A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR Maria de Lourdes Rangel Tura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR Maria de Lourdes Rangel Tura."— Transcrição da apresentação:

1 A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR Maria de Lourdes Rangel Tura

2 PENSANDO EM OBSERVAÇÃO Como tese lógica, todos os nossos conhecimentos devem ser baseados na observação (...) devemos proceder a partir dos fatos para chegar aos princípios ou a partir dos princípios para chegar aos fatos. (BOURDIEU; CHAMBOREDON; PASSERON, 1999, p. 9)

3 OBSERVAÇAO PARTICIPANTE Se caracteriza pela presença constante do pesquisador no campo e a observação direta das atividades de um grupo no local de sua ocorrência.

4 SUBJETIVIDADE Laplantine (1993, p. 173) afirma que incluir-se não apenas socialmente mas subjetivamente faz parte do objeto científico que procuramos construir.Laplantine (1993, p. 173) afirma que incluir-se não apenas socialmente mas subjetivamente faz parte do objeto científico que procuramos construir. Precisamos reconhecer que somos parte do mundo que estudamos e que, portanto não podemos escapar do senso comum, nem evitar nossa interferência no fenômeno que investigamos.Precisamos reconhecer que somos parte do mundo que estudamos e que, portanto não podemos escapar do senso comum, nem evitar nossa interferência no fenômeno que investigamos.

5 INSTRUMENTOS DE INVESTIGAÇÃO Sistemas de categorias;Sistemas de categorias; Inventários ou sistemas de regras;Inventários ou sistemas de regras; Escalas de avaliação;Escalas de avaliação; Protocolos de análise da interação;Protocolos de análise da interação; Relatórios do fluxo do comportamento;Relatórios do fluxo do comportamento; Diário de campo.Diário de campo.

6 A ENTRADA NO CAMPO Os primeiros contatos Os primeiros contatos Linguagem e postura adequada Linguagem e postura adequada Conhecer a estrutura organizacional da escola Conhecer a estrutura organizacional da escola Capacidade do estranhamento Capacidade do estranhamento A objetividade e a subjetividade do pesquisador A objetividade e a subjetividade do pesquisador

7 OUTROS PROCEDIMENTOS QUE SE ASSOCIAM À TAREFA DA OBSERVAÇÃO Referências teórico- metodológicas do pesquisadorReferências teórico- metodológicas do pesquisador EntrevistasEntrevistas Entre outrosEntre outros

8 A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Durante o período de observação no campo de investigação, o pesquisador coleta um volume imenso de dados.Durante o período de observação no campo de investigação, o pesquisador coleta um volume imenso de dados. Os critérios de julgamento e as bases da interpretação estarão vinculadas à tradição epistemológica que orienta o trabalhoOs critérios de julgamento e as bases da interpretação estarão vinculadas à tradição epistemológica que orienta o trabalho Interpretação dos dados coletadosInterpretação dos dados coletados Nas ciências sociais o que há é somente a interpretação; nada fala por si.(DENZIN, 1998, p. 313) Nas ciências sociais o que há é somente a interpretação; nada fala por si.(DENZIN, 1998, p. 313)

9 DE VOLTA AO CAMPO A investigação não se encerra, necessariamente, com o prestar contas as agencias financiadoras, escrever o documento final, apresentar os resultados em reuniões cientificas, escrever artigos, apesar de essas atividades serem fundamentais. (GEERTZ, 1999)A investigação não se encerra, necessariamente, com o prestar contas as agencias financiadoras, escrever o documento final, apresentar os resultados em reuniões cientificas, escrever artigos, apesar de essas atividades serem fundamentais. (GEERTZ, 1999)

10 REFERÊNCIA TURA, Maria de Lourdes Rangel. A observação do cotidiano escolar. In: CARVALHO, VILELA e ZAGO (Orgs.). Itinerários de Pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

11 DISCENTES Alessandra SantosAlessandra Santos Dayane SantosDayane Santos DiegoDiego Lisânia ReisLisânia Reis Luzia SantanaLuzia Santana Ritiane SouzaRitiane Souza


Carregar ppt "A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR Maria de Lourdes Rangel Tura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google