A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO."— Transcrição da apresentação:

1 CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO

2 CAPACIDADE FUNCIONAL “Indica a habilidade do paciente de desempenhar trabalho e é tradicionalmente medida comparando o pico de capacidade de exercício do paciente com o pico esperado para sua idade e gênero”; Resultado da interação entre saúde física, mental, independência na vida diária, integração social, suporte familiar, independência econômica e utilização de serviços; Usualmente é avaliado pela capacidade de realizar as atividades da vida diária (AVD’s).

3 ATIVIDADES AVD’s – relacionadas ao auto-cuidado;
Normalmente requerem a presença de um cuidador; Alimentar-se; Vestir-se; Banhar-se; AVDI’s – relacionadas à participação do idoso em seu entorno sociale indicam a capacidade de um indivíduo em levar uma vida independente na comunidade: Utilizar meios de transporte; Realizar compras; Preparar refeições; Cuidar das finanças.

4 CAPACIDADE FUNCIONAL Desempenho: Capacidade funcional:
O que o idoso realmente faz no dia-dia; Capacidade funcional: Avalia o potencial da pessoa idosa; Pode ou não ser utilizada.

5 PROCESSO INCAPACITANTE
Corresponde à evolução de uma condição crônica que envolve fatores de risco: Demográficos; Sociais; Psicológicos; Ambientais; Estilo de vida; Comportamentos; Características biológicas dis indivíduos.

6 PROCESSO INCAPACITANTE
Fatores de risco ambiente Doença Déficit Limitação funcional Incapacidade Pessoa PROCESSO INCAPACITANTE

7 PROCESSOS INCAPACITANTES
Consequências: Hospitalização; Institucionalização.

8 TERMOS RELACIONADOS Autonomia:
Autogoverno. Liberdade de agir e tomar decisões; Independência: Capaz de realizar as atividades sem ajuda de outras pessoas; Dependência: Não ser capaz de realizar as atividades sem auxílio.

9 AVALIAÇÃO FUNCIONAL “Uma tentativa sistematizada de mensurar objetivamente os níveis nos quais uma pessoa está funcionando numa variedade de áreas tais quais integridade física, qualidade da auto-manutenção, qualidade no desempenho dos papéis, estado intelectual, atividades sociais, atitude em relação a si mesmo, e o estado emocional”.

10 AVALIAÇÃO FUNCIONAL Ênfase às AVD’s;
Primeira escala – Escala de Katz (índice de katz); Medir a habilidade da pessoa em desempenhar suas atividades cotidianas de forma independente; Determinar intervenções de reabilitação necessárias. Lawton – instrumento para avaliar as AVDI’s;

11 AVALIAÇÃO FUNCIONAL Medida de independência funcional (MIF):
Identifica se a pessoa precisa de ajuda ou não; Quantifica essa ajuda; Útil no planejamento assistencial.

12


Carregar ppt "CAPACIDADE FUNCIONAL PROF. MAÍRA BELO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google