A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer"— Transcrição da apresentação:

1

2 Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer
Prof. Luiz N. Serrano

3 DISCURSO DE MARCA Acreditamos que mais do que preparar alunos para a vida, o papel da educação deve ser prepará-los para mudar o mundo. Somos é a marca que move a educação brasileira em diversas frentes: temos escolas, sistemas de ensino, editoras, além de produtos e serviços para gestão e formação complementar dos alunos, professores e pais. Nosso trabalho é fazer com que os dias desses jovens na escola sejam desafiadores e os inspirem a sonhar alto, ensinando-os a pensar por conta própria e a trabalhar melhor em grupo. A Somos é feita por um time de profissionais inquietos que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores. Pessoas que escrevem suas próprias histórias, encaram de frente qualquer desafio e agarram a infinidade de oportunidades que os cercam. Vídeo Institucional

4 Somos o que criamos ao nosso redor.
Vídeo – um novo tempo

5 Perguntas Você acredita na mudança de um país por meio da educação?
Você acredita na mudança do nosso país por meio da educação? Por que a escola de hoje não evoluiu tão rápido quanto a sociedade? A educação de hoje permite extrair o melhor do aluno?

6 Perguntas 5. A escola atual prepara para o futuro?
6. Como você pode contribuir para a transformação da educação? Vídeo – nova geração Uma nova geração...

7 Aumento da criminalidade Revolução tecnológica Falta de segurança
As loucuras do mundo moderno... Questões ambientais Pobreza contínua Aumento da criminalidade Revolução tecnológica Falta de segurança Colapso da família Mudanças no papel da mulher Desemprego Falta de tempo

8 Um novo olhar... Novas Perspectivas...

9 Na Educação 1.0 o currículo consistia apenas em aprender a ler, escrever, conhecer a bíblia, canto e um pouco de aritmética, com o tempo incluiu o latim, gramática, retórica e dialética. Segundo FAVA (2012, p22): Na fase da Educação 1.0 o mestre era a figura mais importante na organização e no trabalho de formação do estudante.

10 Na Educação 2.0 o local de aprendizagem é praticamente a sala de aula, e é programada data e hora para aprendizagem. Segundo FAVA (2012, p45): O Exemplo de dessa sincronização é o controle de frequência, todos devem estar sempre no mesmo local, na mesma hora, para responder a chamada de forma sincronizada

11 A Educação 3.0 é uma nova concepção do que ensinar (mudança de conteúdos), como ensinar (mudança de metodologia), com o que ensinar (recursos didáticos variados, principalmente tecnológicos) e o que desenvolver (novas habilidades) para entregar como resultado, ao final do processo educativo, uma pessoa apta a trabalhar nesse novo panorama.

12 Habilidades

13 Perfil do Profissional Moderno

14 Escola é o lugar dos múltiplos saberes
Merendeiras, administrativos, porteiros, serviços gerais, seguranças, professores, alunos, gestores e auxiliares, e família - todos são responsáveis pela construção da vida escolar. Vídeo do Líder em Mim Escola é o lugar dos múltiplos saberes

15 O que entendemos por Excelência?

16 De acordo com o Dicionário Aurélio: 1. Qualidade do que é excelente. 2
De acordo com o Dicionário Aurélio: 1. Qualidade do que é excelente. 2. Grau elevado de perfeição, de bondade. 3. Por excelência: no mais alto grau, com primazia sobre todos. Em qualquer área ou segmento de trabalho – metal, roupas, alimentação... não importa a área o que importa é você superar as expectativas Em educação isso é muito mais evidente – naturalmente o cliente vai dizer uau! “Somos o que repetidamente fazemos . A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!” Aristóteles

17 “Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” “Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” Paulo Freire

18 Criar Altas Expectativas Acadêmicas
“Sem Escapatória” – Quando um aluno se mostra incapaz de responder a uma pergunta, o professor deve começar com uma sequência de questionamentos à turma, que termina apenas quando esse primeiro aluno responder corretamente, mostrando que ele não poderá fugir da busca às soluções ao problema proposto. Doug Lemov -

19 “Certo é Certo” – A segunda técnica sugerida consiste em estabelecer um padrão de exatidão a ser atingido em todas as respostas dadas durante as participações na aula, induzindo o aluno a atingir a exatidão quando o que diz é “quase certo”. E mesmo quando a resposta é correta, pode-se solicitar que discorra mais sobre o tema, incentivando a cognição e o raciocínio.

20 “Puxe Mais” – O professor deve criar a sensação de que novas perguntas são recompensas a perguntas certas, o que evita aos alunos a falsa sensação, após uma única resposta correta, de que eles dominam o conteúdo e também estimula a busca por mais conhecimento.

21 “Boa Expressão” – Lemov explica que, quando respondem, os alunos costumam empregar a sua linguagem corriqueira. Ao professor cabe criar condições acadêmicas e solicitar as respostas com os termos “corretos” e típicos da disciplina, comunicando o seu conhecimento com a “linguagem de oportunidade”.

22 “Sem Desculpas” – Recomenda-se ao professor jamais usar escu por uso de conteúdos considerados, por senso comum, como difíceis demais para a turma ou chatos. Para demonstrar que acredita no potencial dos alunos, o professor não pode atribuir determinados temas a elementos externos, como à direção escolar. Antes, deve buscar o desempenho dos alunos.

23 6. Planeje exatamente onde quer chegar
7. O Objetivo da aula – é viável? É mensurável? É definidor e prioritário na marcha para o conhecimento 8. Deixe claro o objetivo da sua aula 9. Qual a melhor atividade que deverá garantir atingir os objetivos. Faça de forma simples 10. Planejar com cuidado cada etapa, passo a passo de sua aula 11. Tenha controle do espaço físico de sua sala. Garanta a interação de acordo com o objetivo

24

25 Como selecionar conteúdos sem que se perca a essência do conhecimento?
Traçar sua rota. Ponderar: básicos (formam a estrutura); essenciais (apareceram nas 3 últimas provas); importantes (não vivo sem eles!) descartáveis (não fazem falta) E como o professor vai saber o que é realmente importante? Planejando! Traçando os passos que deverão ser seguidos e nesses passos deve estabelecer o que é básico (fazem parte da estrutura, o pré-requisito), essencial (a tendência das últimas provas), importante (não pode faltar) e descartável (pode ser retirado sem prejuízo). No planejamento isso também deve prever esses pontos.

26 Mercado de Trabalho Competitivo Exigente
Diferença entre eficiência e eficácia No mundo moderno não existe espaço para profissional razoável

27 Perfil do Profissional Moderno
Coragem de vencer

28 Perfil do Profissional Moderno
Determinação e ousadia

29 Perfil do Profissional Moderno
Conhecimento prático e teórico

30 Perfil do Profissional Moderno
Abertura para o aprendizado constante

31 Perfil do Profissional Moderno
Relacionamento humano

32 Perfil do Profissional Moderno
Bom Humor

33 Perfil do Profissional Moderno
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis

34 Prof. Luiz Serrano Contatos: (83) 99146-2855 Luiz
Prof. Luiz Serrano Contatos: (83) Video – hoje eu só quero que o dia termine bem


Carregar ppt "Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google