A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Leidiane Pimentel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Leidiane Pimentel"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Leidiane Pimentel
Manejo do bezerro Professora: Leidiane Pimentel

2 Fases Pré-parto: Nutrição da matriz e maternidade Parto Pós-parto

3 Estado nutricional da vaca gestante

4 Maternidade: Cuidados na escolha do local

5 Maternidade: Locais indesejados

6 Importância das visitas a maternidade
1.Dificuldade de parto; 2.Baixa habilidade materna; 3.Baixo vigor do bezerro; 4.Falhas na primeira mamada; 5.Trocas de bezerros; 6.Condições desfavoráveis ao parto;

7 O Parto As vacas ficam inquietas, param de comer e geralmente se afastam do rebanho; Andam, arqueiam as costas, andam em círculos, deitam e levantam; Este período pode durar entre 4 e 24 horas. Com a ruptura da bolsa a vaca tende a permanecer no local onde a bolsa estourou, lambendo o fluido amniótico.

8 O Parto Em condições normais o parto tem duração entre 30 minutos e 4 horas. A expulsão da placenta ocorre de 4 a 5 horas após o parto, não devendo ultrapassar 24 horas, o que é indicativo de retenção de placenta. Em geral a vaca ingere a placenta.

9 O Parto O ideal é que o bezerro mame pela primeira vez em até três horas após o parto

10

11

12

13

14 Recomendações para ajudar a vaca a parir:
Conter a vaca com segurança, protegendo sua cabeça e outras partes que ficam em contato direto com o chão. Utilizar luvas descartáveis, que protegem todo o braço (luva de inseminação). Lavar bem com água e sabão o posterior do animal, principalmente a região do reto e vulva. Utilizar uma solução desinfetante (iodo, cloro, etc.) na região posterior da matriz, principalmente próximo à vulva. Não introduzir materiais cortantes dentro do útero da vaca.

15 Recomendações para ajudar a vaca a parir:
Caso seja necessário amarrar os membros do bezerro para auxiliar a retirada, utilize para esse fim um material limpo e desinfetado. A retirada do bezerro deve ser feita com cautela e segurança. Não utilize força demasiada. Após a retirada do bezerro, observe se o mesmo consegue respirar normalmente e se necessário for, retire as secreções placentárias da sua boca e narinas e faça movimentos cadenciados com as duas mãos comprimindo seu tórax. Deixe o bezerro e a mãe sozinhos, mas fique por perto para observar se a vaca consegue se levantar e se o bezerro vai conseguir mamar.

16

17 Pós-parto Limpeza do bezerro Estimula a atividade motora Predação
Circulação Respiração Vinculo mãe-filho

18 Importância do colostro
Única fonte de alimento Imunização passiva (imunoglobulinas) Ingestão até 06 horas após o parto 24 horas após o parto, absorção de imunoglobulinas relativamente baixa

19 IMPORTANTE: garantir a ingestão do colostro! Teto

20 Atenção as condições do bezerro

21 CONTENÇÃO

22 Manejo Sanitário Mamar colostro até 6 horas de nascido

23 Cuidados no dia seguinte ao nascimento
Identificação Assepsia do umbigo Aplicação de vermífugo Pesagem do bezerro

24 Cuidados após o nascimento

25 Quando é necessário ajudar o bezerro na primeira mamada

26 Contenção

27

28

29

30

31

32

33 Assepsia do umbigo Verificar comprimento do cordão umbilical;
Cortar deixando cerca de 05 cm; Aplicar solução de iodo ou produto específico.

34

35

36 Tatuagem, que deve ser feita com cuidado entre as duas nervuras superiores da orelha usando tinta de boa qualidade.

37

38 Identificação de bovinos
Os métodos de identificação mais comuns para bovinos são: Tatuagem; Brinco (visual ou eletrônico) Marcação a fogo.

39 A Tatuagem A tatuagem é um método de identificação permanente e de fácil realização. Limitação: dificuldade para visualização do código, sendo necessária a contenção dos animais para que a leitura seja feita com precisão e a segurança necessárias para um bom trabalho.

40 A Tatuagem Não tatue em cima das nervuras nem em áreas com veias grossas e com muitos pelos. Limpe bem o local da orelha onde será aplicada a tatuagem. Passe a tinta no local que será tatuado. A área coberta pela tinta deve ser maior que a tatuagem. Use tinta preta para animais com a pele clara e verde para os de pele escura. Posicione o alicate tatuador no local correto. Pressione até furar a cartilagem da orelha. Retire o alicate tatuador com cuidado. Passe mais tinta sobre a tatuagem, esfregando suavemente.

41 Equipamentos e materiais para a tatuagem

42

43 Brincos É recomendado fazer a aplicação de brincos em meses mais frios e secos. Em períodos de chuva e calor recomenda-se furar a orelha do bezerro antes da aplicação do brinco, o furo deve ser de 6 mm. Coloque o brinco apenas após a cicatrização do furo. O alicate aplicador deve ficar na posição vertical (“em pé”), evite a posição horizontal (“deitado”). Aplique o brinco na parte central da orelha e entre as duas nervuras principais.

44 Lembre-se! Brincos mal aplicados = brincos perdidos = prejuízos

45 Aplicação dos brincos

46 Evite problemas! Não aplique brincos nas pontas, nas partes de baixo ou de cima e nem sobre as nervuras da orelha.

47

48 A marcação a fogo Não realize a marcação a fogo em dias de chuva, nem em animais com os pelos molhados ou sujos de lama ou excrementos. O ferro deve estar bem quente, em brasa (vermelho). Posicione a marca de maneira firme no local correto e pressione, sem muita força, por alguns segundos. Não faça movimentos bruscos.

49 A marcação a fogo

50 A marcação a fogo

51 A marcação a fogo

52


Carregar ppt "Professora: Leidiane Pimentel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google