A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo."— Transcrição da apresentação:

1 S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo

2 Momentos da evolução da tecnologia da informação

3 Programas armazenados em memória (Von Neumann)
Linguagens simbólicas de programação Circuitos integrados (chips) Computadores e sistemas multiusuários Terminais gráficos Sistemas de armazenamento óptico Interfaces gráficas de usuários/interatividade (Windows) Multimídia e World Wide Web

4 O que é Multimídia ? Mídia estática (texto, fotografia, gráfico) +
Mídia dinâmica (vídeo, áudio, animação)

5 ...NAS MÍDIAS DINÂMICAS O tempo ou a dependência temporal entre os itens de informação fazem parte da própria informação Mídia com dimensões temporais Áudio, vídeos, animações, ... Tempo faz parte da semântica da informação Se a dependência temporal não for respeitada, o significado pode ser alterado Streaming é um termo usado para indicar que uma mídia contínua está sendo enviada e apresentada diretamente no destino à medida que é recebida (em tempo real)

6 Hipermídia Diferentemente de multimídia, a hipermídia não é só a mera reunião de várias mídias existentes num suporte computacional suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. Associação que envolve a interação do usuário, que determina através de suas ações, a nova página ou o novo tópico a ser apresentado.

7 Possibilidades Digitalização do Texto Digitalização do Som
Digitalização da Imagem

8

9 Tipos de mídias e representação
Texto Imagem Gráfico Áudio Animação Vídeo

10 Aplicações * Função ou conjunto de funções que suportam a provisão de um serviço multimídia específico para o usuário final. A Tecnologia multimídia é o conjunto de campos tecnológicos específicos que habilitam aplicações multimídia: * Compressão de vídeo * Comunicação Pessoal - Voz : Telefonia, Voic , Conferência de voz, etc. - Imagem: FAX - Texto: , etc. - Texto e Imagem - Voz e Vídeo: Videoconferência, etc. - Multimídia: Multimídia mail, etc. Aplicações Interativas: WWW, Teleshopping, Telebanking, etc.

11 Aplicações Corporativo/Empresarial: Demonstrações e Apresentações
Bancos de dados multimídia Simulações (jogos) Comércio eletrônico Comunicação inter-pessoal (videoconferência, reconhecimento e síntese de voz, ...)

12 Meios de multimídia Percepção
- Ajuda os seres humanos a “sentir” o ambiente. - A percepção da informação ocorre frequentemente através da visão e da audição da informação. - Utiliza-se meios visuais como texto, gráficos e vídeos para a percepção da informação através da visão. - Para a percepção pela audição a utilização de sons, músicas e fala é relevante. Representação É caracterizado pela forma como os computadores representam as informações internamente: - Texto pode ser codificado em formato ASCII ou UNICODE - Áudio pode ser representado em formatos WAV, MP3 e etc... - Imagens podem ser codificados em BitMap, JPEG e etc.. - Vídeos podem ser codificados em padrões de TV (PAL-M, NTSC, e etc..) como em formato: MPEG e etc.

13 Meios de multimídia Apresentação
- Refere-se as ferramentas e dispositivos para entrada e saída de informação. Ex: papel, tela, som, teclado, mouse e etc. - Qual meio é utilizado como dispositivo de saída ou entrada de informações em um computador? • Armazenamento - Refere-se a forma como os dados da informação podem ser armazenados. Entretanto, os dados armazenados não são limitados somente a componentes de um computador. O papel é uma forma de armazenamento. Ex.: Microfilmes, DISCOS MAGNÉTICOS, CD-ROM, DVD-ROM e etc. • Transmissão - Através do que a informação será transmitida? - Meios físicos (cabos metálicos, fibras ópticas, ondas de rádio

14 FIM


Carregar ppt "S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google