A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO CENTRO - TERESINA SERVIÇO SOCIAL –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO CENTRO - TERESINA SERVIÇO SOCIAL –"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO CENTRO - TERESINA SERVIÇO SOCIAL – 2013.2
DISCIPLINA: FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL Eloiza Lopes de Carvalho Bezerra RA Fernanda de Abreu Siqueira Silva RA Manoel Palhares Leitão Neto RA Susanne Maria Rocha do Nascimento RA Tânia Maria Lemos de Moura RA ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS - ATPS PROFESSOR EAD: Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes TUTORA PRESENCIAL: Ildeth Carvalho de Andrade TERESINA – PI NOVEMBRO

2 A FILOSOFIA NAS REFLEXÕES DO SER HUMANO
QUESTÕES PARA ANÁLISE A. O que é o mundo e a realidade? O mundo é nosso habitat, é o meio que nos cerca enquanto que a realidade é a vida do indivíduo, as vivências de cada dia. B. O que é ser humano? É o ser vivo racional e capacitado para criar e transformar. C. O que é viver em sociedade? É viver em interação com o mundo e com as pessoas. D. Qual a grande finalidade da vida social? Fazer o ser humano desenvolver valores importantes em relação ao semelhante. E. O que é conhecimento e para que ele serve na vida dos seres humanos? Conhecimento é a aquisição e acúmulo de informações relevantes para a formação do indivíduo e é importante porque proporciona a evolução deste como ser intelectual. F.O que é ser cidadão? É ser consciente dos deveres e direitos e exercê-los.

3 G. Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida
G. Existe uma relação íntima entre cidadania e qualidade de vida? Justificar. Sim. Pois quanto mais as pessoas respeitarem o próximo e o meio em que vivem maior será a contribuição para uma sociedade melhor. H. As condições de vida são termômetro de nossa situação de cidadão. Dê um exemplo. Sim. Jovens marginalizados não se propõem a agir com cidadania já que buscam suprir suas necessidades por meio da criminalidade. I. O bem-estar pessoal e coletivo também é sinônimo de uma vida cidadã? Sim. A vida em harmonia é consequência de uma prática de cidadania diante da diversidade de pessoas e situações. J. O preconceito é amplo no meio social. Vocês poderiam citar um preconceito que faz parte do cotidiano da nossa sociedade? Qual seu posicionamento em relação a ele? O Preconceito em relação a pessoas com deficiência. Tais pessoas precisam ter oportunidades de provar que não são incapazes, apesar das limitações, de realizar diversas atividades e o preconceito é uma barreira em suas vidas pois as excluem da sociedade. Na verdade refletir sobre estas questões nos motivou a buscar respostas através da visão individual de mundo, nos levando a pensar sobre os temas de acordo com a capacidade de raciocinar e de compreender a realidade. Mesmo sem que houvesse pesquisa em livros ou artigos eletrônicos percebemos que o conhecimento de mundo apreendido ou adquirido contribuiu para tirar as devidas conclusões. A submissão das questões a análise e ter o pensamento como fonte de conhecimento são características da filosofia sendo esta praticada pelo grupo na concepção das opiniões junto a influência das experiências de vida importantes na formação de conhecimento do ser humano.

4 O CONHECIMENTO FILOSÓFICO NAS PRÁTICAS SOCIAIS
As concepções filosóficas presentes na nossa atualidade, nos permitem várias concepções em torno do mundo, do homem e da sociedade e das relações sociais. Elas estão presentes em nosso modo de viver, de buscar nossos ideais, na necessidade de repensar e rediscutir padrões acerca da realidade . A filosofia na prática social parece já estar naturalmente numa divisão ética do pensamento filosófico, por fazer com que indivíduos, através da discussão da mesma, possam chegar a questões ou a respostas práticas que necessitam de posicionamento ético. Quando foi Julgado, acusado de corromper a juventude, Sócrates explicou porque é que lhe seria impossível desistir da Filosofia. Tal como Sócrates disse, “Uma vida não examinada não merece ser vivida” – do seu ponto de vista, uma vida que não fosse enriquecida pela reflexão filosófica não era melhor do que a morte. Na prática social, é a filosofia que,através de suas questões, chega ao ponto ético e vai até a prática e é assim que a sociedade vem obtendo conquistas importantes na área educacional,da saúde, da assistência e profissional pois os cidadãos buscam cada vez mais o conhecimento crítico para o enfrentamento de grandes mazelas da humanidade advindas das desigualdades sociais como a pobreza, desemprego,violência,criminalidade, entre outras, e despertam para defesa dos seus direitos. E o papel do Serviço Social é fazer da filosofia a fonte de reflexão sobre a sociedade e os compromissos políticos e econômicos a fim de pautar sua postura deve se posicionando diante dos problemas a serem solucionados. A maior contribuição que a filosofia pôde dar ao Serviço Social foi (e ainda é) a utilização do método dialético, do qual podem ser analisados os fenômenos sociais de forma não isolada, tendo em mente que um acontecimento é sempre fruto de um processo histórico.

5 A FILOSOFIA COMO OBJETO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
REFLEXÃO SOBRE A TEMÁTICA DA MÚSICA: COMIDA DE ARNALDO ANTUNES Comida (Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto) Bebida é água. Comida é pasto. Você tem sede de que? Você tem fome de que? A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, A gente quer saída para qualquer parte .A gente não quer só comida, A gente quer bebida, diversão, balé. A gente não quer só comida, A gente quer a vida como a vida quer. A gente não quer só comer, A gente quer comer e quer fazer amor. A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor. A gente não quer só dinheiro, A gente quer dinheiro e felicidade. A gente não quer só dinheiro, A gente quer inteiro e não pela metade" A letra da música “Comida” nos leva a entender que o homem não quer apenas comer, dormir e se reproduzir. O homem atualmente tem mais necessidades, as quais são desenvolvidas pela vida em sociedade. “A gente não quer só comer, A gente quer prazer pra aliviar a dor.” A dor a que se refere a música é a dor causada pelo trabalho árduo, pela vivência, e pelas dificuldades da vida social. A música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fome da alma”. Sobre os anseios do ser humano, anseios que não se resumem mais somente ao sustento do corpo, mas psicológicos, espirituais, anseios mais subjetivos. Mostra que o ser humano precisa mais do que comida, ou seja, comida corresponde a só uma parte das necessidades do homem. As pessoas precisam de comida, mas precisam de diversão, de lazer, que quer dizer, uma satisfação que vai além do prazer material ou físico. O texto apresenta o que é necessário mas não suficiente para o ser humano ter uma vida digna. Nos primeiros versos, há a presença das palavras água e pasto, as necessidades que são satisfeitas com esses elementos são comuns tanto aos homens quanto aos animais o que expressa uma realidade sub-humana de muita gente. O texto apresenta críticas om a intenção de promover uma conscientização das pessoas para o problema da distribuição de renda no Brasil.

6 ANÁLISE DO QUADRO “GUERNICA”
Pablo Picasso ( ) pintou o quadro em 1937 com o intuito de chocar e mostrar a sua grande revolta em face aos ataques do período, tendo tal obra se tornado símbolo, sobretudo, do bombardeio nazista, o qual ocorreu na cidade espanhola de Guernica. Este ataque resultou na morte de muitos inocentes, incluindo mulheres, crianças e trabalhadores civis. Guernica, de Pablo Picasso, é um símbolo de luta contra as atrocidades cometidas durante guerras. Com esta obra, Picasso mostra um compromisso político e ideológico que reflete não somente a crueldade de um massacre concreto, mas deixa uma súplica contra a injustiça da guerra e a barbárie do fascismo e o nacional-social que invadiria a Europa mais adiante Revela um artista sensível e profundamente envolvido com os problemas de sua época. Na ocasião chega a escrever que um artista “ é ao mesmo tempo um ser político, constantemente alerta para eventos dolorosos, graves ou felizes, a que reage de todas as maneiras ”.

7 A TRAJETÓRIA DA MULHER NO SÉCULO XX
A música “ Mulher”cantada por Erasmo Carlos, diz que os homens são dependentes e carentes dessa mulher, enaltece a força da mulher que divide a atenção entre o marido e os filhos e deixa clara a sua determinação e força de vontade para com a família e a sociedade. No entanto a trajetória feminina até hoje é marcada por muitas lutas para obter reconhecimento e valorização. Durante vários séculos, as mulheres estiveram relegadas ao ambiente doméstico e subalternas ao poder das figuras do pai e do marido. As meninas eram educadas para casar-se e exercer atividades domésticas, como lavar, passar, cozinhar e limpar, além da responsabilidade com a educação dos filhos. Brinquedos de meninas sempre foram bonecas, panelinhas, entre outros, que já traziam a mensagem do papel futuro delas. Após um longo período em que a mulher foi oprimida e tratada como ser inferior, a passagem do século XIX para o XX ficou marcada pelo fortalecimento do movimento feminista. Esse movimento ganhou voz e representatividade política mais tarde em todo o mundo na luta pelos direitos das mulheres, dentre eles o direito ao voto. Essa luta pela cidadania não foi fácil, visto a participação do voto feminino, ser um fenômeno também recente para a história do Brasil. Embora a proclamação da República tenha ocorrido em 1889, foi apenas em 1932 que as mulheres brasileiras puderam votar efetivamente. Esta restrição ao voto e à participação feminina no Brasil seriam consequência do predomínio de uma organização social patriarcal, na qual a figura feminina estava em segundo plano. O homem era o responsável pelo aspecto financeiro da casa, sendo visto como provedor e protetor. A mulher saía da tutela do pai e passava à tutela do esposo, reforçando a ideia de fragilidade e dependência. Através do movimento feminista, a mulher também conquistou o direito ao divórcio, à educação e ao trabalho. Após essas conquistas, com o surgimento da pílula anticoncepcional, ocorreu a liberação sexual, e o “ex-sexo frágil” conquistou o direito ao planejamento familiar, de que resultou a redução da taxa de fecundidade. No final da década de 1970, o foco das reivindicações femininas foi a luta sindical.

8 No âmbito profissional, também tem havido significativas mudanças
No âmbito profissional, também tem havido significativas mudanças. Antigamente as mulheres atuavam em atividades consideradas tipicamente femininas; eram professoras, enfermeiras, cabeleireiras, manicures e empregadas domésticas. Uma concepção comumente reforçada pela mídia em filmes,novelas,anúncios. Essas atividades ainda permanecem caracteristicamente femininas, porém as mulheres já são considerável parte da mão de obra em profissões historicamente masculinas, como, por exemplo, a engenharia e até a construção civil. Com o crescimento da sociedade industrial, adveio o aumento da demanda de mão de obra e as mulheres passaram a ser aceitas como operárias, ajudando no complemento à renda das famílias. Essa mudança foi gradual, e hoje vemos que os rendimentos femininos são parte indispensável da renda familiar; mais que isso: muitas vezes, são “elas” as únicas responsáveis pelo sustento da casa. As mulheres “modernas” dão grande importância à carreira e desejam primeiro estabilizar-se profissionalmente para depois casar e ter filhos, sendo poucas as que optam por dedicar-se apenas à família. Além da atuação no mercado de trabalho, elas ainda acumulam funções, sendo ainda as principais responsáveis pela educação dos filhos e pelo serviço doméstico, tendo cada vez mais poder de decisão dentro da família Há também as que se vêm destacando como executivas, presidentes de grandes empresas e chefes de Estado. Podemos citar a presidente da Argentina Cristina Kirchner; a chanceler alemã Angela Merkel, considerada pela revista Forbes, em 2012 como a segunda pessoa mais poderosa do mundo. Nesse cenário,não podemos deixar de citar o Brasil, um país ainda machista, que elegeu Dilma Rousseff como presidente da república, também mencionada pela revista Forbes, em 2010, como a 18ª pessoa mais poderosa do mundo, sendo a segunda mulher da lista. Apesar de todos esses pontos favoráveis conquistados ao longo do tempo, a mulher continua a sofrer com problemas que são reflexo da sociedade ainda machista, como a diferença salarial entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções e o assédio sexual, pois, muitas vezes, os chefes tentam aproveitar-se de sua posição hierárquica e assediam suas subordinadas. .

9 REFLEXÃO: “O ATRIBUTO SEXUAL E O GÊNERO SÃO QUALIDADES POR MEIO DAS QUAIS PODEMOS DISTINGUIR OS HOMENS DAS MULHERES. A PRIMEIRA É BIOLÓGICA E A OUTRA É SOCIAL”. Para Oliveira (1993), os valores são o fundamento da diferença. As mulheres são diferentes dos homens, porque no centro de sua existência estão outros valores: a ênfase no relacionamento interpessoal, a atenção e o cuidado com o outro, a proteção da vida, a valorização da intimidade e do afetivo, a gratuidade das relações. A identidade feminina provém da interação com os outros. Daí serem as mulheres mais intuitivas, sensíveis e empáticas. Daí também vem o terrível sentimento de divisão em que mergulham, quando, no percurso de acesso ao espaço público, se vêem obrigadas a confrontar seu modo de ser com as exigências de sucesso no mundo dos homens, marcado por agressividade, competitividade, objetividade e eficiência.   No nosso entender, a análise de Oliveira (1993) retrata o grande nó do discurso feminista: ao levantar a bandeira da igualdade na diferença e propor uma valorização do feminino, acaba caindo no velho dualismo feminismo/masculino, atribuindo valores e características diferentes para cada sexo. Quando se universalizam essas diferenças, obscurecem-se outras possibilidades de homens e mulheres se diferenciarem dos modelos rígidos e estereotipados. Muitas das características atribuídas ao masculino e ao feminino não são determinadas apenas pelo gênero, são influenciadas também pela classe social, pela cultura, pela educação, bem como por características individuais de personalidade - nem todos os homens são agressivos, objetivos, seguros de si etc, da mesma forma que nem todas mulheres são inseguras, pouco agressivas e sem objetividade.

10 O PAPEL SOCIAL : JUSTIÇA SOCIAL, ÉTICA,DEMOCRACIA E CIDADANIA
O PAPEL SOCIAL : JUSTIÇA SOCIAL, ÉTICA,DEMOCRACIA E CIDADANIA. FATOS DA ATUALIDADE 13/9/2013 às 00h07 24/11/2013 às 11h02 (Atualizado em 24/11/2013 às 14h05) PGR VAI PEDIR PRISÃO IMEDIATA DE CONDENADOS NO MENSALÃO SE STF REJEITAR NOVOS RECURSOS. OTÁVIO MESQUITA DEIXA EMISSORA E RECEBE SACO DE LIXO COM PERTENCES PESSOAIS EM CASA, DIZ JORNAL Comentário : Essa notícia relacionada ao Mensalão só nos faz pensar como nós brasileiros estamos escolhendo nossos representantes, se realmente levamos a sério nosso direito de voto e um outro ponto é a lentidão da justiça do país e a impunidade quanto a processos criminais que se acumulam e muitos ficam sem solução. Após rescisão do contrato, apresentador teria se sentido humilhado com a situação. Retrato típico de trabalhadores brasileiros que sofrem de agressão moral e desprezo em algumas empresas e mesmo quando se desligam não são respeitados como cidadão com direitos. 23/11/2013 às 09h23 (Atualizado em 23/11/2013 às 09h58) MANIFESTAÇÃO NA MARGINAL TIETÊ ASSUSTA CRIANÇAS QUE VOLTAVAM DE EXCURSÃO ESCOLAR 23/11/2013 às 00h06 Ônibus com cerca de 40 alunos voltava de um sítio na cidade de Itu, interior de SP FAVELA DO DF PASSA A ROCINHA E SE TORNA A MAIOR DA AMÉRICA LATINA Comentário : Tal manifestação de moradores após ordem de reintegração de posse teve um triste desfecho pois o vandalismo prevaleceu e o resultado foi prejuízos para a cidade além de causar transtornos na vida das pessoas que voltavam para seus lares. O desrespeito e o egoísmo falaram mais alto. Ocupação, a 40 km do centro do poder, surgiu há pouco mais de dez anos e não tem infraestrutura Infelizmente nosso país tem se destacado mais pelos problemas sociais, que se alastram devido o crescimento urbano enquanto isso a população se amontoa e sobrevive em situações precárias em um lugar que devia servir de modelo de planejamento para outras cidades e estados do país. 23/11/2013 às 11h27 (Atualizado em 23/11/2013 às 11h27) IDOSA É PRESA SUSPEITA DE CHEFIAR TRÁFICO DE DROGAS EM PORTO ALEGRE Mulher foi detida em megaoperação da Polícia Civil contra o tráfico de entorpecentes na região Comentário: Uma pessoa na terceira idade geralmente é exemplo de vida para filhos e netos , pois já viveu muitas experiências boas e ruins construindo um legado de sabedoria, no entanto essa senhora escolheu viver ilicitamente influenciando e prejudicando seus familiares.

11 O conceito de cidadania está fortemente ligado ao de democracia
O conceito de cidadania está fortemente ligado ao de democracia. É só lembrarmos que na antiguidade clássica, ser cidadão era ter participação política. A palavra cidadão servia para definir, na Grécia antiga, o indivíduo nascido na Pólis e que tinha direitos políticos. Com o tempo o conceito de cidadania foi se ampliando para além dos direitos, hoje ela está associada aos direitos e deveres dos indivíduos. Quando falamos de direitos e deveres, devemos entender como cidadania a preocupação e o exercício de ações que garantam o desenvolvimento harmonioso da sociedade e a preservação dos direitos alheios. Ser cidadão, não é simplesmente cobrar seus direitos, mas lutar para defender os interesses dos nossos semelhantes. O pleno exercício da cidadania e da democracia estão associados a idéia de igualdade entre os indivíduos. Nosso país esconde em seu seio pessoas preconceituosas e sem escrúpulos, mesmo que seja uma minoria, que preferem compreender a realidade sem ler, discutir ou informar-se sobre os fatos políticos, sobre seus direitos e deveres, e por isso tornam-se pessoas alienadas e o entendimento da realidade cultural, econômica e política é indispensável para que a sociedade tente ser capaz de tratar as diferenças significativas entre o povo, de forma honesta e eficaz ,sabendo que, somos iguais perante a lei mesmo que diferentes perante a diversidade de nossos aspectos físicos, de situações, de nossos comportamentos e valores. Não se pode falar de democracia, ética e cidadania sem mencionar o conhecimento filosófico como um processo de construção de ações transformadoras capazes de produzir uma sociedade livre, justa e solidária que garanta o desenvolvimento nacional diminuindo a pobreza e a marginalização, promovendo o bem estar de todos sem preconceito de classe social, raça sexo, cor, idade e qualquer outra forma de discriminação, estimulando a busca e da vivência de padrões éticos que possibilitem consolidar a nossa democracia e quem possamos desenvolver uma ação constante de cidadania, pois isto é algo que constrói-se o dia-a-dia dentro de uma sociedade.

12 Nessa atividade nos foi proposto esse desafio de refletir, compartilhar e respeitar opiniões diferentes, observar e analisar músicas ,textos ,imagens que nos revelaram a importância do conhecimento filosófico no dia-a-dia ou no convívio social para mudarmos velhos conceitos que antes nos limitavam. A filosofia traz uma nova perspectiva na área profissional que pretendemos atuar , como assistentes sociais, já que entendemos que é fundamental um proceder ético, uma compreensão acerca da realidade de cada indivíduo e a intervenção baseada na valorização da pessoa como cidadão.

13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Mulher, de Erasmo Carlos. Disponível em: < Acesso em: 20 de novembro de COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: história e grandes temas. 4.ed.São Paulo: Saraiva, 2006.PLT 289. GHIRALDELLI, Paulo. “O que é a filosofia?” em menos de 3 mil palavras. Disponível em: < - filosofia-short.html>. Acesso em: 20 de novembro de Portal R7 Notícias. Disponível em:< > Acesso em : 24 de novembro de Vya Estelar. Disponível em: < em: 20 de novembro de Wikipédia, A Enciclopédia livre. Disponivel em :< Acesso em : 20 de novembro de 2013.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ANHANGUERA POLO CENTRO - TERESINA SERVIÇO SOCIAL –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google