A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo. Surgimento das grandes navegações Matérias primas Mercantilismo Capitalismo Comercial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo. Surgimento das grandes navegações Matérias primas Mercantilismo Capitalismo Comercial."— Transcrição da apresentação:

1 Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo

2 Surgimento das grandes navegações Matérias primas Mercantilismo Capitalismo Comercial

3 Ascensão burguesa Escravidão

4 Capitalismo Financeiro Ao final do século XIX e início do século XX, o capitalismo conheceu uma nova era, sobretudo pela divisão das empresas em ações e pela união entre o capital industrial e o capital bancário. Surge assim, o CAPITALISMO FINANCEIRO. Economia CAPITA LISMO FINANC EIRO SISTEMA ESPECULATIVO DE CRÉDITOS, JUROS, VALORIZAÇÃO ETC. MERCADO DE AÇÕES

5 Atuação dos Bancos  A atuação dos bancos na economia tornou-se mais relevante. A partir deles as atividades produtivas passaram a ser financiadas.  Os bancos atuam diretamente no desenvolvimento econômico, negociando empréstimos, faturando por meio de juros e transformando ações e dívidas em “ativos”, que são comercializados como se fossem mercadorias.  Poucas marcas dominam a rede comercial, denominando assim, o capitalismo financeiro de capitalismo monopolista.  Além disso, com o desenvolvimento das técnicas e os investimentos em comunicação e transporte, essas grandes corporações começaram a instalar-se em outros territórios, ganhando dimensões internacionais: são as chamadas empresas transnacionais, também conhecidas como multinacionais ou empresas globais.

6 FINANCIADORES DE PRDUÇÃO BANCOS

7 A acirrada concorrência favoreceu às grandes empresas, levou à fusão e incorporação que resultaram na formação de monopólio ou oligopólio em muitos setores da economia. Grandes corporações da atualidade forma fundadas nessa época: British Petroleum (1909), Coca-Cola (1886), Exxon (1882), Fiat (1899), General Eletric (1892), General Motors (1916), IBM (1911), Mitsubishi Bank (1880), Nestlé (1866), Siemens (1847).

8 Capitalismo industrial  O capitalismo industrial foi a segunda fase do desenvolvimento do capitalismo. Teve início com a primeira revolução industrial do século XVIII, avançando até o século XIX com a segunda revolução industrial. A Inglaterra é considerada o berço desta fase do capitalismo, pois foi neste país que teve início o processo de revolução industrial.

9 Principais características  - Atividades industriais como principal fonte de negócio e lucros. Destaque para a indústria têxtil.  - Concentração de renda nas mãos da burguesia industrial (grandes donos de indústrias);  - Alta desigualdade social, pois os lucros ficavam quase integralmente com os donos de indústrias que pagavam salários muito baixos para os operários;  - Evolução nos meios de produção com a invenção e uso de máquinas a vapor. Aumento da produção com custo mais baixo.  - Uso do carvão como fonte de energia e ferro como principal matéria-prima;  - Desenvolvimento de meios de transporte  - Uso nas indústrias de mão-de-obra assalariada;

10 Globalização  É um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI  O termo globalização tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e, especialmente, a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o fundo monetário internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano estão ligadas à globalização.

11 A globalização das comunicações tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações. Isto permitiu um grande fluxo de troca de ideias e informações sem critérios na história da humanidade. Se antes uma pessoa estava limitada a imprensa local, agora ela mesma pode se tornar parte da imprensa e observar as tendências do mundo inteiro, tendo apenas como fator de limitação a barreira linguística. Outra característica da globalização das comunicações é o aumento da universalização do acesso a meios de comunicação, graças ao barateamento dos aparelhos, principalmente celulares e os de infraestrutura para as operadoras, com aumento da cobertura e incremento geral da qualidade graças a inovação tecnológica Globalização da comunicação

12 Obrigado


Carregar ppt "Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo. Surgimento das grandes navegações Matérias primas Mercantilismo Capitalismo Comercial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google