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ORGANIZANDO A PESQUISA Eduardo Guimarães DL-IEL/Labeurb Unicamp.

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Apresentação em tema: "ORGANIZANDO A PESQUISA Eduardo Guimarães DL-IEL/Labeurb Unicamp."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZANDO A PESQUISA Eduardo Guimarães DL-IEL/Labeurb Unicamp

2 Passos do Percurso 1.A produção de conhecimento e as Instituições no Brasil: breve história 2.Formação de pesquisadores 3.Pesquisa: a aventura do conhecimento

3 1.A produção de conhecimento e as Instituições no Brasil: breve história O Brasil passa, a partir de 1850, por uma completa remodelação material. Sua inteligência irá seguir também caminhos novos (1967, 100). À França pediram-se figurinos literários e filosóficos; à Inglaterra, senhora de uma monarquia modelo, o ritual do parlamentarismo, e à Alemanha, sobretudo depois de 1870, ao mesmo tempo que nos enviava a sua metafísica clássica, remetia-nos também as suas novas orientações científicas (Cruz Costa, 1967, 67).

4 1.A produção de conhecimento e as Instituições no Brasil: breve história Alguns Momentos decisivos: 1.Década de 1930: Criação das Universidades 2.A partir de 1950: Criação da Capes e do CNPq 3.Década de 1960 e 1970: Criação e desenvolvimento do sistema de pós-graduação no Brasil 4.Criação da Finep (1967) 5.Criação do MCT: Os projetos integrados

5 FAZENDO PESQUISA escolher um assunto; escolher neste assunto uma questão que tenha interesse, e que não tenha sido respondida ainda; tomar um ponto de vista teórico; assumir um ponto de vista metodológico; produzir a análise de materiais específicos relativos à questão escolhida, com uma instrumentação própria da metodologia escolhida no domínio teórico escolhido;

6 O que fazer descrever e descrição, / classificar e classificação analisar e análise, observar e observação, / experimentar e experimentação, contar e contagem, calcular e cálculo, / interpretar e interpretação compreender e compreensão, explicar e explicação, narrar e narração criticar e crítica.

7 PRODUZINDO CONHECIMENTO Do que já se sabe ao que ainda não se sabe: Estado da questão a ser pesquisada Estabelecimento do material a ser analisado Análise deste material Redação de um texto sobre este percurso

8 MÉTODO E INVENÇÃO inconformidade, imaginação, paciência, uma certa erudição específica, método e rigor.

9 Condições de pesquisa hoje Dadas a condições atuais, um caminho produtivo: ligar-se a projetos de pesquisa de pesquisadores com experiência de pesquisa; escolher aí uma questão específica; fazer as análises de acordo com os aspectos teóricos e metodológicos do projeto mais amplo do qual seu projeto de iniciação científica é parte.

10 Estabelecimento de um Projeto Tema: Linguagem, Espaço, memória Linhas de pesquisa: 1.O Discurso da Descoberta na Região de Porto Seguro 2. Discurso da Educação ambiental e Turismo 3. Discurso sobre o Índio e Cultura

11 MATERIAIS: -Documentos históricos -Documentos oficiais -Guias de turismo -Documentos sobre o turismo -Documentos sobre patrimônio Cultural -Outros (Quais?)

12 ATIVIDADES E ORGANIZAÇÃO: 1.Metodologia de Pesquisa 2.Reunião com interessados - Professores -Orientadores de Iniciação Científica -Outros 3.Estabelecimento de projetos de pesquisa com a inclusão de alunos de Iniciação Científica em uma das linhas do projeto

13

14 civilização língua oficial língua nacional português línguas de imigração língua materna _____________________________________________________________ Registros coloquiais de pessoas de pouca escolaridade falares regionais pouco valorizados línguas indígenas (Quadro – 5)

15 Língua materna Língua Nacional Língua Oficial

16 Língua estrangeira Língua Inglesa


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