A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião"— Transcrição da apresentação:

1 Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
Sociedade Manifestações culturais e artísticas

2 1. Condições naturais O Egipto é um dom do Nilo.
Sem o Nilo o Egipto seria um deserto.

3 Esta civilização dependia das cheias periódicas do Nilo que irrigavam e fertilizavam os solos.
Para apoiar a agricultura construíram um sistema de diques e canais. Estes serviam para armazenar e distribuir água conforme as necessidades.

4 2. Actividades económicas
O Egipto é um exemplo de uma economia agrária. As principais actividades económicas eram a agricultura e a criação de gado. As actividades artesanais (tecelagem, metalurgia, cerâmica, vidraria, joalharia, ourivesaria, etc.) também tiveram muita importância. Os excedentes agrícolas e artesanais eram exportados para a Fenícia.

5 3. Religião Os egípcios tinham uma religião politeísta (adoravam vários deuses). O faraó tinha um poder sacralizado e era considerado um deus vivo. Enquanto deus-rei tinha um poder absoluto, centralizador e planificador. O Egipto constituía um estado teocrático.

6 Os egípcios acreditavam na vida para além da morte e na reencarnação dos corpos, mas esta só acontecia se o corpo estivesse bem conservado. Por isso embalsamavam e mumificavam os corpos.

7 4. Sociedade A sociedade egípcia era uma sociedade estratificada e hierarquizada. Cada grupo social ocupava um lugar determinado pelas suas actividades, riqueza, poder e influência. Dividiam-se em dois grandes grupos: dirigentes e produtores.

8 5. Manifestações culturais e artísticas
Os egípcios inventaram a escrita hieroglífica que se baseava em sinais pictográficos que representavam pessoas e objectos (hieróglifos). Esta escrita foi decifrada a partir da descoberta da pedra de Roseta que tinha inscrito o mesmo texto em três tipos de escrita: hieroglífica (a), demótica (b) e grega (c).

9 5.1 Arquitectura Tipos de monumentos: templos, túmulos (mastabas, hipogeus e pirâmides) e palácios. Todos os edifícios, em honra dos deuses e dos faraós, tinham proporções monumentais para transmitir a imagem de poder e de eternidade e impressionar os mortais.

10

11 5.2 Escultura As estátuas eram colossais e rígidas.
Estavam representadas na posição estática, com os braços ao longo do corpo ou dobrados sobre o peito.

12 5.3 Pintura Os artistas representavam a figura humana de acordo com as seguintes regras: Lei da frontalidade – a cabeça, as pernas e os pés estavam representados de perfil, enquanto que os olhos e os ombros estavam representados de frente; Lei da hierarquia – as pessoas com maior estatuto social tinham maiores dimensões; Realçavam a beleza, o vigor e a juventude dos retratados.


Carregar ppt "Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google