A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reprodução Professora: Teresa almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reprodução Professora: Teresa almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Reprodução Professora: Teresa almeida
Âmbito da disciplina de: Ciências Naturais Trabalho realizado por: -Derik Batista,nº4,9ºH; -Marta Bernardo,nº15,9ºH; -Norberto Peixoto,nº16,9ºH; -Viktoriya Shvydak ,nº20,9ºH

2 Reprodução Sexuada A reprodução sexuada- Ocorre quando as duas células reprodutoras (espermatozóide e óvulo) se unem para formar uma nova célula. Está relacionada com processos que envolvem troca e mistura de material genético entre indivíduos de uma mesma espécie. Surgem por reprodução sexuada assemelham-se aos pais, mas não são idênticos a eles. A reprodução é uma característica de todos os seres vivos. São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: a reprodução assexuada e a sexuada.

3 Reprodução Assexuada A reprodução assexuada não envolve trocas de gametas entre os indivíduos e os organismos formados são geneticamente idênticos ao organismo que os gerou. Caso ocorra uma mutação estes organismos apresentarão diferenças em relação ao progenitor.

4 Inicio De Uma Nova Vida Na relação sexual, a atração provocada pelos estímulos e pelas reações hormonais faz com que os toques e as sensações táteis sejam muito prazerosas. Com a excitação, o pênis do homem aumenta de volume e fica duro, ereto, e a vagina da mulher solta uma secreção que a lubrifica. Tudo isso facilita a penetração do pênis na vagina quando acontece o coito ou o ato sexual, que geralmente, provoca uma sensação de bastante prazer em ambos os parceiros. No ato sexual vaginal completo, o homem ejacula. um líquido sai do pênis e é depositado na vagina. Esse líquido, o sémen ou esperma, contém espermatozóides originários dos testículos. Dos milhões de espermatozóides que foram depositados na vagina, apenas centenas deles alcançam o óvulo, e apenas um espermatozóide consegue se introduzir nele. É assim que surge uma nova vida.

5 Ovulação: A ovulação é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação. No ovário, surge o corpo amarelo – uma estrutura amarelada que passa a produzir o estrogénio e progesterona. Estas hormonas atuam juntas, preparando o útero para uma possível gravidez. O estrogénio estimula o aparecimento das características sexuais femininas secundárias.

6 Fecundação: A mulher pode ficar grávida, quando o óvulo estiver nesses tubos, mantiver relação sexual com o parceiro e um espermatozóide entrar no óvulo. O encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na uterina, chama-se fecundação. Depois da fecundação, ocorre então a formação do zigoto. Essa primeira célula de um novo ser sofre divisões durante o seu trajeto pelo tubo até o útero. O sexo biológico desse novo ser humano – ou seja, o sexo do bebê – é definido na fecundação pelos cromossomos X ou Y. As mulheres possuem dois cromossomos X (portanto ela á XX) e os homens, um X e um Y (portanto XY).

7 A importância da placenta:
A placenta é formada por tecidos do embrião. A placenta é ligada ao embrião pelo cordão umbilical, que possuem vasos por onde circula o sangue com o oxigénio e os nutrientes. As mães que fumam, que bebem álcool, que consumem drogas, ou que tomem medicação podem vir a ter a placenta pequena, comprometendo o desenvolvimento do feto. Durante toda a gravidez, o feto cresce e fica protegido dentro do útero. O umbigo marca o lugar por onde a criança estará ligada através do cordão umbilical. Nas doze primeiras semanas é formada a maioria dos órgãos, entre eles: O coração, os pulmões e os rins. No restante período, ocorre o crescimento e o fortalecimento do feto, tornando-o pronto para a vida no exterior. Para o bebé nascer saudável é necessário nove meses para que esteja pronto para nascer.

8 O Parto Durante a gravidez, a mãe deverá fazer o acompanhamento no centro de saúde, hospitais etc. O ginecologista dará orientações corretas que ajudarão a acompanhar e perceber os sinais que precedem a hora do parto, o nascimento do bebé (as contrações, o rompimento da “bolsa de água”, uma pequena quantidade de sangue expelida pela vagina.). O médico também informará qual o tipo de parto á melhor indicado para a grávida. Depois de aproximadamente nove meses após o ato da fecundação, o feto já se desenvolveu e está pronto para nascer.

9 Parto normal O trabalho de parto inicia quando o desenvolvimento do feto está completo. Determinadas hormonas da mãe estimulam o útero a se contrair, até expulsar o bebé. Essas contrações provocam a dilatação do colo do útero. O colo do útero, é a parte que se comunica com a vagina, a sua posição é no fundo do canal vaginal. No momento do parto, é essa porção que dilata, dando passagem ao feto para nascer. Na maioria dos casos, nas últimas semanas o bebé dá a volta, colocando a cabeça na parte mais larga da mãe. A cabeça apresenta-se, assim, em primeiro lugar, o que facilita o parto.

10 Cesariana A cesariana é um procedimento cirúrgico com anestesia, em que se faz um cortena barriga da mãe na horizontal alguns centímetros abaixo do umbigo. Retira-se o bebé e a placenta. A cesariana é indicada especialmente quando o bebé não está em posição favorável; quando não há dilatação do colo do útero; se a mãe está correr riscos.

11 Métodos Contraceptivos
Existem os métodos de barreira e métodos hormonais. Os métodos de barreira servem: Para tirar algo, que evite a entrada do esperma no útero. Esses contraceptivos são indicados mais a mulheres que não podem tomar algum tipo de hormonas e que desejam proteção.

12 Preservativo masculino:
É um contraceptivo utilizado no pénis, para recolher o esperma, para impedir de entrar no corpo da mulher. É descartável é composto por látex ou poliuretano (para quem é alérgico ao látex). Além de prevenir uma gravidez indesejada, previne também contra doenças sexualmente transmissíveis.

13 Preservativo feminino:
 É um contraceptivo inserido na vagina antes da penetração do pénis, para impedir a entrada do esperma no útero. O preservativo é pré-lubrificado com silicone, existem outros lubrificantes, à base de água ou óleo, podem ser usados, para melhorar o desconforto e o ruído que o preservativo feminino pode causar. Esse método contraceptivo também reduz o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

14 Diafragma É um contraceptivo composto por uma membrana de silicone, em forma de cúpula, envolvido por um anel flexível. Existem diafragmas de vários tamanhos, podendo variar entre 50 mm a 105 mm. É inserido na vagina antes da relação sexual, impedindo a entrada do esperma no útero. É recomendável que seja utilizado com um creme ou geleia espermicida, para oferecer maior lubrificação e também para aumentar a eficácia contraceptiva. O diafragma deve permanecer no lugar durante seis a oito horas depois do coito para poder evitar a gravidez. Deve ser removido dentro de 24 horas.

15 Espermicidas: São substâncias químicas em forma de um creme, comprimido, tablete ou espumas, que devem ser colocadas na vagina 15 minutos antes da relação sexual. Os espermicidas servem como barreira para impedir o contacto dos espermatozóides com o útero. Usados isoladamente, os espermicidas não oferecem grande eficácia. São úteis e oferecem mais proteção. Em algumas mulheres, a substância pode provocar reações alérgicas.

16 Dispositivo Intrauterino:
É um método anticoncepcional constituído por um aparelho pequeno e flexível que é inserido dentro do útero. Só pode ser utilizado em pacientes saudáveis e que apresentem exames ginecológicos normais; ausência de vaginites, tumores pélvicos, doença inflamatória, etc.

17 Os métodos Hormonais servem: Os métodos hormonais servem para controlar ou interromper a ovulação, evitando a gravidez, mas não previnem contra doenças sexualmente transmissíveis.

18 Pílula contraceptiva É muito conhecida, é um método contraceptivo composto por diferentes tipos de hormonas, que servem para inibir a ovulação e evitar a gravidez. Não é recomendado para mulheres que fumam, ou com pressão arterial elevada, cancro da mama, fígado, ou cancro endometrial. A pílula deve ser indicado por um ginecologista.

19 Contraceptivo hormonal injetável:
É feito por uma injeção de hormonas, que é administrada uma vez por mês ou a cada três meses, dependendo do tipo de contraceptivo. Esse método é muito eficaz para evitar gravidez.

20 Anel Vaginal: É um anel fino e flexível e deve ser colocado na vagina, durante três semanas. Na quarta semana, o anel vaginal deve ser removido e, assim, reinserir um novo anel depois de sete dias de pausa. O diâmetro externo é de 54 mm e a espessura é de 4 mm. O anel vaginal contém hormonas como estrogénio e progesterona, que são absorvidos para a circulação e levam à inibição da ovulação. O seu uso devem ser feitos com o acompanhamento de um ginecologista. Não pode ser utilizado por mulheres que apresentem histórico de coágulos de sangue, derrame ou ataque cardíaco, ou algum tipo de câncer.

21 Adesivos cutâneos: São pequenos selos que contêm estrogénio e progesterona. Essas duas hormonas são absorvidas pela pele e vão diretamente para a circulação sistémica. Os adesivos devem ser usados por 21 dias, seguido de pausa de sete dias. Os benefícios, eficácia e contraindicações são as mesmas para os anéis vaginais e as pílulas.

22 CONCLUSÃO Com este trabalho ajudou-nos a compreender algumas coisas sobre a reprodução humana. Ficamos a conhecer sobre: O que é a ovulação, a fecundação, a importância da placenta e a diferenciar um parto normal de uma cesariana. Também ficamos mais informados e com mais conhecimentos á cerca de alguns métodos contraceptivos para não engravidar e para não apanhar doenças sexualmente transmissíveis.


Carregar ppt "Reprodução Professora: Teresa almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google