverá ser feita através de plenária, onde ao término a turma conclui se as lagartas comem somente folhas, ou se também comem outros alimentos como animais e frutas. Em conjunto, e com a ajuda da professora irão construir um relatório final.

22 REFLEXÃO/ ALUNO

23


Carregar ppt "PROJETO DE INVESTIGAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google