A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BARROCO Contexto histórico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BARROCO Contexto histórico"— Transcrição da apresentação:

1 BARROCO Contexto histórico
TEOCENTRISMO X ANTROPOCENTRISMO Crises trazidas pelo Renascimento ocasionado pelas lutas religiosas e dificuldades econômicas O fim do ciclo das navegações NO BRASIL até 1768 Grande comércio de cana de açúcar Exploração da colônia Primeiras cidades sendo formadas Início do ciclo do ouro

2 CARACTERÍSTICAS DO BARROCO
- O estilo Barroco deu-se devido a crise do renascimento, ocasionado por questões religiosas. - Os principais conflitos eram entre o terreno e o celestial, ou seja, o homem (antropocentrismo) e Deus (teocentrismo).

3 Antropocentrismo: o homem como centro de tudo
Antropocentrismo: o homem como centro de tudo. Teocentrismo: Deus como centro de tudo

4 Vertentes do Barroco: Cultismo ou Gongorismo: valorizava as formas e imagens, o uso de palavras metafóricas. Manifestava-se a falta de Fé. Conceptismo ou Quevedismo: valorizava o conteúdo, conceito, jogo de ideias. Uso de parábolas com finalidades religiosas.

5 Principais Artistas: * Antônio Francisco de Lisboa, também conhecido como Aleijadinho; * Gregório de Matos; * Padre Antônio Vieira.

6 Aleijadinho Suas obras eram de caráter religioso e eram feitas em madeira e pedra - sabão.

7 Principais Obras de Aleijadinho:
Os Doze Profetas

8 Passos da Passos da Crucificação
Os Passos da Paixão Os Passos da Prisão Passos da Ceia Passos Da Flagelação Passos do Horto Passos da Passos da Crucificação Subida ao Calvário

9 Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João Del-Rei.

10 Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto.

11 Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto.

12 Gregório de Matos Considerado o mais importante poeta barroco brasileiro, também conhecido como “Boca do Inferno”, Gregório de Matos cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa.

13 Sonetos de Gregório de Matos
O Soneto a Nosso Senhor; Triste Bahia; Necessidades Forçosas da Natureza Humana.

14 Padre Antônio Vieira Conhecido por seus sermões polêmicos, criticava a Inquisição e defendia os índios.

15 Padre Antônio Vieira escreveu cerca de duzentos sermões em estilo conceptista. Dentre estes sermões se destacam: Sermão de Santo Antônio aos Peixes; Sermão da Sexagésima; Sermão da Quinta Domingo da Quaresma; Sermão do Bom Ladrão; Sermão do Mandato e Sermão do Espirito Santo.

16 Trecho Do Sermão de Santo Antônio aos Peixes
Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção?

17 PROSOPOPÉIA I Cantem Poetas o Poder Romano, Sobmetendo Nações ao jugo duro; O Mantuano pinte o Rei Troiano, Descendo à confusão do Reino escuro; Que eu canto um Albuquerque soberano, Da Fé, da cara Pátria firme muro, Cujo valor e ser, que o Ceo lhe inspira, Pode estancar a Lácia e Grega lira. Bento Teixeira Pinto (1601) II As Délficas irmãs chamar não quero, que tal invocação é vão estudo; Aquele chamo só, de quem espero A vida que se espera em fim de tudo. Ele fará meu Verso tão sincero, Quanto fora sem ele tosco e rudo, Que per rezão negar não deve o menos Quem deu o mais a míseros terrenos. No Brasil, o Barroco iniciou-se a partir do ciclo do ouro, e foi a primeira escola artística que conseguiu criar expressões tipicamente brasileiras.

18 A linguagem barroca As figuras de estilo mais comuns nos textos barrocos reforçam a tentativa de apreender a realidade por meio dos sentidos. - Emprego constante de figuras de linguagem; - Uso de uma linguagem requintada; - Exploração de temas religiosos; - O confronto de temas como amor e dor, vida e morte, obscenidade e refinamento, religiosidade e pecado, bem e mal é frequente, assim como temas pessimistas em relação à vida terrena, com ênfase na efemeridade do tempo: as coisas são breves no mundo, a vida terrena é efêmera, passageira e deve- se aproveitá-la ao máximo. - Jogo de ideias: formado por sutilezas do raciocínio e do pensamento lógico.

19 Antítese Vista por fora é pouco apetecida Porque aos olhos por feia é parecida; Porém, dentro habitada É muito bela, muito desejada, É como a concha tosca e deslustrosa, Que dentro cria a pérola formosa. Manuel Botelho de Oliveira, A Ilha da Maré Metáfora Se és fogo, como passas brandamente? Se és neve, como queimas com porfia? Gregório de Matos, Poesia Lírico-Amorosa Paradoxo Ardor em firme Coração nascido; pranto por belos olhos derramado; incêndio em mares de água disfarçado; rio de neve em fogo convertido. Gregório de Matos, Soneto VII

20 CRÍTICAS “Em sendo assim, no tocante à história da literatura, o estilo literário barroco é um fenômeno estilístico atemporal que transgride as fronteiras espaciais e temporais, que não se restringe aos autores do século XVII, como proclama o senso comum, mas se verifica como uma constante humana.” D´ORS, Eugene. O Barroco. Trad. de Luís Alves da Costa. Lisboa: Vega, 1990. “Entreguei-me à reinterpretação da Literatura Brasileira Colonial à luz do conceito de barroco, valorizando sobretudo as figuras do padre Antônio Vieira, Gregório de Matos, Anchieta, o fundador da Literatura Brasileira, Nuno Marques Pereira, e outras figuras. Assim, a Literatura Brasileira passou a ser considerada como brasileira desde o início, e não simples dependência da portuguesa.” COUTINHO, Afrânio. Do barroco: ensaios. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1994.

21 TIPO DE LEITOR PROPOSTO
- Inicialmente, esta arte veio com os jesuítas, com o objetivo de moralizar a sociedade. Depois tornou-se a verdadeira expressão de liberdade, em uma fase de dominação e opressão. Consistiu na possibilidade de infringir as regras trazidas pelos europeus e criar soluções inesperadas. - Não foi um estilo que se preocupou em retratar o pensamento da população que viveu em tal período. No século XVIII não havia ainda condições para a formação de uma consciência literária brasileira.

22 BARROCO NA LITERATURA ATUAL
No texto literário “Umas e outras” de Chico Buarque encontra-se a presença do Barroco atual. Há aspectos como a felicidade e a tristeza; o amor e em seguida sofrimento.

23 Referências http://www.soliteratura.com.br/barroco/barr oco03.php
barroco.htm movimentos-literarios/barroco.html / /Trabalhos/71.pdf


Carregar ppt "BARROCO Contexto histórico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google