A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)"— Transcrição da apresentação:

1 O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO MECANISMO DE EFICÁCIA INSTITUCIONAL: O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN) Daladier Pessoa Cunha Lima Fátima Cristina de Lara Menezes Medeiros Vania de Vasconcelos Gico Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

2 1. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
CRIAÇÃO DO SINAES Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior foi criado pela Lei n° , de 14 de abril de 2004. OBJETIVOS DO SINAES: a melhoria da qualidade da educação superior; a orientação da expansão da sua oferta; o aumento permanente da sua eficácia institucional; o aumento permanente da sua efetividade acadêmica e social; a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

3 1. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRINCIPAIS COMPONENTES DO SINAES: Avaliação das Instituições: identifica o perfil e o significado da atuação das instituições de educação superior, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, respeitando a diversidade e as especificidades das diferentes organizações acadêmicas. Modalidades da Avaliação das Instituições: Interna: Autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA; Externa: visita in loco, coordenada pelo INEP/MEC.

4 1. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRINCIPAIS COMPONENTES DO SINAES: Avaliação dos Cursos identifica as condições de ensino oferecidas, perfil do corpo docente, instalações físicas e organização didático-pedagógica. Modalidades da Avaliação dos Cursos: Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento, coordenadas pela SERES/MEC e pelo INEP/MEC.

5 1. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRINCIPAIS COMPONENTES DO SINAES: Avaliação do Desempenho dos Estudantes: afere o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Modalidade da Avaliação do Desempenho dos Estudantes: ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes: aplicado ao final do curso, com periodicidade trienal, é considerado componente curricular obrigatório dos cursos, coordenado pelo INEP/CONAES/MEC.

6 1. AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PRINCIPAIS INDICADORES DE QUALIDADE: O resultado final é divulgado em valores contínuos (de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). IGC – Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição: considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). CPC – Conceito Preliminar de Curso: Utiliza o Conceito Enade (que mede o desempenho dos concluintes),o Conceito IDD e as variáveis de insumo (corpo docente, infra estrutura e programa pedagógico – é formado com informações do Censo da Educação Superior e de respostas ao questionário socioeconômico do Enade, respondido pelo estudante).

7 2. EFICÁCIA INSTITUCIONAL
PRESSUPOSTO BÁSICO: Uma instituição de qualidade deve ser eficiente (melhor maneira pela qual as coisas devem ser executadas) e eficaz (alcance dos resultados) (CHIAVENATO, 1994). ATORES DO PROCESSO: Alunos, professores, gestores e funcionários FATORES INSTITUCIONAIS RESPONSÁVEIS PELA EFICÁCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Acadêmico (atividade fim): ensino, pesquisa, extensão Administrativo (atividade meio): gestão, infraestrutura (ANDRIOLA, 2009).

8 3. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RN- UNI-RN
MANTENEDORA: Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (1911) sociedade civil de direito privado, sem fins econômicos, com sede e foro em Natal, criada unicamente para fins educacionais). MANTIDAS: Escola Doméstica de Natal (1914) Complexo Educacional Henrique Castriciano (1987) Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (1999) Centro Universitário do RN (2012)

9 3. CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RN- UNI-RN
CURSOS DE GRADUAÇÃO MATUTINO Direito Educação Física - Licenciatura Enfermagem Engenharia Civil Fisioterapia Nutrição Psicologia NOTURNO Administração Ciências Contábeis Direito Educação Física – Bacharelado Psicologia Serviço Social Sistemas de Informação Tecnologia em Gestão Comercial Tecnologia em Redes de Computadores 9

10 4. METODOLOGIA OBJETIVO: objetivo identificar os resultados institucionais, nos três eixos do SINAES, no período de 2009 a 2011 METODOLOGIA: Pesquisa do tipo exploratória, mediante estudo de caso e análise de documentos emitidos pelo MEC/INEP, no período de 2010 – 2012.

11 5. RESULTADOS FARN/UNI-RN IES ANO IGC FARN 2010 3 2011 4 UNI-RN 2012
Fonte: INEP/ IES ANO CI FARN 2011 4 Fonte: INEP/

12 5. RESULTADOS FARN/UNI-RN CURSO ANO ENADE CPC Enfermagem 2010 3
Nutrição Sistemas de Informação 2011 4 Administração 2012 5 Ciências Contábeis Direito Psicologia Fonte: INEP/

13 5. RESULTADOS FARN/UNI-RN CURSO ANO CC Educação Física – Bacharelado
4 Educação Física – Licenciatura 2012 Fisioterapia 2013 Licenciatura em Computação Tecnologia em Gestão Comercial Tecnologia em Redes de Computadores Fonte: INEP/

14 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resultados obtidos no IGC e CI, no ENADE, CPC e CC ressaltam: a qualidade do ensino no UNI-RN; a eficácia institucional, através dos mecanismos acadêmicos e administrativos; a qualidade de estudantes e egressos demonstrados nos níveis de aprendizagem de conteúdos, habilidades, competências, atitudes e valores propostos pelos cursos; destacam a instituição no cenário da educação superior brasileira que ocupa o 1º lugar entre os centros universitários, públicos e privados, nas regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil. Fonte: INEP/

15 3. CAMPUS Área: 180 mil m2

16 Agradecem Daladier Pessoa Cunha Lima
Fátima Cristina de Lara Menezes Medeiros Vania de Vasconcelos Gico Site: Webmail: Telefone: (84) Telefax: (84) Facebook:


Carregar ppt "O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google