A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora."— Transcrição da apresentação:

1 E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora Supervisora: Barbara Franciele Coelho Acadêmicas: Andreza dos Santos Silva,Lilliane Bia Celva e Jéssica Monique Buss. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DE SETEMBRO DATAPLANEJAMENTO 1º encontro 03/09 Aplicação de atividades. 2º encontro 10/09 Aplicação de atividades. 3º encontro 17/09 Aplicação de atividades. 4º encontro 24/09 Elaboração do portfólio, e planos de aula.

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de setembro teve como objetivo primordial a aplicação de atividades em folha, a fim de fazê-los reconhecer as letras e a junção de sílabas, bem como a fluência na escrita e na leitura. Percebemos a importância de estar em contato com os alunos. Observando as dificuldades e as evoluções durante a aplicação. Verificando a essência que há na apresentação da forma de como se vê a língua portuguesa e suas regras gramaticais, por meio de atividades diferenciadas que viabilizem o processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho foi relevante devido ao fato de haver um maior aprofundamento referente as dificuldades apresentadas pelos alunos. visando a qualidade e a possibilidade de um maior entendimento das regras gramaticais para dar continuidade às atividades do reforço escolar, e maior rendimento em sala de aula compreendendo o mundo letrado e construindo maiores possibilidades de compreensão nos assuntos apresentados em sala.

5 Processo de Investigação O encontro mensal deu-se em quatro dias. No primeiro dia, houve a aplicação com o grupo 1 de atividades relacionadas ao reconhecimento da letra inicial das imagens. Com o grupo 2 foram apresentadas o uso corretos das letras M e N, e em seguida houve a organização de atividades futuras para dar continuidade ao trabalho. No segundo dia deu-se a continuidade a aplicação de atividades com o grupo 1 com a relação existente entre a imagem e a letra inicial de cada palavra, como também o reconhecimento da palavra escrita corretamente por completo. Já com o grupo 2 as atividades foram relacionadas à diferenciação das letras S e Z perante ao som da palavra emitida, e ao uso correto da letras S,SS,C e Ç. Na semana seguinte, com o grupo 1 demos continuidade das atividades aplicadas na semana anterior que se relacionavam com imagens,letras e palavras. Com o grupo 2 as atividades se deram a partir da interpretação textual por meio da relação entre verdadeiro e falso, desenho e complemento das frases relacionada ao texto apresentado.

6 Sendo assim Antunes (2003) afirma que “ O ensino da língua portuguesa também não pode afastar-se desses propósitos cívicos de tornar as pessoas cada vez mais criticas, mais participativas e atuantes, política e socialmente.” Com isto, percebe-se que o ato de ler e escrever vai muito além das paredes da sala de aula, mas está totalmente relacionado com o convívio social e o meio em que se estabelece as relações e trocas de experiências. A partir desta expectativa cria-se novos leitores e ouvintes para uma sociedade letrada. Para finalizar o mês de setembro na ultima semana elaboramos o portfólio do mês de setembro e plano de aula das atividades do mês de outubro. Visando um novo caminho a ser percorrido com atividades diferenciadas a cada grupo de ensino.

7

8

9 Análise dos Resultados Alcançados Reconhecendo a importância da interação com os alunos para proporcionar o desenvolvimento de capacidades na leitura e na escrita, podemos observar um aprendizado espontâneo e significativo. Estamos aprimorando o conhecimento dos mesmos por meio de atividades diferenciadas de modo que complementem o trabalho das professoras regentes em sala de aula. Segundo Antunes (2003): “Aprender é uma das coisas mais bonitas, mais gostosas da vida. Acontece em qualquer tempo, em qualquer idade, em qualquer lugar. Ajudar as pessoas a descobrir esse prazer, a ‘degustar’ o sabor dessa iguaria é ascender as mais altas esferas da atuação humana.” Portanto, vale ressaltar que o processo de alfabetização é lento, pois os alunos possuem bastante dificuldade de graus diversificados, por este motivo estamos sempre em busca de novas metodologias para aprimorar cada vez mais o conhecimento de cada aluno, proporcionando assim a abertura para novas aprendizagem inerentes a Língua portuguesa.

10 Referências Bibliográficas CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro:Sextante, ANTUNES, Irandé. Aula de português encontro e interação. São paulo: Parábola editorial, 2003.


Carregar ppt "E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do mês de setembro Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires de Carvalho Professora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google