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Romeu de Andrade Guimarães 06/12/2008.

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Apresentação em tema: "Romeu de Andrade Guimarães 06/12/2008."— Transcrição da apresentação:

1 Romeu de Andrade Guimarães rag@cin.ufpe.br 06/12/2008

2  Motivação  Medição  Definição  Objetivos  Tipos  Processos  Problemas  Coleta de Métricas  Ferramentas para Automação da Coleta  Requisitos  Ferramentas  Conclusões

3 “Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.” Galileu Galilei “Não se consegue controlar o que não se consegue medir.” Tom DeMarco

4  As aplicações dos dias de hoje:  Cada vez mais complexas;  Cada vez maiores;  Necessidade de manutenção;  Tudo isso em menos tempo.  As Métricas entram em cena para:  Obter informações sobre o produto e o processo;  Objetivo de verificar e prever comportamentos;

5  Além disso  Cada vez mais métricas são criadas;  Custos associados à coleta;  Automação da Coleta  Coletas mais simples já podem ser feitas automaticamente e mais freqüentemente;  Visa diminuir os custos relativos ao processo de medição.  CMMI  Motivação real para o início de adoção de métricas?

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7  Medidas  Indicação quantitativa de tamanho, extensão, dimensão.  Métricas  Ato de determinar uma medida.  Indicadores  Métrica ou combinação de métricas que permitem a visualização de uma característica existente no produto, processo, ou projeto de software.

8  Definições  Segundo Sommerville:  É possível tirar conclusões sobre a qualidade do software ou dos processos de software de acordo com a comparação dos valores obtidos pelas métricas.  Segundo Pressman:  A medição é elemento chave de qualquer processo de engenharia. Usamos medidas para entender melhor os atributos dos modelos que criamos e para avaliar a qualidade dos produtos ou sistemas elaborados por esta engenharia.  Segundo Fenton:  Medição é o processo pelo qual números ou símbolos são associados aos atributos do mundo real de modo que os determinem de acordo com regras claramente definidas.

9  Objetivos  Entender  Para caracterizar processos, produtos, recursos e ambientes.  Avaliar  Para determinar a situação em relação ao planejado.  Prever  Para ter um planejamento mais realista.  Controlar  A partir da identificação de problemas através de informações quantitativas. Produtos, Processos e Serviços EntenderAvaliarPreverControlar

10  Tipos  O que é medido?  Produto  Processo  Qual o intuito da medição?  Controlar  Prever

11  Algumas Métricas de Produto  Fan-in/Fan-out (também OO)  Tamanho do código fonte  Complexidade ciclomática  Extensão dos identificadores  Profundidade de declarações condicionais aninhadas  OO – Profundidade da árvore de herança  OO – Número de operações sobrepostas ...

12  Métricas de Processo  Classes:  Tempo gasto para conclusão do processo  Recursos necessários para um dado processo  Número de ocorrências de um evento  Como saber o que medir?  Uso de GQM (goal-question-metric)  Associa questões técnicas aos objetivos /metas da organização

13  Processos  Normalmente fazem parte do processo de controle de qualidade de software;  Processo básico:  A seguir será apresentado o PSM  Existem vários outros modelos (CMMI-SW, IEEE Std 1061, SixSigma, ISSO/IEC 15939...)

14  PSM

15  Problemas comuns  Falta de apoio da gerência sênior  Medir Muito/Medir Cedo  Medir Pouco/Medir Tarde  Medir as coisas erradas  Definição imprecisa das métricas  Uso de métricas para avaliar os indivíduos  Uso de métricas para motivar, ao invés de entender  Coleta de dados que não serão usados  Falta de comunicação e treinamento  Má interpretação dos dados das Métricas

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17  A princípio métricas do Produto tendem a ser mais fáceis de coletar por serem mais fáceis de tornar automáticas.  Por outro lado, a coleta de métricas do Processo são mais dispendiosas e normalmente interferem no dia-a-dia dos engenheiros de software.

18  Outro grande problema é garantir a consistência dos dados coletados devido a grande intervenção humana  Com isso surge a necessidade de criar mecanismos para coleta de métricas com o mínimo de intervenção possível.

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20  Porque usá-las?  Coleta de dados precisa e eficiente  Suporte em tempo real para decisões  Segurança dos dados e privacidade  Relatórios funcionais

21  Requisitos  Prover um mecanismo de persistência das métricas coletadas  Prover acesso aos indicadores existentes  Prover a criação de novos indicadores a partir dos pré- existentes  Prover integração entre as mais variadas ferramentas  Prover mecanismos de coleta configuráveis  Prover a geração de relatórios a partir dos dados coletados ...

22  Poucas disponíveis  Não existe uma ferramenta OpenSource que disponibilize as funcionalidades citadas  Algumas ferramentas citadas em artigos e pesquisas não são de fácil acesso (dificuldade de encontrá-las para realizar testes).

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24  Poucas empresas no Brasil utilizam processos de medição bem definidos;  As Métricas representam uma ferramenta importantíssima para facilitar a gestão de projetos e garantir qualidade;  As ferramentas de coleta de métricas automáticas têm papel fundamental para viabilizar a implantação de processos de medição efetivos;

25  As ferramentas de coleta precisam funcionar de forma mais transparente possível e com a menor quantidade de interação;  É primordial que a ferramenta dê suporte ao maior número possível de ferramentas CASE de forma a facilitar a integração e coleta de informações;  Necessário tornar essas ferramentas acessíveis.

26 [1] Abran, A., Moore, J. (2004) “Guide to the Software Engineering Body of Knowledge”. Disponível em http://www.swebok.org/pdfformat.html [2] Aguiar, M. “PSM – O CMM da Mensuração de Software”. Disponível em http://www.metricas.com.br/downloads/PSM_CMM_Mensuracao_Software.pdf [3] Feitosa, C. (2004) “Definição de um Processo de Medição e Análise com base nos Requisitos do CMMI” [4] Johnson, P. et. al. “Practical automated process and product metric collection and analysis in a classroom setting: Lessons learned from Hackystat-UH”. Disponível em http://www.ics.hawaii.edu/research/tech-reports/ICS2004-08-02.pdf [5] Oliveira, J., et. al. (2006) “Measurement Process: A Mapping Among CMMI-SW, ISO/IEC 15939, IEEE Std 1061, Six Sigma and PSM”. Disponível em http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=4114537&isnumber=4114391 [6] Park, R., et. al.(1996) “Goal-Driven Software Measurement – A Guidebook”. Disponível em http://www.sei.cmu.edu/pub/documents/96.reports/pdf/hb002.96.pdf [7] Pressman, R. (2006) “Engenharia de Software” 6.ed. São Paulo: McGraw-Hill. [8] Ronkainen, J., et. al.“Automating SCM Metric Data Collection and Analysis in Virtual Software Corporations”. Disponível em http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=00794792 [9] Sillitti, A., et. al.(2004) “Deploying, Updating, and Managing Tools for Collecting Software Metrics”. Disponível em http://www.agile-itea.org/public/papers/sillitti-russo-zuliani-succi.pdf [10] Scotto, M. et. al. (2004) “Non-invasive product metrics collection: an Architecture”. Disponível em http://www.unibz.it/web4archiv/objects/pdf/cs_library/non- invasive_product_metrics_collection__an_architecture.pdf [11] Sommerville, I. (2005) “Engenharia de Software”. 6.ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley. [12] Statz, J. (2005) “Measurement for Process Improvement”. Disponível em http://www.psmsc.com/Downloads/TechnologyPapers/PI_Measurement_v1.0.pdf

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