A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena

2 1. O que significa Aprender? Para o psicólogo russo Lev Semenovich Vigotsky, aprendizagem resulta do: Desenvolvimento da fala; Desenvolvimento da ação humana. Estes desenvolvimentos são educados e internalizados desde criança, a partir do: Desenvolvimento mental; Desenvolvimento da inteligência. Ocorre a partir das: Interações sociais e; A linguagem.

3 2. O Tempo da Aprendizagem

4 3. O Conhecimento formal Seguindo o raciocínio de Vigotsky, a organização do aprender ocorre formalmente quando o conhecimento é estruturado, considerando um programa ou uma ordem crescente de complexidade. A aprendizagem é sócio histórica e o conhecimento organizado em “pedaços” precisa ser articulado dialeticamente, respeitando o movimento e a dinâmica da realidade em que se apresenta.

5 4. Aprender individual A aprendizagem individual é específica; Exige maior desdobramento da capacidade de apreensão do conhecimento; A construção dos conceitos e significados das coisas do mundo está relacionada com a disposição e necessidade perceptiva da pessoa.

6 5. Aprendizagem e Método Ninguém aprende sem método. Segundo Charles Sanders Peirce (1839-1914) o método de estabelece em três tipos de argumentos: Abdução. Indução. Dedução.

7 6. Aprendizagem por Dedução

8 7. Aprendizagem por Indução

9 8. Aprendizagem por Abdução

10 Estágios da Aprendizagem Organizacional: 1.Conscientização; 2.Compreensão; 3.Ação e; 4.Análise. (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p. 78-91, 1993). 9. Estágios da Aprendizagem Organizacional

11 (Garvin, D. Building a learning organization. Harvard Business Review, jul-ago, p. 78-91, 1993). 10. A Construção da Aprendizagem Tipos básicos de aprendizagem: 1.Aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente (aquisição); 2.Aprender a criar um novo conhecimento organizacional, ou seja, inovar (criação); 3.Disseminar ou transferir o conhecimento para as várias áreas da organização (disseminação).

12 11. Aprendizagem por Circuitos 1. Aprendizagem em circuito único: apóia-se na habilidade de detectar e corrigir o erro com relação a um dado conjunto de normas operacionais; 2. Aprendizagem em circuito duplo: depende da capacidade de olhar duplamente a situação, ou seja, questionando a relevância das normas de funcionamento. (Argyris, C. Enfrentando defesas empresariais: facilitando o aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1992).

13

14 12. Sistema de Aprendizagem 12. Sistema de Aprendizagem

15 13. Estilos de Aprendizagem  Estilo é o modo como a pessoa se comporta no processo de aprendizagem.  Os estilos de aprendizagem auxiliam na explicação das diferentes maneiras que uma pessoa aprende sobre um determinado fenômeno de natureza desconhecida.  Na atualidade existem sete estilos de aprendizagem já identificados pela ciência cognitiva: Físico (Gestual); Interpessoal (Meios confortáveis); Introspectivo (Silenciosa); Lingüístico (Palavra); Matemático (Raciocínio lógico); Musical (Sons e músicas); Visual (Contexto visual)

16 14. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (1)

17 15. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (2)  Lógico-matemática: Identificar, analisar e resolver problemas.  Lingüística: Disponibilidade e preparo para usar a língua falada e escrita.  Espacial: Compreender o ambiente e o espaço físico de forma tridimensional.  Musical: Lógica harmoniosa de símbolos que se transformam em sons. GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.Howard.

18  Físico-sinestésica: Sensibilidade para se comunicar pelo movimento físico do corpo.  Intrapessoal: o auto-conhecimento e a percepção do posicionamento da pessoa no contexto e ambiente.  Interpessoal: Habilidade para entender as intenções, motivações e desejos dos outros.  Naturalista: Explicação, classificação, catalogação, apresentação e comunicação da biodiversidade da fauna e flora da natureza.  GARDNER, Howard. Inteligência - Um Conceito Reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000: passim.Howard. 16. Múltiplas Inteligências - Howard GARDNER (3)

19 17. Hemisférios cerebrais e suas aptidões. Fonte: www.geranegocio.com.br/imagem/peqneg/mensag2.gif

20 19. Tipos e Características da Aprendizagem Organizacional TIPO DE APRENDIZAGEM CARATERÍSTICAS 1.Significativa por recepção Recebe conhecimentos e consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. 2.Significativa por descoberta Chega ao conhecimento por si só e consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos. 3.Mecânica por recepção Recebe conhecimentos e não consegue relacioná-los com os conhecimentos da estrutura cognitiva que já possui. 4.Mecânica por descoberta Chega ao conhecimento por si só e não consegue relacioná-lo com os conhecimentos anteriormente adquiridos.

21


Carregar ppt "APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google