A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO"— Transcrição da apresentação:

1 VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COMPONETE CURRICULAR: ESTÁGIO DE INSERÇÃO COMUNITÁRIA E FARMÁCIA E SOCIEDADE II ACADÊMICAS: JANICE ZAGONEL, JAQUELINE ARISI, KELEN CRISTINA MANTOVANI ANTUNES, MARIANE CANALLI E POLIANA GOERCK TUTORA: SCHEILA MARCON VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO

2 PADRONIZAR TIPO E TAMANHO DE LETRA NOS SLIDES
FAZER UM SLIDE DE CONSIDERAÇÃO FINAL NO FINAL - FAZER A RELAÇÃO DAS VIGILANCIAS COM O CURSO DE FARMÁCIA/FARMACÊUTICOS NÃO ALTEREI NADA NA ESCRITA POIS NÃO SEI O QUE VOCÊS VÃO FALAR SOBRE CADA SLIDE.

3 Tratar de vigilância em saúde engloba todos os principais objetivos do Sistema Único de Saúde, sendo eles a fiscalização, a coleta de dados, indicadores de saúde e doenças gerais na população, auxiliando na prestação de serviços, orientações e informações dando ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças. Divide-se em setores para que se possa desenvolver função especifica, porém formando uma rede de dados nacional. São elas: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador.

4 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
A Vigilância Epidemiológica é definida pela Lei n° 8.080/90 como “um conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” (BRASIL, 1990).

5 Fornecer orientação para profissionais da saúde
OBJETIVO Fornecer orientação para profissionais da saúde

6 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Vigilância que está mais presente e envolvida no cotidiano da atenção básica.

7 Coleta de dados DECLARAÇÃO DE NASCIDO VIVOS
NOTIFICAÇÕES DE AGRAVOS À SAÚDE. PRÉ-NATAL VACINAÇÃO PUERICULTURA

8 VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL E SANITÁRIA.

9 ORIENTAÇÃO E NOTIFICACÃO
VIGILÂNCIA AMBIENTAL VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZAÇÃO COMÉRCIOS HOSPITAIS TERRENOS BALDIOS EMPRESAS ORIENTAÇÃO E NOTIFICACÃO

10 VIGILÂNCIA AMBIENTAL VISITAS DOS AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS, MAIS CONHECIDOS COMO AGENTES DE CONTROLE DA DENGUE.

11 VIGILÂNCIA SANITÁRIA

12 CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador)

13 - Vigilância, fiscalização e orientação quanto à saúde do trabalhador;
Visitas técnicas visando a melhoria do espaço de trabalho; Palestras informativas nas empresas; Avaliação das Comunicações de acidente de trabalho (CATs) e elaboração de melhorias.

14 Acidente de trabalho CSF HRO NOTIFICAÇÃO

15 (ARAÚJO; CARDOSO; MURTINHO, 2008, p
(ARAÚJO; CARDOSO; MURTINHO, 2008, p. 107) “Ao longo do tempo, atravessando diferentes contextos históricos, políticos, epidemiológicos, teóricos e metodológicos, os campos da comunicação e da saúde aproximaram seus vínculos”.

16 A comunicação entre as vigilâncias e atenção básica se dá por meio de uma rede de dados informatizada e de acesso livre chamada de Departamento de informática do SUS - DATASUS Indicadores de saúde SINAN SIAB SISPRÉNATAL

17 Entrevistas (6 usuários da Unidade Básica do bairro Santo Antônio)
1) O que você entende sobre a Vigilância em Saúde? * 4 responderam que não sabiam ou confundiram; * 2 responderam que é órgão fiscalizador da saúde. 2) Quais vigilâncias você conhece? Saberia dizer o que cada uma faz (Sanitária, Epidemiológica, Ambiental e CEREST)? * 6 responderam parcialmente (não conheciam o CEREST). 3) - Quais são os cuidados que você adota para cuidar da sua saúde? * 2 vão para o CSF; * 1 costuma tomar chás e usar plantas medicinais; * 4 procuram ter uma alimentação diversificada e saudável; * 1 pratica atividade física. 4) Conhece alguma situação ou problema na sua comunidade que necessita da ação das vigilâncias? * 3 responderam lixo em terrenos baldios; * 2 responderam animais soltos; * 1 respondeu que não há nada a se fazer.

18 Visitas e observações Visitas:
- CASAN ETA (Estação de Tratamento de Água) e CASAN ETE (Estação de tratamento de Esgoto); Viveiro florestal da Unochapecó; Reconhecimento do território do bairro Santo Antônio e problemas ambientais (esgoto a céu aberto e instalações de um circo). NÃO ESQUEÇAM DA ÚLTIMA IDA A CAMPO QUE NÃO ACONTECEU E FIZEMOS UMA CONVERSA EM SALA DE AULA COM OS AGENTES DE ENDEMIAS

19 REFERÊNCIAS ARAÚJO, Inesita Soares de. CARDOSO, Janine Miranda. MURTINHO, Rodrigo. A comunicação no Sistema Único de Saúde: cenários e tendências. [S.L.], Disponível em: file:///C:/Users/1234/Downloads/ PB.pdf. Acesso em: 11 out DATASUS. Informações de saúde Disponível em: Acesso em: 11 out BRASIL. Lei nº 8080/90. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o financiamento dos serviços correspondentes e da outras providências. Diário Oficial da União. Brasília ­ DF, 19 set 1990.


Carregar ppt "VIGILÂNCIA EM SAÚDE COLOCAR UM TÍTULO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google